janeiro 12, 2009

Anel perdido

A cabeça da gente é mesmo engraçada. A minha é muito seletiva. Lembra do que quer, ou do que acha melhor, no sentido literal, de mais agradável, maior qualidade, de bom. Esqueci completamente que Laura havia perdido o anel que ganhou do Rodrigo. Foi Bia quem me lembrou. E foi um episódio muito marcante.

Acho que no dia seguinte de que ganhou o anel, Laura e os meninos tiveram uma atividade esportiva no clube, a última atividade do ano. Lembro que sugeri a ela que seria melhor que eu guardasse o anel pra que ela não o perdesse. Mas ela insistiu e foi de anel no dedo.

Era fim de tarde, por volta de cinco e meia, quando fui buscá-los no clube. E Laura veio soluçando, chorando, tão triste que partiu o coração. Percebi que a coisa era seria, porque a Laura é bem escandalosa, dramática, do tipo atriz de novela. E olha que não assistimos novela aqui em casa!

No meio daquela folia de crianças se despedindo no meio de um gramado, pais procurando seus filhos, ajoelhei para conversar com ela e Laura, aos soluços, me disse: ‘Pai, perdi meu anel’. Meu coração parou, minha respiração disparou, meus olhos ficaram mareados mas mantive a calma, alguém tinha que se manter calmo frente a gravidade da situação. Abracei-a e disse, sem ter a mínima convicção do que estava falando mas era a única coisa que poderia dizer para confortá-la: ‘Calma, nós vamos achar o anel!’

Olhei aquele gramado cheio de gente e me senti desolado. Pensei comigo, tenho que achar esse anel. Ainda ajoelhado, convoquei os meninos: ‘Diogo e Mario, a Laura perdeu o anel dela, vamos ter que achar o anel! Vocês ajudam a procurar?’ Nem bem acabei de falar e os dois saíram à frente procurando. Eles conheciam bem o anel e sentiram que a coisa era grave.

Dei a mão pra Laura E saímos pra procurar. Eu comecei a suar frio. O que dizer pra menina se não achasse o anel??? Mas em dois minutos, um dos meninos, acho que o Mario, gritou a palavra redentora, salvadora, apaziguadora, restauradora: ‘ACHEI!’ e não é que achou mesmo! Devolvemos o anel pra Laura que a essa altura ainda soluçava mas se acalmou. Disse a ela: ‘Laura, tome cuidado com seu anel, minha filha’. E ela: ‘Pai, você pode guardar o anel pra mim?’ Desde então, ele está aqui pendurado numa tachinha no painel do escritório.

3 comentários:

Anônimo disse...

ai minha nossa!!!! se prepare..... - pois situacoes se repetem sempre....e o nosso coracao para mesmo - bem como voce descreveu! perder uma coisa assim tao preciosa assim doi muito mais na gente......que salvacao um dos irmaos ter achado! que estoria mais linda! posso ate ver a tristeza dela! e o alivio depois.....

Eliane disse...

Oi Octávio, fiquei aqui na maior apreensão.
Ainda bem que acharam o anel.
Grande beijo, Eliane.

Anônimo disse...

Engraçado, vi esperança e desilusão na história de Laura porque também estou passando por uma situação assim! Ministrei uma aula particular ontem e o anel que ganhei do meu namorado sumiu. Era simples, mas tem um valor sentimental muito grande. Continuo a procura do anel, mas confesso que estou muito cansada e triste de ter que passar por uma situasção tão ruim. =/