novembro 10, 2009

a história da mudança [2] – a viagem de navio

Bia fez várias viagens de navio durante sua juventude. Viajava com uma tia-avó que não gostava de viajar sozinha e que ainda levava a irmã da Bia. Ela sempre me dizia que viajar de navio era ótimo, que eu ia adorar, que tínhamos que fazer uma viagem de navio. Ela tanto insistiu que acabei impondo uma condição pra ver se ela esquecia da história: ‘Só viajo de navio se for no Alaska!’

Depois disso Bia esfriou um pouco e esqueceu da viagem de navio por um bom tempo. Até eu tinha me esquecido disso. Um belo dia, em meados de 2006, Bia me liga de alguma cidade que não me lembro, onde estava para uma convenção da empresa. Depois do oi, tudo bem, vem o e aí. ‘Vai ter um leilão de uma viagem de navio. O dinheiro vai pra uma entidade filantrópica e tal’. ‘Que bom, Bia, mas você sabe que só vou viajar de navio se for pro Alaska.’ ‘Então, essa é uma viagem pro Alaska!’ Fiquei mudo. Não sabia o que dizer. O silêncio no telefone foi quebrado por Bia: ‘É um navio 6 estrelas, All inclusive, com restaurantes Cordon Bleu, não vamos gastar nada!’ Eu duvidando da esmola grande, comecei a procurar empecilhos. ‘Mas quanto não vai custar essa viagem nesse leilão? Uma fortuna!’ ‘Posso dar um lance?’ ‘Depende, de quanto você acha que será esse lance?’ ‘A viagem comprada sai por 6X. Posso ir até X, o que acha?’ ‘Tudo bem’, eu disse, achando que o lance seria baixo e ela não levaria o prêmio e assim eu estaria livre da viagem sem deixá-la chateada.

Naquele mesmo dia, tarde da noite, Bia me ligou novamente. ‘Pode fazer as malas, você vai fazer sua viagem de navio. Nós vamos por Alaska!’ Gelei, sem trocadilho nenhum, gelei mesmo. Será que eu queria ir? ‘Quanto custou a brincadeira, Bia?’ ‘Nós não combinamos aquele X? ‘Então, custou só X + ¾X, uma pechincha!’ Nunca entendi como a Bia conseguiu comprar aquela viagem tão barata! Ninguém parecia interessado no tal pacote.

Pronto! Agora não tinha jeito. Eu teria que enfrentar uma viagem de navio. E começava uma aventura de quase um ano de preparativos para a grande viagem.

Nenhum comentário: