dezembro 19, 2009

a vida como ela está . . .

[na despedida do Ceres...]

O título acima aparece sobre influência do livro que estou lendo, 'O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues', de Ruy Castro. Ruy Castro é um grande jornalista, ótimo escritor, mas a vida de Nelson Rodrigues é um espetáculo, no sentido literal. O próprio autor adverte que a vida de Nelson parece saída de um episodio de 'A vida como ela é...'. Estou pra lá da metade do livro e leio babando. Genial a vida de um, a escrita de outro.

Nunca fui um leitor de Nelson Rodrigues, li um e outro trecho de uma ou outra peça, algumas histórias de 'A vida como ela é...', não passou disso. Assisti aos filmes baseados em sua obra com curiosidade adolescente e a Dama do Lotação, de Neville de Almeida, fez com que eu me apaixonasse perdida e incorrigivelmente por Sonia Braga. Sempre admirei Nelson por suas sacadas sobre futebol, a pecha de vira-latas do brasileiro que ele tão bem sacou, o sobrenatural de almeida que assombrava os Fla-Flus no Maracanã. Lembro muito bem dos episódios de 'A vida como ela é...' gravados pela Globo nos anos 90. Eram sensacionais. Não perdia um. Isso nos tempos em que eu assistia a rede Globo.

Mas não se assuste. Nossa vida está a anos luz de se parecer com 'Avida como ela é...' de Nelson Rodrigues. Depois das turbulências da mudança e do final de ano escolar dos trigêmeos, passamos por um período de calmarias. Estamos todos bem. A casa da sogra é ótima, nos acomoda bem, meio acampados mas o suficiente. Vamos agüentar até fevereiro. Resta saber se ela nos aguentará!

Sexta-feira passada, dia 11/12, foi o ultimo dia de aulas dos tri. Confesso que fiquei meio triste. Os pequenos não entendem muito bem que foi o fim da escola, o fim do Progresso, que não mais verão aqueles amigos, aquele espaço. Fiquei triste porque não verei mais aquelas pessoas, professoras, funcionários, os pais que se tornaram nossos amigos. No dia 15/12, terça-feira, fomos à ultima reunião na escola. A professora chorou, nós também. Ela leu seu parecer, os três estão aptos a seguir para o primeiro ano. É o fim de uma fase, o início de outra.

Diogo, Laura e Mario estão ótimos. Curtindo brincar na rua, nadando todos os dias. O dia da viagem se aproxima mas há tantas experiencias novas que os três parecem não perceber a dimensao do que está para acontecer. Nós percebemos tudo e ainda corremos atrás para deixar tudo redondo. Ainda temos coisas há fazer, coisas até fáceis, mas que vão dando um sentido de adeus a esta fase da vida. É bom ser criança.

10 comentários:

Anônimo disse...

meu caro,
que texto lindo, de apertar o coraçãozinho da gente viu. tou aqui em lágrimas ao final do texto. mas é isso mesmo que vc falou, como é bom ser criança né? parabéns mais uma vez pelo homem que vc é, em correr atrás de ´´tudo´´, e ainda deixar tudo redondo.
um abraço afetuoso em todos vcs.
madoka
ps octávio, as cartas dos tri, eu não esqueci, estamos confeccionando nós mesmos e por isso a demora, acho que vamos enviá-los na nova morada ok?

Jane disse...

Oi Otavio!
Imagino que nesse momento que voces estao vivendo deve passar um filme na cabeça, de tudo que viveram e estão "deixando" pra trás.
Outro mundo de descobertas e possibilidades se abre para as crianças nessa nova da vida escolar e para todos com a mudança de país.
Boa sorte para vcs!
Eu acompanho aqui de longe e as vezes me emociono também... É a vida...
Bjs a todos!

Márcinha disse...

É verdade é muito bom ser criança,aqui tenho 3 filhos Brenda de 11 anos,Rhian de 3 anos e o Enzo de 11 meses,estamos tb para correria da mudança,fui no colegio ontem pegar o boletim tb chorei,é
muito estranho,mas sei q estou fazendo isso para o melhor dos meus filhos.
Tudo de bom pra vcs

bjs

Eliane disse...

Nós que já passamos por isso, só podemos dizer uma coisa,
"e a vida continua ..."
Bjkas, Eliane

Luciana Pessanha disse...

Nossa! Imagino quantos sentimentos neste momento! É duro dizer adeus. O novo é assustador e delicioso. Mas vai dar tudo certo. Parabéns pelas decisões, pelos caminhos escolhidos.
Desejo para vocês um Natal maravilhoso!
Abraços

Glória disse...

Essa parede vermelho-cereja...
Cadê o sorriso da Bia e do Tavinho ? Preciso ver aquele sorriso iluminado que só vocês dois tem ...
Vai ser muito bom, tenho certeza que foi a decisão certa !

Jussara disse...

Todo mundo com uma carinha meio assim, de despedida. Só vc e a Bia esboçaram um sorriso e a sempre blasé Laura, fez cara de, hum..., de blasé, rs.
Bom saber que está tudo correndo bem. As crianças acho que não têm mesmo ideia de quão profunda vai ser essa mudança, e devem estar amando tudo, a casa dos avós, a piscina, a bicicleta, brincar na rua; e no fim, essas boas lembranças é que ficarão na memória delas. Passarão por essa transição sem dúvidas e sem medos. É mesmo bom ser criança.

Unknown disse...

Estou para escrever esse comentário desde o seu primeiro post sobre a mudança para o Canadá:
Parabéns a você e à Bia, pela coragem e determinação!
É de pessoas assim, que vão atrás dos sonhos, que o mundo precisa!
Um dia chego lá... :-)

Unknown disse...

Olá Octavio ha algum tempo nao vejo seu blog, muitas mudanças em minha vida tb, gravidez, nascimento do Leo, vc sabe melhor q ninguem....aos poucos estou voltando a rotina...
Seu blog é muito especil para nós mamaes e papais, pois vc consegue descrever com muita emoção as delicias e as dores da paternidade, a qual vc exerce com tanto amor e dedicação!!!Parabéns pela atitude e muitas felicidades neste novo desafio - mais um - continue escrevendo please!!!!
Vc ira trabalhar com arquitetura por lá?
bjos saudosos,
Carol

Alê disse...

e eu só consigo chorar lendo esse post....e meu marido aqui do lado perguntando pq eu to chorando(rs)...
Expliquei que tô num momento de despedidas.....