março 24, 2011

livros e bibliotecas

As crianças lêem muito. Já gostavam de livros no Brasil, mas acho que aqui a escola dá um empurrão necessário. A biblioteca da escola, que atende do primeiro ao sexto anos, não é grande, mas tem certas qualidades que fazem dela super presente na vida das crianças. Está localizada no centro da escola, é aberta e tudo é acessível as crianças. Uma vez por semana os alunos pegam em torno de dois ou três livros pra trazer pra casa. A bibliotecária não fica atrás do balcão, interage com as crianças, sugere livros e eles gostam dela, muito.

Fora isso, cada sala de aula tem sua pequena biblioteca e as crianças trazem pra casa um livro de leitura, apropriado para o seu nível. As próprias crianças administram a troca desses livros, trocam os livros quando acham necessário, quando já estão satisfeitos com o progresso que fizeram.

O governo também contribui para essa conexão com a leitura. Vamos a biblioteca do bairro pelos menos uma vez a cada 15 dias e as crianças adoram o lugar. A Biblioteca Pública de Calgary é espetacular e totalmente gratuita. A biblioteca é na verdade um sistema com 17 prédios espalhados pelas quatro regiões. As bibliotecas da cidade são bem cuidadas, tem um acervo sempre renovado com aquisição de novos títulos e muito bem cuidado. Os livros velhos que não são referência são vendidos a $1 na própria biblioteca. Com $12 é possível adquirir um cartão que dá acesso a todas as bibliotecas públicas da província, das universidades, centros de pesquisa e qualquer cidade.

Segundo dados disponíveis, a Biblioteca de Calgary é a sexta em circulação na América do Norte. Considerando que a cidade tem cerca de 1 milhão de habitantes, o número é impressionante. A maior biblioteca pública do continente é a de Toronto, a terceira é Nova Iorque. A biblioteca mais próxima aqui de casa é a Nose Hill, na foto acima, 5 minutos de carro, 15 minutos a pé. É o número 1 em termos de eficiência energética, com o mais baixo índice de consumo de luz e aquecimento entre todos os 17 prédios da biblioteca de Calgary.

2 comentários:

Ana Paula disse...

Só de ver a foto da biblioteca dá vontade de entrar... Muito legal este post. Se puder um dia fala dos valores de livros infantis nas livrarias. Obrigada por esclarecer. Bjs

Ana De Paoli disse...

Oi Octavio,
Sou mãe de gêmeos e super-super fã do seu Blog. Já li tudo, de cabo a rabo, como se fosse um livro e acho uma delícia o jeito que você escreve!!! Bem, hoje resolvi comentar porque sou bibliotecária aqui no Brasil e fiquei impressionada com a realidade destoante aí do Canadá! Livros velhos vendidos a $1??? Se aqui são os livros velhos que, na sua maioria, formam os acervos públicos. E a cultura da leitura incentivada na escola??? Que pena que aqui pouco se vê nesse campo. Vou passar pra minha equipe seu post pra que pelo menos outros bibliotecários conheçam realidades mais maduras e mais brilhantes.

Um Beijo,
Ana
http://www.mamainhavamula.blogspot.com/