outubro 03, 2010

impressões

Outubro chegou e com ele dias ensolarados e quentes. As folhas tomaram todos os amarelos, alaranjados, vermelhos e terras imagináveis. Entretanto assim que ganham tons quentes o vento as leva. É o chão então que se torna um tapete multicolorido. É o outono. Não sei se é por causa desse clima, mas me sinto num certo estado de dormência, uma espécie de letargia, como se as coisas em mim estivessem se aninhando, se preparando pro inverno. Com certeza o blog é um reflexo do meu estado e parece que ficou num estado letárgico nesse último mês.

Dei uma passada pelo blog e tive a impressão de que estava num compasso de espera, a espera de alguma coisa que não sei o que. Setembro pareceu mais um fotoblog do que o blog dos tri mesmo. Talvez seja porque mudanças importantes aconteceram nesses dois meses passados. A mãe da Bia, Vovó Maria, passou por aqui, minha mãe, a vovó Guguta, se foi depois de meses conosco, as aulas recomeçaram, os tri se separaram pela primeira vez desde que começaram a freqüentar a escola, com dois anos e meio, e ficam fora de casa por 7 horas todos os dias. Isso tudo nos colocou num outro ritmo familiar, só nossa família, coisa que há muito esperávamos.

Talvez a sensação venha das mudanças ocorridas com os tri. Ficamos impressionados, Bia e eu, o quão bem eles ficaram cada um na sua classe. A primeira semana foi difícil, mas só. Acho que no fundo gostaram muito de ter cada um seus amigos, seu professor, seu espaço onde podem se expressar integralmente sem a sombra dos outros dois. Foi importante pra eles estarem juntos até agora, ajudou-os a construir uma amizade sólida. Quando tiveram que enfrentar pela primeira vez a imersão num ambiente de língua estrangeira, estavam lá pra ajudar uns aos outros. Mas gora estão aproveitando o espaço individual que podem usufruir na escola. Isso está fazendo muito bem aos três. E estão muito bem.

Talvez seja isso. As crianças estão crescendo e se aproximam do final de sua primeira infância. Logo terão sete anos. É como se estivessem no outono dessa primeira fase, se preparando para um estado de maturação que os fará emergir, na próxima primavera, num outro estágio. Pode ser. Pode ser apenas uma impressão, pode ser uma percepção, algo que vejo, sinto nas sutilezas, nas pequenas coisas, naquelas menores manifestações dessas três pessoinhas. Pode ser que isso me contamine. Talvez, não sei. O fato é que o outono segue aproado e nos leva a inevitável próxima estação.

7 comentários:

Jussara disse...

Linda demais essa foto, e a qualidade da imagem tb!
Acho que vc tem razão nas suas impressões, deve ser isso mesmo, eles estão crescendo e fortalecendo suas individualidades. E dizem que é até os 7 anos que se forma o caráter de um ser humano, é uma fase muito especial essa de zero a sete. E os tri certamente tiveram o melhor que poderiam ter. Já são mini pessoas maravilhosas e têm tudo pra continuar sendo.
Se essa coisa de outono é contagiosa ou não, sei que chegou a mim tb (apesar de aqui ser teoricamente primavera) - ando com preguiça de comentar - mas não deixo de ler os posts e ver as fotos (que estão cada vez melhores e com mais qualidade/nitidez).
Bom domingo!

Paola disse...

octavio, lindo post. super poetico. super materno ... ups! paterno.
beijos, paola

Nine disse...

A nós, pais e mães, a velocidade com que nossos filhos crescem parece sempre demasiadamente rápida! Mais um ciclo que vai se findando e outro a iniciar! Eu ainda curto minha pequena bebê, que logo, logo vai estar assim, chegando aos 7 anos!!!

Rachel disse...

tenho isso com o outono. e olha que no Brasil ele é bem suave, mas sinto algo simbólico de renovação, ciclos se fechando.
achei o texto lindo!

bjs na familia!

Ziza disse...

Bem querido amigo falaste realmente o que acontece, as coisas vão se encaixando na hora certa e é tão bom viver estes momentos somente com a família que constituimos. È o momento que ficamos mesmos nostálgicos, mas é normal. E seus filhos realmente vão crescer muito pq estão tendo este espaço no qual eles podem ser eles mesmos sem cair no equivoco de serem sombras das idéias dos manos. Vão crescer e serem mais amigos ainda, pois terão experiencias novas p compartilharem a cada dia.

Marta disse...

Octavio meu irmao,
que palavras lindas!
que foto linda!
as estacoes com tantas mudancas sao mesmo um privilegio por aqui no norte.....influenciam a gente mais do que a gente sabe....

Beth disse...

há um tempinho não lia o seu blog, uma confusão aqui..os meus 3gemeos c/ virose, a ausencia de babá e empregada...e tudo de cabeça para baixo...os meus, c/ seus 3 anos e 9 meses, ainda estão no compasso da espera pela escola, pelo modo de vida diverso..ainda estamos imersos na etapa anterior que vc e bia viveram..mas são lindas as suas reflexões, e inspiram - me a acreditar q dias melhores virão..com os meus 3gemeos independentes, c/seus próprios amigos...resolvi colocá - los em salas diferentes qdo entrarem na escola...
Um grande abraço e muito obrigada por compartilhar as suas reflexões tão próprias e genuínas acerca da criação de 3gemeos, que é tão especial e profunda para quem ama estas pessoinhas...