setembro 16, 2010

e ela se foi...

[eram 3 e meia quando bati essa foto]
Hoje, na madrugada fria de 3 graus, de baixo de uma garoa fina, deixamos a vovó Guguta dos trigêmeos, minha mãe, sogra da Bia, no aeroporto de Calgary. Ela tomou um avião que partiu as 7 da manhã rumo ao Brasil, fazendo escala em Dallas. A viagem é longa, espera de quase 5 horas em Dallas, 17 horas voando. Chega de volta a terrinha amanhã cedo, depois de longos 7 meses e meio. Desde fevereiro!

Os últimos dias foram de despedidas, de arrumações de malas, de combinações. Foram dias meio tristes e nem vontade de escrever eu tive. Afinal, ela nos ajudou aqui durante todo esse tempo, ficou com as crianças, cuidou da casa, da roupa, da comida. Participou das nossas primeiras aventuras e descobertas em terras estrangeiras.

Em seu último fim de semana aqui em Calgary, fomos levá-la pra finalmente conhecer Banff e Lake Louise. Passamos o fim de semana num chalé bem bacana e fizemos belos passeios. Foi o último presente que demos pra ela, belas paisagens pra ficarem na memória, como referência do período que passou conosco. Acho que ela gostou. Em compensação ela costurou e nos deixou de presente umas cortinas lindas para o Sun room.

Acho que essa temporada canadense não foi fácil pra ela. Mas ela é durona. Enfrentou a língua estranha da qual tanto reclama mas que fala e entende bem mais do que imagina. Se vira muito bem sozinha. Suportou o clima ruim, frio que ela não gosta de jeito nenhum. Aguentou o batidão do dia a dia com as crianças. E teve que engolir a gente, eu e Bia, fazer o que, coitada.

As crianças ficaram tristonhas. Laura chorou. Disse que estava muito triste pra ir pra escola, mas nessas horas o melhor é ocupar a cabeça, mesmo uma cabecinha tão ingênua como a dela. Diogo e Mario ficaram macambúzios, quietos, irreconhecíveis. A casa ficou mais vazia.

Não tenho como agradecer a disponibilidade de minha mãe, que nos ajuda com os trigêmeos desde que nasceram. Ela largou toda a sua vida no Brasil e veio pra cá nos acompanhar nessa grande aventura. Foi muito bom.

16 comentários:

Jussara disse...

Ah, até eu fiquei triste aqui. Certamente a vovó Guguta tornou os primeiros meses de vocês aí mais fáceis e especiais. Mas haverá muitos e muitos reencontros.

mimi disse...

Como dizem os Espanhois " tiro o chapéu" para a vovó Guguta.. isso sim é que é avó de verdade ;-)).
Sorte a minha que tb tive um avó assim!!
Bjs para todos..

Vivi disse...

Adorei seu blog :) Cheguei aqui depois de passar pelo blog da Bia e do Robinson.
Ter vó é tão bom, eu adorova minhas avós e sinto muita falta delas.
Seus filhos são lindos.
Um abraço

Anna disse...

E viva a vovó Guguta!

Anônimo disse...

Octávio, até eu tou aqui chorando com o seu texto de agradecimento, de despedida de amor a vovó Guguta. Ela é tão bonita, e passa mesmo a impressão pelas fotos de ser uma mulher forte. Ela mora sozinha no Brasil?
beijos pra ela, e nós seus leitores vamos ficar com saudades dela também, imagino vcs o ´vaziozão´ por dentro que é a despedida. É a vida né? Não tem outro jeito, levar adiante, rs...
bjs pro tri, e bom final de semana
madoka

Paloma Varón disse...

Ai, fiquei triste também... Achei que ela iria morar com vcs.
Beijos

Soraya Wallau disse...

Puxa-vida, vou ficar com saudades da Guguta, uma amiga querida de boas risadas. Espero que ela tenha curtido essa temporada e a nossa amizade, tanto quanto curtimos a dela.
Um bjo bem grande no coração de vcs.
Soraya

Vivi disse...

Voltei!
Acabei de ler todos os seus posts "a ideia de mudar" e adorei :) Eu tenho uma grande vontade de morar fora e eu e meu amrido já pensamos no Canadá para essa aventura:) Ele tem dupla nacionalidade(BR-PT) e por isso tbm pensamos na Europa.
Muito show a história de vcs, fiquei feliz.
Seus filhos são lindos!

Vanessa disse...

Puxa, até me emocionei... Acompanho o blog mais ou menos desde que chegaram ao Canadá e neste tempinho já deu a perceber a importância dessa supervovó! Que saudades devem estar esses tri! Ô Meus Deus... Um Beijão pra vo Guguta!

Bia disse...

Que triste Octavio... espero que vc, a Bia e os tri lidem bem com essa falta e espaço vazio que a vovó Guguta deixou por ai.

Saudades é uma coisa que doí tanto...

bjs

Rachel disse...

Fiquei emocionada! que vovó Guguta mais fofa!!

bjos

Ziza disse...

Olha que sou durona p/ despedidas e quase chorei! Realmente é dificil a separação de quem amamos, mas a vida continua e em breve estarão curtindo férias ao lado da vovó q eu acho lindona e que queria tê-la p mim, pois nunca tive vovó nem vovô para curtir. Ela nem sabe que fez esta caridade p minha pessoa, supriu minha necessidade de ter uma vó, nem fosse virtual. Terei saudades dos posts em que ela enfeitava com sua fisionomia tranquila e bela. Bjosss a todos.

LuLu disse...

Despedidas sao mesmo muito dificeis.

Unknown disse...

Octavio,
Emocionante a despedida da Tia Guguta!! Vcs sentirão muita falta mesmo. Vc não sabe que tenho uma amiga, trabalha comigo, que morou 4 anos em Calgary. Separou-se do marido e voltou ao Brasil, mas o ex-marido continua morando ai.
Que coincidencia!
Beijos a você e ao resto da familia,
Bia

Alê disse...

ai..... como choro lendo essa despedida da vovó Guguta que para quem acompanha seu blog, meio que adota a vovó como nossa tb.
vovó Guguta é sensacional, assim como a maioria das avós, que são mães feitas de açúcar.

Beijos pra vcs

Daniela Meireles disse...

Minha mãe sempre me diz que a vida só vale a pena quando aprendemos que se doar é o que realmente nos faz feliz. Para alguns isso seria se anular, mas para quem já aprendeu o do porque vivemos é natural agir com o coração... Um dia chego lá!