julho 21, 2008

Bibi, Fabi, Fabiana

Quando as primeiras babás se foram, a cunhada da Bia deu a dica de uma moça que havia trabalhado com ela, a Tata. A Bia ligou e a Tata disse que estava com viagem marcada pra visitar uns parentes [acho que era esse o motivo], ficaria um mês fora.e depois disso poderia assumir a função. Enquanto isso, a Tata tinha uma irmã que queria trabalhar e podia começar já! Ótimo! Diz pra ela vir já, endereço tal, chega assim, assim. Tá certo!

Seu nome era Fabiana. Ficou combinado que ela ficaria conosco enquanto a Tata não voltasse de viagem. Tudo bem. Acontece que a Fabiana, em uma semana tinha conquistado as crianças. Ela tinha um carisma, uma segurança das coisas que fazia. Ela se sentava no chão com as crianças pra brincar com elas. Depois de um mês, as crianças a adoravam e a Tata chegou.

Montamos um esquema com as duas irmãs e continuamos com as duas. Cada uma tinha um horário e assim as crianças tinham sempre alguém com elas durante 12 horas. Funcionou muito bem. Depois as crianças entraram na escola e o esquema mudou um pouco, mas acho que tivemos as duas em casa por algo em torno de um ano. Foi um sossego. Até o dia em que a Tata resolveu ir embora, não sabemos até hoje por que.

A Fabiana ficou, sozinha e se tornou cada dia mais espetacular com os trigêmeos. Ela se jogava no chão com eles, deitava, rolava, contava histórias, brincava junto, virava criança. Além disso, cuidava da casa, faxina, comida, roupa, tudo. Acima de tudo, ela cuidava muito bem das crianças, dava comida que era uma beleza, fazia tudo com muito carinho, tinha um apelido pra cada um. A Laura era a bruxinha. Ela ficava 12 horas lá em casa e ganhava um salário compatível. Sabíamos que o trabalho era pesado e na hora da soneca das crianças ela também dava uma descansada. Ninguém é de ferro, né??!!

Nunca tive problemas com a Fabiana, diferente das outras mocas que trabalharam lá em casa. Eu conversava com ela, dava as instruções, ela dava idéias, discutíamos as melhores opções, e chegávamos a acordos. Quando ela não sabia fazer tal coisa me avisava, quando precisava de alguma coisa pedia, quando tinha compromissos pessoais era liberada, chegava mais tarde. Ela tinha suas responsabilidades e as cumpria, mas também tinha liberdade. Era uma parceria e tanto. Tínhamos total confiança nela.

Os trigêmeos a adoravam. Mais importante ainda, a respeitavam. E muito! Nós a chamávamos de Fabi e eles de Bibi. Ela ficou dois anos aqui em casa. Foram dois anos fantásticos pras crianças. E pra nós também.

Um dia ela disse que queria ir embora. Veio falar comigo. Eu quase chorei. Era culpa do Marcão, o maridão. Eles queriam começar uma nova fase, ficar mais juntos. Ela já tinha dito que queria ir embora uns seis meses antes. Nós, então, mudamos o horário, deixamos mais light, aumentamos o salário e ela ficou. Aí, acho que a Fabi cansou, foram dois anos de trabalho duro, apesar de ela gostar muito das crianças. Eu fiquei triste, mas disse que se era isso que ela queria, tudo bem. Na verdade fiquei bravo, não queria que ela se fosse. Bia ainda conversou, argumentou, mas não adiantou.

Ela se foi. E deixou as crianças com muita, muita saudade. Até hoje eles falam da Bibi. Acho que não vão esquecê-la jamais.

[nao achei nenhuma foto da Bibi, nas 10 mil fotos que tenhos dos tri...so essa...puxa vida, sera que eu so tiro fotos deles nos fins de semana?]

7 comentários:

Anônimo disse...

Otavio,

Passei um tempão sem ler o blog pois estivemos viajando. Meu comentário é sobre o post Let it Be, mas estou escrevendo aqui pela atualidade.
Apesar das suas preocupações serem totalmente pertinentes, te digo, como mãe de adolescente, que vc vai se surpreender sempre com as respostas que eles vão te dar ao longo do tempo. A gente se esforça o tempo todo para fazer a coisa certa, sem nunca ter certeza. Às vezes o retorno é imediato, outras vezes demora, a gente se angustia achando que fez mal, normal.
Fazendo agora uma citação MPB, " ...tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta, e o coração tranquilo".
Aquilo que a gente faz com o coração aberto e tranquilo, tende a dar certo.
Bjs
Teresa

Cecilia Brandao disse...

Que pena que a Bibi foi embora... Mas imaginem como seria dificil se ela ainda estivesse com vcs e fossem flar para ela que ia mudar para o Canada.....

O Lacombe disse...

Opa Tete, que saudade! Notei mesmo sua ausencia!
Obrigado pelo toque...
Essa musica eh do grande Walter Franco. Me lembrei de outra dele que tem a ver com o assunto: 'Viver eh afinar o instrumento, de dentro pra fora, de fora pra dentro, a toda hora, a todo momento'
beijao

O Lacombe disse...

Cecilia,
sabe que ja tinhamos contado pra ela? Ate a convidamos pra ir junto...

Fernanda disse...

Oi Otávio, tudo bom??!! Queria te parabenizar pelo blog, é realmente encantador! Meu irmao teve gemeos esse ano e já mandei o endereço do blog pra ele ler e aprender coisas com a experiencia de vcs com os trigemeos. Que saudades de vcs!
Mande um beijo muito grande pra Bia e pras crianças.
Continuarei a seguir o blog, dá vontade de ser mae com todas essas historias bonitas!
Um beijo grande com carinho,
Fernanda.
PS: pode ser que vc nao consiga me identificar.. sou a Fernanda, que trabalhou com a Bia no Sleep Inn!

Unknown disse...

senhor octávio adorei ler aq vc escreveu sobre min até chorei mesmo fiquei muito feliz obrigada mesmo pelo carinho e quero que saiba que sinto muita falta dos meus tri porq pra min eles seráo sempre os meus tri,~pena que não consigo ir ai com tanta frequencia mas lembro deles sempre e ai foi o unico lugar que realmente me senti em casa sinto saudades,sempre fui muito respeitadada ai e foi a unica casa que trabalhei e me sentia como se estivesse na minha casa,bia beijos pra vc e acretitem patrão como vcs são realmente dificil de encontra vcs são como diz a bia perfeitos obrigada bjs , e diz as crianças e que eu os amos muito saudades........

Anônimo disse...

Bia e otavio, meus parabens pelo trigemeos! acabei de ler o blog de voces e amei de paixao! muito encantador ver em detalhes, as passagens da vida dos pequenos... Que carinho, que trabalho de amor de voces e da familia toda involvida! Amei a foto na praia, na abertura do Blog, e as fraldas na cabeca! que engracado...Meus parabens... imensas saudades de voces todos.. Beijos grandes, Marcia e Leticia, London, UK-04.08.08.