julho 11, 2010

adolescentes

Tem sido uma experiência ter 2 adolescentes em casa. Posso garantir que não está sendo fácil mas tem sido uma experiencia enriquecedora, educativa, digamos. Meus sobrinhos Bia e Andre até que são bonzinhos, mas essa é uma daquelas coisas que a gente vai se preparando aos poucos, ano a ano, dia após dia, acompanhando o desenvolvimento dos filhos, adquirindo os conhecimentos necessários pra lidar com a tão afamada fase. Os tri têm 6 anos, longe ainda da adolescência. Confesso que me falta conhecimento, apesar de ter sido professor de de alunos dos primeiros anos na universidade. Mas aí acho que a relação é diferente, professor-aluno, nada a ver com a relação tio-sobrinho.

Pelo que está dando pra perceber, coisas que não demoram muito pra se manifestar, adolescentes são mais espaçosos, pra não dizer folgados. Eles se esparramam, se jogam, sem muita preocupação se está sobrando espaço pros outros. Eles têm ouvido seletivo, escutam só o que querem, quando querem. Eles não gostam muito de água, se é que me entendem! Eles têm urgência em se divertir. Eles acham que sabem tudo, que podem tudo, eles querem tudo.

Laura está encantada pelos 4 adolescentes que de repente entraram na vida dela. E não quer saber de ficar com as crianças da idade dela, sejam os irmãos, sejam os vizinhos que temos aqui em volta. Diogo e Mario devem achar os 4 figuras interessantes, mas tem seus próprios interesses. Mas nossa pequena acha que tem 15 anos e que pode acompanhar os maiores. Ela parece que já tem aquela urgência em fazer as coisas. Mal sabe ela que o tempo voa e que não deve ser disperdiçado com idades que não são as nossas. Ela só vai descobrir isso quando tiver tempo suficiente, tempo de vida, pra olhar pra trás. Por enquanto ela só tem o que olhar pra frente.

Um dia vou ter que encarar a aterfa de educar 3 adolescentes. Acho que essa experiencia vai ser valiosa, então.

4 comentários:

Mary disse...

Ih, lembrei de mim adolescente, igualzinho ao que vc escreveu; fiquei pensando nos meus pais: haja paciência!

Anônimo disse...

é Octávio, os tempos correm e depressa demais né?
Temos que fazer com que a infância seja vivida até a última gota, não pular etapas, porque é uma das melhores fases da nossa vida, que não voltam mais. Tudo bem, que os tempos são outros, mas meninas aos 12, 13 anos já se vestindo como mulheres adultas, namorando? Acho tão cedo demais.
abs
madoka

Mana' disse...

ah...meu irmao - que bom eu poder emprestar os meus "teenagers" pra voce ter esta revelacao!!!
nesta fase daminha vida tenho refletido muito nisso.....enquanto ao educar e tentar mostrar os melhores caminhos sem castrar as diferencas de cada um....penso muito no papai e na mamae....e em nos 4!!!! ah a gente valoriza tanto os pais!!!!!

Jussara disse...

É, não deve ser mesmo fácil lidar com adolescentes, há que se ter paciência. Isso de acharem que são os donos da razão e que sabem tudo é clássico. É a fase do confronto das gerações. E é um período difícil para o próprio adolescente tb. Mas o bom é que passa.
Quanto à Laura, acredito que seja apenas fase. Pelo pouco que me lembro, eu tb gostava de me cercar de pessoas mais velhas sempre que tinha oportunidade. Acho que as meninas são mais maduras. Não é tempo desperdiçado, não, e ela não está queimando etapa, só está curiosa por esse mundo novo e mais velho (mas nem tão velho assim) que surgiu. Daqui a pouco ela volta a brincar com as crianças da mesma idade :).