abril 26, 2010

tarefas, responsabilidades, poupança

Por aqui, cuidamos da casa nós mesmos. Então resolvemos que as crianças tinham que dar uma mãozinha. Eles tem responsabilidades diárias, como arrumar a própria cama, dobrar o pijama e as roupas, colocar a roupa suja pra lavar na lavanderia, ajudar a colocar e tirar a mesa, arrumar os brinquedos e manter o tatame em ordem, essas coisas que eles podem fazer pra ajudar no conforto geral. Ótimo pra ir dando a eles sentido de responsabilidade sobre as coisas que eles tem que fazer por si sós, não só para eles mesmos mas para todos.

Algumas tarefas são obrigações e outras dão direito um pagamento em dinheiro. Quem fizer recebe, quem não fizer não recebe. Compramos uma tabela de responsabilidades e a cada dia eles fazem as tarefas e marcam o que foi feito. Eles tem 7 tarefas diárias, 5 delas valem 5 centavos cada, ou seja, eles podem ganhar 25 cents por dia. No fim de semana, se eles ajudam na faxina geral, ganham 25 cents extras. Ou seja, eles podem ganhar até $8.50 por mês, o que pra uma criança de 6 anos é um bom dinheiro. Aliás, é o que eles dizem enquanto ajudam nas tarefas: ‘hoje vou ganhar um bom dinheiro’.

Fizemos isso também porque a toda hora eles dizem que querem isso, querem aquilo. Então dissemos a eles que eles tem que guardar dinheiro para comprar as coisa que querem. A maneira de ganharem dinheiro é tendo certas responsabilidades e tarefas e recebendo pagamento em troca. Isso também dá um sentido do que é poupar e que ganhar dinheiro requer fazer algo em troca, ou seja, trabalhar. Aqui no Canada os jovens trabalham pra ganhar seu dinheiro e até pra ajudar a pagar os estudos. Gostamos muito dessa filosofia de vida, uma das razões que nos trouxe para cá.

Eles estão juntando o dinheiro nos cofrinhos [que ganharam de presente de aniversário da Eliane. Eles mesmos pintaram os seus cofrinhos]. Mario é o mais determinado e tem um objetivo bem definido: quer comprar um skate.

9 comentários:

Neda disse...

Octavio
Adoro acompanhar a nova vida de vocês no Canadá. Ver como os tri vão rapidamento se sentindo em casa e as dicas de vocês tambám são úteis mesmo para quem não está no Canadá. Por isso, você acaba de receber o Premio dardos.

http://casinhadesape.blogspot.com/2010/04/premio-dardos.html

chris disse...

Adorei! Penso em fazer o mesmo aqui em casa. Será que isso funciona aqui no br???
bjs
chris e mosqueteiros

Maura Fischer disse...

Olá Octávio!
Achei ótima a idéia! E o quadrinho de tarefas é lindo!
Adoro seu blog e vim lhe convidar para participar dos sorteios que estão rolando no meu!
Hoje: Sorteio de aniversário - prêmio 1 adesivo decorativo I-Stick!
A partir de amanhã até 05/05: Sorteio de Dia das Mães em parceria com o Flores Online - prêmio um lindo arranjo de flores!
Tb ficaria feliz se divulgasse!
Boa sorte!
Um abraço,
Maura

Eliane disse...

Oi família,
amei os cofrinhos ficaram lindos!
Octávio esse é a melhor maneira de se educar aqui no Canadá. Bjkas e saudades.
Eliane

Uli disse...

Nossa q bacana! Tb penso como vc e já fui muito criticada por isso...mas não me importo, cresci assim e meu marido tb, dando muito valor ao dinheiro suado de um trabalho. Parabéns!!!!

Carlos, Karla e Família disse...

Octavio ando lendo a um bom o tempo o blog e acho esse último post um dos melhores, parabéns meu amigo pois os frutos que vão ser colhidos com essa ação com certeza serão maravilhosos.

Anônimo disse...

Love it, Love it, love it!!!
Faz muito tempo desde que li as primeiras linhas do blog dos trigemeos, agora tive a chance de rever, enquando tentando encontrar meus amigos distantes!!!
Adorei a cultura e a educacao que voces estao dando pra estas criancas! Eh lindo de ver, e os resultados, poder ser previstos com facilidade! Estas criancas vao crescer entendo exatamente o que eh uma boa cultura, educacao e sabedoria! Parabens a voces dois!!!
Vejo muito disso tudo na minha filhota aqui na Inglaterra...
Esta leitura me faz o dia! Estou fazendo as minhas primeiras leituras do dia aqui na Inglaterra, e posso dizer que fiquei muito contente!
Mandem noticias quando puderem ok?
Um beijo grande da amiga Marcia & Leticia, London, 2010, May 3rd.
xx

Anônimo disse...

Olá Octávio!Sigo acompanhando o seu blog,com muito interesse,pois me identifico bastante com a experiência de vocês, fora do Brasil.Também tenho 3filhos,Nícolas com 17 anos,Dora com 13 e Tales completando 12 hoje. Nícolas já trabalha part time,além de estar no penúltimo ano da hig school.Ele é um estudante muito aplicado.Como ex.de seu desempenho,ano passado tirou 1º lugar em ciências(química,física e biologia)e este ano excelência em redação.Dora e Tales seguem o exemplo do mano,com desempenho muito bom na escola.Temos vários awards da dupla na estante da sala.Todos adoram esportes e futebol é a preferência dos meninos.Eles também adoram música e tocam piano e violão.Este ano a Dora entrou para o coral da escola. Em casa, o Nico é responsável, por além de cuidar dos manos,na nossa ausência, passar aspirador de pó,lavar a louça do jantar,lavar o carro e cortar a grama.Dorinha fica com a do almoço,dobrar a roupa,regar e cuidar do jardim e da horta.Tata fica com a do café,oficial panquequeiro,tirar o pó dos móveis e cuidar do jardim e da horta.Executam outras tarefas que acharmos necessárias e surpresas.Tudo isso sem ganhar um centavo.Eu acho que este é o princípio da solidariedade. E nada melhor do aprender a ser solidário em família.Como nós não os educamos para nós e sim para a sociedade, acho que este é o caminho. Aquele abraço e força na peruca que logo vc encontrará um trabalho bem legal! Márcia de Noriê

Andrea Oliveira disse...

Olá Otávio,

Seu blog é incrivel. Vim a conhece-lo somente hoje, pesquisando sobre imagens de regras para colocar em um mural para minha filha de 4 anos.
Parabéns por compartilhar essa aventura conosco.

Um abraço,

Andrea