outubro 16, 2010

na escola

A cada ano a escola se orienta por uma pergunta, uma macro pergunta que se desenrola em várias questões. Esse ano a pergunta é: o que é pertencer? [what is to belong?] Coincidentemente estamos todos, como família nos envolvendo mais na escola, querendo fazer realmente parte dela.

Estamos cada vez mais envolvidos. Fazemos parte oficialmente do conselho, ajudamos como voluntários em várias atividades. Fico impressionado como a escola se apóia na colaboração dos pais e como o orçamento é montado contando com doações que vêm de todas as partes. As pessoas se engajam, ajudam, participam. A escola se reúne com as outras escolas da comunidade, com a associação da comunidade, com as outras entidades. É sensacional. É uma escola comunitária, na prática.

Essa semana as crianças fizeram um estudo do meio que era um passeio de duas horas a pé pelo bairro, pra conhecerem, entenderem como a escola se insere no bairro, como o bairro se insere na cidade. Assim aprendem o que significa pertencer, fazer parte da escola, da comunidade, da cidade, do mundo...

3 comentários:

"Direto das terras gélidas do norte..." Vanessa disse...

Bem interessante!! Eu chamaria isso de Trabalho Colaborativo já largamente difundido e defendido na linguística aplicada na PUC-SP, inclusive pela minha orientadora Sueli Sales Fidalgo.
Talvez se aqui no Brasil as pessoas deixassem de pensar que o Estado deve prover tudo (claro, é dever do Estado em muitos sentidos, afinal pagamos os impostos) talvez houvesse um tipo pensamento popular pautado nas necessidades da comunidade (rua, escola, bairro, cidade). Fora da porta de casa as pessoas deixariam de pensar somente em si e em sua família para pensar no que é bom e no que serve para a comunidade e assim todo esse bem também se voltaria para si e para a própria família.
Abraços!

Jussara disse...

Muito bom! Muito legal essa interação entre pais, escola, alunos, comunidade. E ter essa sensação de pertencimento desde criança deve ser maravilhoso.

Paola disse...

show! adorei ler este post. bom saber que as coisas funcionam assim por estas bandas.
beijos! paola