outubro 16, 2010

sons, letras e palavras

As coisas mudam bastante no grade 1. As crianças ficam o dia todo na escola, tem que levar o almoço, 2 snacks, um pro recreio da manhã e outro pra tarde, têm muito mais tarefas, leituras, responsabilidades. Eles chegam famintos e acabamos por adotar o horário de jantar canadense, 5 da tarde [aqui é supper e não dinner]. Todos os dias eles chegam e mostram a agenda que sempre tem um recado que eles mesmos copiaram. Toda semana chegam com livros que tem que ler todos os dias. E trazem listas de palavras que tem que estudar.

O sistema de alfabetização aqui é completamente diferente. Cada letra tem um som e as crianças aprendem a ler juntando esses sons. Impressionante como funciona. As crianças conseguem ler fazendo isso. Laura leu um livrinho inteiro outro dia. E Diogo Le as listas de palavras. Mario fica na dele e de repente sai lendo. Tudo bem que as vezes a letra tem sons diferentes e não entendo como funciona direito.

Acaba que estou aprendendo um monte também. Tenho que ler os livros, tenho que acompanhar as tarefas. Bia se envolve e ficamos todos juntos estudando. No Brasil não se ensina inglês assim, pelo menos não era assim. Fico pensando como foi que aprendi inglês e não tenho a mínima idéia. Eu conseguia ler, conseguia entender e aprendi muito pelos sons das palavras, através dos sons. Nunca deixei de escutar e ler e de tanto ler acabei escrevendo. Não sei.

Bem, o que importa é que os três estão afiados na língua e a evolução deles é notável. Estão até conversando e contando coisas pros vizinhos, coisa que até então não acontecia.

Nós continuamos ajudando, conversando com eles em inglês, incentivando. Até que embalem de vez. Mas fiquem tranqüilos, não vamos deixar de falar português em casa. Nem dá pra parar de falar português, acontece naturalmente...

2 comentários:

Jussara disse...

Aqui algumas escolas usavam, não sei se ainda usam, esse método de alfabetização pelo som. Por exemplo, o "r" tem som de "rê", o "s" de "sê", etc. Minha mãe, que é pedagoga, é um pouco contra, ela acha que no caso dos meus sobrinhos o método os confundiu. Mas como aí vc disse que funciona, vai ver o método é mais apropriado à língua inglesa.
Eu tb aprendi muito através dos sons, e até hoje os filmes me ajudam nesse sentido com algumas pronúncias.
Bom, ninguém duvidava que o trio iria aprender rapidinho. Já já eles estarão falando como nativos.

Paloma Varón disse...

Que legal, eles estão evoluindo MUITO!
Eu fui alfabetizada por este método, na minha escola, em Salvador. Para mim, deu super certo, mas a verdade é que eu já sabia ler e so aperfeiçoei na escola (aprendi sozninha com 5 anos, lendo gibis da Luluzinha).
Adoro seus posts sobre este tema, fico encantada com o desenvolvimento deles. Vcs pretendem alfabetizá-los em portugu~es também? Já sabem como (e quando)?
Beijos