maio 24, 2008

Bebês com autonomia

Dar a mamadeira e trocar as fraldas eram as coisas que mais fazíamos. Eles mamavam de 2 em 2 horas, portanto 12 mamadas por volta de 100, 120ml cada uma e trocavam de fralda pelo menos 8 vezes por dia. Eu fiquei craque nesse negócio de trocar fraldas, trocava até de olhos fechados, trocava uma fralda em segundos. Agora o leite demorava mais um pouco, por que dependia do ritmo de cada um mamar.

Sempre achei que criança tem que ser educada pra ter autonomia. Eu gostava de inventar coisas que nos facilitassem a vida. Um bebê com autonomia? Uma criança de 4 meses pode ter uma autonomia relativa e proporcional à sua idade. Uma das medidas era fazer tudo no mesmo horário, para os três. Nós acordávamos os três pra mamar, dávamos banho no mesmo horário, trocávamos no mesmo horário, pra tudo eles tinham os mesmos horários.

Com a mamadeira não foi diferente. Por algum tempo eu conseguia dar mamadeira pra dois ao mesmo tempo. Como eles ficavam no chão, era fácil. Eu os colocava lado a lado, apoiava a cabeça deles em almofadas, me ajoelhava em frente a eles e segurava as duas mamadeiras na boca de cada um. Se eu estava sozinho nessa hora, o terceiro esperava um pouco, senão alguém dava o leitinho.

Um dia resolvi tentar dar a mamadeira pros 3 ao mesmo tempo. Coloquei os três um ao lado do outro. Apoiei a cabeça deles em travesseiros. Coloquei a mamadeira na boca de cada um e coloquei as mãozinhas deles segurando. Depois fiz uma espécie de calço, um apoio com uma fralda de pano por baixo da mamadeira, no peito da criança. Deu certo! Funcionou super bem. E eles passaram a mamar sozinhos, só precisavam de supervisão. Logo eles aprenderam a segurar a mamadeira sozinhos e tinham a autonomia que eles poderiam ter pra mamar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Otavio,
Ser arquiteto-designer é isso, na hora da necessidade a gente resolve quase tudo!
bjs
Tete

O Lacombe disse...

Tete,
eh impresionante como temos uma percepcao pra essas coisas, pra planejar, solucionar...pena que ninguem da muito valor, ne...
beijao

Anônimo disse...

Caramba! Eu também calsei os bracinhos,rsrs. Como eu tinha que arrumar as coisas pra sair cedo o Alex ficava em seu berço (bem ao meus olhos) enquanto eu fazia tudo.

E isso dá certo mesmo! E eles aprendem aos poucos a segurar a mamadeira.

Anônimo disse...

sou luciana tenho tenho trigemeos sao 3 meninas elas sao saudavel tem 3ano e ana clara tayna larissa seus meninos sao lindinho sou luciana