março 27, 2010

o tempo

Interessante, nossa língua. A gente se refere ao clima usando uma palvra que designa uma medida cronológica. 'Como é que está o tempo hoje?', 'Ih! hoje o tempo está feio', 'O tempo está fechado.' Quando se usa clima para se referir ao tempo, parece coisa de especialista. Mas usar clima para uma sensação geral é mais comum. 'Tava o maior clima na festa', 'O clima entre eles está ótimo', 'O clima no escritório não é dos melhores'. Enfim, coisas da língua. Em inglês tempo é time e clima é weather e ponto final.

Tudo isso pra falar que o tempo, ou o clima, em Calgary está parecendo uma montanha russa. Dias quentes sucedem dias frios que antecedem noites quentes, um pouco de neve, sol, chuva, vento. Ouvi dizer que março é assim mesmo, a primavera querendo entrar, se estabelecer depois do inverno. E outra que escutei é que em Calgary, ou no Canadá todo, o tempo, ou o clima, é sempre um assunto. Nada melhor pra falta de assunto do que falar do tempo, ou do clima, não é? Se voce não tem nada pra dizer e menciona o clima, a outra pessoa sempre vai ter alguma coisa pra dizer também e não vai ficar parecendo que voce, ou voces, não tinham assunto melhor pra conversar sobre. O tempo, ou o clima, é um ótimo assunto aqui.

Eu gosto dessa variação no clima. A paisagem está sempre diferente, sempre mudando, não tem monotonia. Ontem foi um dia bem estranho, com a temperatura indo pra cima e pra baixo como de 2 em 2 horas. Até a mocinha da rádio, quando falou do weather, disse: 'What a strange day!' Ontem, por volta das 10 da manhã, choveu. Uma horinha, mais ou menos, de uma chuva fina. Depois que passou, tudo ficou seco de novo.

E a tarde abriu um solão e no fim do dia estava calor. Aproveitei pra dar uma corrida.

Um comentário:

mimi disse...

Oi Octavio... o tempo ta mesmo louco.. aqui na Espanha existe um ditado que diz.. "hasta el 40 de mayo no te quites el sayo"...ou seja.. enquanto não terminar o mês de maio, não confie muito nos dias de calor, pq o frio sempre pode voltar (não como ai no Canadá, claro)...
Enfim.. curto bastante cada post e desejo para toda a familia muita sorte e muitas aventuras nessa nova jornada ;-)
bj
mimi