setembro 03, 2011

vivendo numa cidade de verdade

Essa semana saiu o ranking das melhores cidades pra se viver no mundo, elaborado pela revista The Economist. Pela segunda vez consecutiva, Calgary está em quinto lugar, atras de Adelaide, na Australia, Viena, na Austria, Vancouver, aqui do lado, e Toronto, no leste do Canada. Em sexto vem Sidney (Autralia), Helsinque (Finlandia), Perth e Adelaide (Australia) e Auckland (Nova Zelandia).

Calgary é uma belíssima cidade e se não fosse pelo clima, aposto que estaria entre as três melhores cidades do mundo pra se viver. Aqui não tem estresse, não tem correria. Aqui as pessoas têm tempo, trabalham o suficiente. A vida é calma, transcorre sem sustos, segura. Há inúmeros parques, transporte de qualidade, saúde. E uma das grandes diferenças com o Brasil, há uma vida pública, ou seja, as pessoas estão na rua, andando, pedalando, fazendo compras, passeando, vivendo ao ar livre.

Veja reportagens nos links a seguir: No Calgary Herald e
na The Economist

Coincidentemente, Bia me enviou um artigo que saiu no Terra Magazine sobre o "Custo Brasil" , de um jornalista que depois de uma viagem a Alemanha, volta indignado com o custo Brasil. Esse é outro ponto. A vida aqui é mais barata. Incomparavelmente mais barata que no Brasil.

No final, esses números e esses rankings não valem muita coisa. O que vale mesmo é ver o trio aqui feliz da vida. E a gente fica tranquilo, sabendo que o futuro aqui é mais azul.(as fotos são de hoje, quando fomos correr na Memorial Drive, acompanhados das crianças pedalando. Corremos ao longo do Bow River tendo a cidade como pano de fundo. Como sempre, muita gente na rua e todos os carros pararam pra gente atravessar as ruas.)

4 comentários:

Pat disse...

Olá Otávio. Estou sempre acompanhando seu blog.
Devo imigrar pra Montreal, mas domingo que vem estou desembarcando em Calgary e vou ficar uma semana. Vou tentar aproveitar o máximo pra conhecer sua cidade =)
Alguma dica de lugares que não posso deixar de ir?
Bjs,
Patrícia

Ziza disse...

Eu posso imaginar q isso seja mesmo, qualidade de vida!

Paloma Varón disse...

Certamente é outra experiência habitrar uma cidade de verdade. Eu aqui sonho com uma cidade caminhável... Brasília é o inferno na terra para pedestres. Se fosse uma cidade do interior ou uma cidade quatrocentona, como Salvador, sem planejamento... mas é uma cidade muito da mal planejada.
Não sei a sua opinião enquanto arquiteto/ urbanista, mas gostaria de ouví-la.
A minha, enquanto cidadã, é de que Lúcio Costa era um vacilão (para ser civilizada).
Beijos

Ana disse...

Oi, Octávio, li teu post no mmqd, e vim conhecer teu blog. Escrevi um monte e o commente foi engolido.
Pra resumir, tivemos que nos mudar pra uma cidade menor em busca de um sossegozinho. Mas é muito triste ver o que poderia ser e o que é.
Adorei as fostos dos filhotes nessa paisagem de tirar o fôlego!
Ana.