fevereiro 17, 2011

watson

Essa semana assisti ao Jeopardy!, famoso programa de TV, um game show que testa os conhecimentos dos participantes. Sabe porque? Por que um dos participantes era o Watson, um computador desenvolvido pela IBM especialmente para participar do programa. Os outros concorrentes eram os dois maiores ganhadores do programas até então. Sim, o Watson ganhou [US$ 1 milhão doado a 2 instituições beneficentes].

A IBM está desenvolvendo o projeto há anos. A máquina contém milhões de informações e o objetivo é que ela possa ‘aprender’ com o cruzamento de novas informações. Ou seja, se a máquina não sabe o significado de uma pergunta que usa metáforas na categoria cidades, ao receber a informação das respostas dos outros concorrentes, a máquina ajusta sua busca para aquele tema. Esse tipo de coisa já acontece em sites e ferramentas de mídia social, quando os sites ‘lêem’ suas preferências de acordo com sua navegação na rede.

A IBM prevê usos mais nobres como nas ciências médicas. Como gosto do assunto e pesquisei um pouco sobre isso, inteligência artificial, linguagens e estruturas complexas, recomendo a quem gosta dar uma espiada. Vale principalmente ver as etapas do desenvolvimento do Watson. E a coisa que mais me agrada: é um trabalho coletivo, várias inteligências conectadas, inúmeros conhecimentos agregados. Ë um trabalho admirável. Espero realmente que tenha usos que beneficiem a todos.

Um comentário:

Mildred Davim & Flavia Araújo disse...

Olá pai dos trigemeos...rs
Passa no meu blog e pega o selinho dos blogs que vc acabou de ganhar.

Beijos
Mildred Davim