março 21, 2011

Bem-Te-Vi, o projeto

Informações oficiais sobre o projeto Bem-Te-Vi, enviadas pelo pessoal da TAO Produções. Para colaborar, divulgar, entrar em contato e mais informações, clique no logo acima [ou siga o link: http://www.btv.org.br/].

PROPOSTA
A diversidade de temáticas abordadas e discursos produzidos pelas crianças e adolescentes nas oficinas de vídeo realizadas ao longo de cinco anos de atividades do projeto Bem-te-vi, gerou uma polifonia que revelou as necessidades reprimidas de expressar realidades e aspirações. Desse “caldo” de ideias, palavras, imagens surgiu a pergunta: seria possível criar um discurso coletivo mantendo as individualidades de cada grupo? Nasceu assim a proposta de produzir um longa-metragem com crianças de realidades sócio, culturais e econômicas diferentes: “BEM-TE-VI, o Filme - Como vejo o mundo e como o mundo me vê”.

FORMATO
BEM-TE-VI, o Filme é um longa metragem (documentário e animação) que acompanha a produção de um curta metragem por crianças de vários países: Brasil, Japão, Espanha, Inglaterra e Angola. Através de oficinas de técnicas mistas de animação (barbante, recorte, desenho, massinha, areia e miçangas) crianças estão produzindo um curta metragem onde falam sobre o mundo real e o mundo ideal. O documentário acompanha os processos nos diversos lugares, revelando que apesar das diferenças, existem pontos em comum entre todas as crianças – medos, anseios, expectativas.

SINOPSE
Que mundo é esse em que vivemos? Como podemos transformá-lo num lugar melhor para se viver? Crianças de 10 lugares diferentes se unem para cumprir essa grande tarefa. Fazem parte do filme crianças indígenas (Aldeia Guarani Tekoa Pyau, São Paulo), alunos de escola particular (Curumin, Campinas), em tratamento oncológico (Centro Boldrini, Campinas), deficientes mentais (APAE, São Sebastião), quilombolas Quilombo de Brotas, Itatiba), deficientes visuais Fundação Dorina Nowill para cegos), alunas da Ursuline Convent High School en Brentwood (Essex, Inglaterra), alunos da instituição ADERE (Granada, Espanha), crianças atendidas por obras sociais dos Salesianos (Luanda, Angola) e alunos de escolas do Japão. Usando várias técnicas de animação, as crianças expõe suas ideias de como deveria ser o mundo ideal.

Nenhum comentário: