janeiro 26, 2009

Trocando de roupa

Na hora de trocar de roupa, fica patente a diferença entre meninos e meninas, que deve ser genética, não é possível que não seja! É sempre a mesma coisa, seja na hora de sair, seja pra trocar o pijama pra ficar em casa, não importa. A diferença aparece. Explico.

Hora de trocar a roupa, seguem as instruções básicas para os três: ‘Vamos lá, gente, trocar de roupa!’ Os meninos, apesar de saberem vestir a roupa sozinhos, são mais preguiçosos e esperam que a gente ajude. Então trocamos os dois e eles, tenho certeza, nem sabem o que estão vestindo, não estão nem aí pra que roupa estão usando. A Laura, como é mais hábil e independente, já avisa logo: ‘Eu me troco sozinha!’

Tudo bem, perfeito, até aí, tudo bem. Ela troca de roupa sozinha há um bom tempo. Sem problemas. A questão é: escolher o que vestir! Pois é! É quase um drama. Então lá vai a Laura se vestir, trocar de roupa. Passam-se 5 minutos, 10 minutos. Volta ela: ‘Não consigo escolher uma roupa..’ E eu: ‘Escolha uma que você gosta, confortável, Laura.’ Lá vai ela pro quarto. Passam-se 5 minutos, ela volta brava: ‘Não consigo!’ Você pode me ajudar?’ O coração aperta, pinta uma certa angústia já prevendo que a situação pode tomar rumos perigosos. ‘Claro que te ajudo, vamos lá!’

Dou umas dicas, sugiro combinações, pecas de roupa, alternativas. Nada adianta. Ela vai ficando angustiada e aí a coisa pega. Nada fica bom, uma roupa incomoda, outra é curta demais, outra longa, uma outra não tem a cor certa. Então escolho uma roupa e digo: ‘Então use essa, é linda, fica ótima em você!’ E Laura, já totalmente alterada: ‘Não, pai, essa não!’ Pronto! Peço desculpas por que não consigo ajudá-la, digo pra ela ter calma e tentar escolher qualquer roupa que ela goste mais.

Nem sempre adianta e a situação fica dramática. Pode se estender por um bom tempo, com idas e vindas, mostrando roupas, choros, provas de muitas pecas e nenhuma decisão. Uma loucura. Isso não acontece só comigo, não! Acontece com a Bia também. Mas acho que ela lida melhor com a situação. Naturalmente! Uma mulher entende a natureza da outra.

E olha que Laura não gosta de frescuras, adereços, vestidos, detalhes, frufrus. Ela se veste de maneira simples, bermudas, camisetas, bem moleca! Mas já ouvi várias frases altamente assustadoras: ‘Não tenho nada pra vestir, pai!’, ou: ‘Não tenho roupa, pai!’ e pior ainda: ‘Preciso comprar mais roupas, pai!’ E as gavetas e o armários repletos de roupas de todos os tipos!!! Não é impressionante? Mulheres nascem assim! A única explicação que encontro é que deve ser genético!

Nenhum comentário: