julho 28, 2009

sobre o lixo



O problema do lixo é gravíssimo. Hoje em dia as crianças desenvolvem, desde pequenas, a consciência da necessidade da coleta seletiva e da reciclagem. Não acho que isso represente um avanço. Ao contrário, é apenas mais um subproduto da sociedade de consumo. Ensina-se por necessidade e contexto e não por altruísmo ou elevada consciência.

O problema todo começa no consumo. É aí que temos que ensinar os pequenos a serem cuidadosos e conscienciosos com o planeta, com o outro, consigo mesmos. É preciso que os pequenos se transformem em consumidores responsáveis. Afinal, apesar de ser muito mais fácil mandar no lanche um suco de caixinha, é mais racional [e mais saudável, em todos os sentidos] mandar um suco natural e reciclar os resíduos da fruta. É mais fácil manejar lixo orgânico do que lixo industrializado, mais barato, ambientalmente menos danoso.

Ilha das Flores é um documentário bastante didático, que pode ser mostrado para os pequenos e pode suscitar boas discussões. Filme premiadíssimo do também laureado diretor Jorge Furtado, que depois fez carreira na TV. O filme, com linguagem experimental é de 1989.

[leia mais sobre lixo aqui]

3 comentários:

RITINHA disse...

Ilha das Flores é um documentário e tanto, já havia visto e vi novamente no fim do semestre passado em uma aula de Direito Constitucional, nunca havia pensado em passar para as meninas verem, mas assim que elas estiverem reunidas em casa farei isso.
Beijos!

Paloma Varón disse...

Apoiado, Octavio. Muito bom relacionar lixo e consumo. Acho que a maioria das pessoas não se liga. E este doc. devia passar nas escolas (eu vi na escola e na faculdade, hehe).

Anônimo disse...

a questão do lixo é mundial, e é um trabalho de formiguinha mesmo que temos que fazer. Diariamente, com campanhas institucionais, escolas, imprensa, enfim, todos envolvidos, e não só esporádicos.
eu não sabia, até dias pra trás, mas aqui, jogar lixo na rua é crime.
Uma amiga que é fumante, anda com um cinzerinho, pra jogar as cinzas e bituca.
E sem contar que nas escolas públicas, não se vê lixo, pois são as crianças que fazem a limpeza, legal isso né.
abs
madoka