novembro 23, 2010

pequena aventura no frio

Cheguei em casa ontem à noite por volta das nove e meia e liguei o carro na tomada pela primeira vez. Quando a temperatura está muito baixa, os carros que dormem na rua tem que receber uma ajudinha pra pegar pela manhã. É o que chama de block heater hook up. Então comprei um timer, liguei na tomada externa da casa, programei pra ligar as 6 da manhã e desligar as 8, conectei uma extensão e pluguei na tomada que fica ligada ao bloco do motor do carro. Achei que tinha tudo em cima pra hoje. Que nada!

Quando saí pra levar as crianças ao ponto do ônibus o pneu dianteiro esquerdo estava no chão. E agora? Já não dava mais pra andar até o ponto, então mandei os três pra dentro de casa enquanto comecei a tirar o macaco e as ferramentas. Nesse meio tempo apareceu Don perguntando se eu precisava de ajuda. Então aceitei uma carona dele pra levar as crianças pra escola. Pronto, o mais importante resolvido. Logo depois estava de volta tentando trocar o pneu. Tudo tranqüilo até eu descobrir que o macaco não levantava o suficiente pra poder colocar o pneu cheio. O bicho já tava no talo, todo pra cima e ainda me faltava uns 5 centímetros pros buracos da roda chegarem nos parafusos.

Nisso eu já estava a uma boa meia hora lá fora e tive que entrar pra me esquentar um pouco, estava literalmente congelando nos 30 graus negativos. Fiquei uns 10 minutos dentro de casa, tomei um café quente e pensei nas possibilidades: arrumar uns calços pra apoiar o carro, arriar o macaco e calçar o próprio macaco por baixo pra ganhar altura. Fiquei com certo medo de fazer isso e a outra possibilidade que me veio à cabeça foi esvaziar o pneu pra ver se assim dava pra encaixar. Também achei arriscado, imagina, podia acabar com 2 pneus no chão. Mas antes disso tudo, a idéia era apenas tirar a neve acumulada na rua bem embaixo do pneu pra ver se dava pra chegar na altura.

Me agasalhei de novo e fui lá pra fora, tirei a neve da rua e ainda assim me faltava coisa de centímetro e meio. Tudo bem, vamos partir pra solução suicida, pensei eu enquanto começava a esvaziar o pneu. E a altura foi chegando, chegando, chegando e o ar saindo, saindo, saindo e eu pensando vai chegar e quando eu tirar o macaco vou ficar com o pneu no chão. Finalmente chegou, encaixei a roda nos parafusos, apertei as porcas e comecei a baixar o macaco. E o pneu baixando junto. Ficou bem vazio mas ainda dava pra rodar até a borracharia aqui perto. Meti o pneu furado no porta malas e me mandei. Chegando lá deixei o furado pra arrumar e botei ar nos 4 pneus do carro. E o bicho só fica pronto amanhã, tamanho o movimento, a demanda pra troca de pneus, problemas com válvulas, pneus furados e por aí vai. Basta esfriar pra todo mundo ter problema nos pneus...

2 comentários:

Paulo disse...

Nossa! Se eu fosse voce me associava na AMA... eh so ligar que mandam um carinha fazer o servico. Abraco!

Paola disse...

oi actavio,
olha nao fiquei com um pingo de inveja dessa sua aventura matinal ...
beijos, paola