fevereiro 09, 2009

sem palavras

Uma das melhores coisas dessa coisa de blog é receber comentários. Tem gente que acha que comentários são a coisa mais importante de um um blog. Os comentários permitem a interlocução de quem escreve com quem lê, escritor e leitor. São um feedback às vezes necessário que permite uma troca entre as duas pontas da comunicação. É quase impossível que isso aconteça com um meio hard e frio como o livro mas num meio soft e quente como a web isso é praticamente uma premissa, já que uma das características do meio é a interatividade.

Eu gosto de receber comentários mas não acho que são a coisa mais importante do blog. Eu queria me expressar, contar uma história. Poder contar com um retorno interativo é um luxo, mas não considero um fim. Até por que o numero de comentários por numero de visitas é uma fração bem pequena. A maioria dos leitores fica na sua, meio anônimo, incógnito e vai acompanhando o blog numa boa. Acho perfeito, o leitor não precisa se manifestar para o autor. Eu mesmo faço isso em muitos blogs que visito.

Fora toda essa percepção entremeada de releitura de teoria da comunicação, alguns comentários são demais e mexem com a gente. Foi o que aconteceu domingo. Recebi um comentário emocionante que me deixou muito feliz. No momento em que li, fiquei uns dois minutos em estado de êxtase, choque, numa espécie de transe. Quando voltei à realidade estava sem fala. E a mensagem ficou na minha cabeça o dia todo. Agora, tento traduzir em palavras o que senti e ainda estou sentindo.

Ju [http://paulistanosnumafria.blogspot.com/],

Obrigado!

Você não pode imaginar como seu comentário me fez bem. Fiquei lisonjeado e emocionado com seus elogios. Caramba! Ter o blog lido de ponta a ponta, num só dia, é demais! E estar entre os top 3 na lista de alguém é muito sério, muito legal. Muito, muito obrigado. Fico feliz que você se sinta íntima da família. Seja muito bem-vinda! É um prazer ter uma pessoa já tão querida participando de nossa vida. E te digo, já pensei em escrever um livro sim, mas ainda não rolou. Acho que seria um bom projeto, quem sabe me animo a botá-lo em marcha esse ano. Ah! E já coloquei Ottawa em nosso roteiro de próximas cidades a visitar. Pode contar com os modelos pras suas fotos, será um prazer e uma honra!

Mais uma vez, obrigado.
Um grande beijo,
Octavio

. . .

Transcrevo abaixo o comentário da Ju:

Oi Octávio,

Sinceramente já me sinto íntima de vcs e dos pequenos...rs...vi seu comentário no blog e vim aqui ver quem era o "Pai dos trigêmeos", tenho a hábito de sempre ver o primeiro post do blog que acabo de conhecer, as vezes vejo um pouco mais, mas dificilmente leio o blog inteiro, já li uns 4 desde o começo...mas nunca em um só dia! Parabéns, seu blog é sensacional. Com certeza está no meu top 3. Adorei a sua narrativa, vc realmente tem um dom. Se vc ainda não pensou, pense em escrever um livro, muita coisa vc poderia tirar pronta daqui mesmo. E foi assim que eu li seu blog, como um bom livro. Me deliciei com cada detalhe, desde o início da sua história com a Bia até as fotos das crianças com fralda na cabeça até a galinha d'angola pedida de Natal. Algo que me prendeu tb foi a curiosidade de saber pra que cidade vcs vão vir...pelo jeito alguma em Alberta pelas pistas...mas saiba que se vierem pra Ottawa já tem uma babá disponível "de grátis"! =)

Ah e parabéns pelas fotos tb! Lindas! Como os pequenos são fotogênicos! Sou uma quase aspirante a fotógrafa e fiquei morrendo de vontade de fotografar seus pequenos...rs...então se algum dia vier pra Ottawa me dá um toque!

Mais uma vez parabéns pelo blog!
Abraços, Ju

4 comentários:

Eliane disse...

Lindo comentário Octávio.
Eu gosto de comentar, sempre passo por aqui e deixo eu recadinho.
É a minha forma de deixar um carinho para você,Bia e as crianças.
Beijos, Eliane.

Anônimo disse...

Oi Octavio,

Realmente, vc escreve muito bem, ate parece que estamos vivendo toda estoria que esta sendo contada por voce com todos os minimos detalhes, nao e uma leitura chata, e sim, uma leitura que desperta o prazer de ler cada vez mais. No meu caso, comecei escrever um blog, na tentativa de registrar os melhores momentos dos pimpolhos, mas confesso que sou displicente pois nao escrevo assiduamente como gostaria, mas voce tem sido minha inspiracao para melhorar.

Abracao e beijos nos trigemeos.

PAULA

Anônimo disse...

Oi Octavio,

Realmente, vc escreve muito bem, ate parece que estamos vivendo toda estoria que esta sendo contada por voce com todos os minimos detalhes, nao e uma leitura chata, e sim, uma leitura que desperta o prazer de ler cada vez mais. No meu caso, comecei escrever um blog, na tentativa de registrar os melhores momentos dos pimpolhos, mas confesso que sou displicente pois nao escrevo assiduamente como gostaria, mas voce tem sido minha inspiracao para melhorar.

Abracao e beijos nos trigemeos.

PAULA

Ju disse...

Oi Octavio!

Lisonjeada fico eu por ter meu nome citado aqui! =)
Fiquei até boba quando vi. Realmente gostei muito de tudo o que li, por mais de uma vez me emocionei e me peguei rindo sozinha. São poucas as pessoas que tem o talento de escrever histórias que você tem. Leve adiante o projeto do livro sim, pq vc vai se dar bem. Vou cobrar meu exemplar autografado! =)
O prazer será todo meu de fotografar os pequenos! Esperamos sua visita por aqui, pode vir que terá o tour completo! Aliás vou preparar um post falando mais sobre Ottawa, quem sabe vc não se anima pra ser meu vizinho? rs
Se vc tiver qualquer dúvida sobre o processo ou precisar de qualquer coisa daqui, não exite em me escrever.

Beijos,
Ju