março 06, 2010

casa nova

Mudamos! E a casa é muito legal!

[A frente da casa. A arvore eh uma Maple tree, da folha do Canada]

Quando ja estavamos em Calgary havia uns 15 dias, comecamos a procurar casas pra alugar. Como a escola das crianças tem que ser a escola do bairro e já havíamos nos decidido por morar em Dalhouise, a busca foi concentrada por aqui. Até olhamos algumas casas no bairro vizinho, Brentwoods, mas não gostamos tanto. Quando digo olhamos, quero dizer olhamos no craiglist, homerent, rentspot e outros sites de busca da internet.

Sim, porque olhar, ver, visitar casas nós visitamos 2! Pois é, só 2! E a primeira que visitamos foi a casa que alugamos e em que estamos hoje. Eu acho isso incrível, mas é verdade. Não sei se já contei a história, peço desculpas se vou ser repetitivo, mas acho que vale a pena contar como foi e falar um pouco da casa.

Vi o anúncio da casa no homerent. Tinha algumas fotos e uma breve descrição. 3 coisas chamaram minha atenção na descrição: o landlord [o proprietário] morava ao lado, o piso de madeira e que a casa bem cuidada. O valor do aluguel também era convidativo, bem menos do que estávamos esperando gastar com aluguel. Mas havia um senão: era apenas um main floor, ou seja, o basement na seria alugado junto com o piso de cima. Então liguei pra marcar um viewing, uma visita. Claro que achei difícil entender o que o landlord dizia, o endereço ele teve que soletrar. Depois fiquei sabendo por ele mesmo que ele também não entendeu patavinas do que eu disse. O interessante é que mesmo sem nos entender conseguimos marcar um horário pra visita. Telefone eh dificil!

[da frente da casa, olhando rua acima]

15 dias atrás, algumas ruas em Calgary eram um desastre, neve, gelo, nenhum lugar pra parar o carro. Foi o que encontramos aqui. A rua é uma Crescent que sobe [ou desce, claro], o que significa que ela começa e termina na mesma rua, fazendo uma espécie de "C". Nós entramos na rua por cima e fomos descendo. Quando achamos a casa paramos o carro um pouco mais abaixo. Olhamos a frente da casa e gostamos. Discreta. Tocamos a campainha da casa ao lado, do landlord. E logo ele e sua mulher vieram atender e nos levar para ver a casa ao lado. A casa estava ocupada por 3 caras, pilotos de avião, móveis, roupas, meio difícil de ver. Entramos, demos uma volta, vimos por fora, garagem. Ok. Então, o problema. Um banheiro. Conta rápida: 6 pessoas, 1 banheiro. Hum...será que dá? 3 crianças, 1 banheiro? Será? O banheiro tem 2 portas uma que dá pro quarto do casal e outra que dá pro corredor. Hum...será? Então as vantagens: um anexo a casa, uma bela sala ensolarada por 2 clarabóias e janelas grandes, perfeita pras crianças brincarem; uma área nos fundos da casa, pública com parquinho pras crianças; a casa estava mesmo bem cuidada e o landlord era o vizinho, qualquer problema, qualquer dúvida, o cara estaria ali do lado.

Conversamos um pouco com o casal, Don e Scheila, a impressào foi ótima, simpáticos, corteses. Fizemos algumas perguntas. Ok. Preenchemos um documento com nossas informaçoes e referências. Referências, parte difícil. Indicamos Vicki, nossa amiga de Vancouver, Wayne Jackson, de quem estávamos alugando a casa anterior e David, do B&B em que havíamos nos hospedado ano e meio antes. Saímos, tchau, obrigado. Entramos no carro:


'o que voce achou?'
'gostei, piso de madeira, a sala pras crianças, o parque nos fundos'.
'e o banheiro?'
'1 só, difícil, mas não impossível'
'mas voce olhou o banheiro direito?'
'não, e voce?'
'também não'.
'tudo bem, é a primeira que visitamos,vamos ver outras.'

E vimos apenas mais uma, péssima, um desastre.

No mesmo dia, Don mandou um email dizendo que tinha checado nossas referencias, que a Vicki tinha perguntado o que estávamos fazendo em Calgary, que devíamos estar em Vancouver, que o Wayne disse que eramos um otimo casal pra lidar e que se quisesemos alugar a casa estava tudo bem.
'e aí Bia, vamos alugar?'
'vamos!'
Dia seguinte liguei pro Don, ok, vamos em frente. Marcamos uma hora e fomos a casa deles assinar o contrato e pagar uma caução equivalente a 1 mês. O contrato de aluguel é mês a mês e nao de 6 meses ou um ano. Entramos na casa deles, a família toda. Entao lembrei: o dinheiro, não trouxe! Desculpa, vou buscar, volto daqui a 40 minutos, desculpa. Não tem nada, que isso, tranquilo. Ótima primeira impressão! Vexame. E toca voltar pra casa pra pegar o dinheiro. Fora isso, o resto foi tranquilo.

Don nos deu uma planta da casa com as medidas dos cômodos, deu instruções básicas. A filha de 19 anos faz baby-sitting, mais uma vantagem. A casa estaria vazia dia 1 de março e até lá fomos comprando coisas, pensando nos móveis, essas coisas. No fim de fevereiro Don liga e diz que a casa estava livre e que podíamos ir levando nossas coisas. E entao, dia 2 de marco, um mes depois de chegarmos em Calgary, mudamos.

[caixas, malas, a bagunca e os moveis que montamos]

7 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela casa nova!
Que seja um local de muita paz e alegria para todos vocês!

Glória disse...

A casa é um sonho !
Tem tanta luz !
Móveis novos! Liquidificador ! Jarra elétrica branca ?
Parquinho nos fundos ?
Baby sitter ?
Don e Sheila ?
Tudo de bom !...
Aliviada, sinto-me aliviada.
(Estou me realizando...)
Terão sorte com o trabalho também.
Deus os abençoe.

Glória disse...

Que árvore LINDA !!! Folhas do Canadá ?
Quando ela estiver cheia e esplendorosa eu chego.

Glória disse...

Quem sabe, Don e Sheila possam se interessar em vender a casa para voces...

Ziza disse...

Parabéns ! e que vista desta janelona!

Soraya Wallau disse...

Oi Octavio, caramba, q casa linda!!! Amo esse bairro, a gente tem um amigo q morava aí, o Shawn.
Bjo bem grande!!!

Jussara disse...

A casa parece ser espaçosa e aconchegante. Muito legal!