agosto 26, 2010

mini chefs

Invariavelmente há uma pequena briga entre os três na hora de escolher o filme que vão assistir. Discutem, esse de novo não, esse outro eu não gosto, faz tempo que não vemos esse aqui. Vários argumentos pró e contra um e outro filme. Tem dias que a coisa anda rápido e logo decidem por um filme qualquer. Mas tem certos dias em que não há acordo. Segunda-feira foi um desses dias e eu resolvi entrar na parada e disse que eu iria escolher um filme: Ratatouille. Acho genial. Eles gostam bastante também e não assistiam faz um bom tempo.

Assisti alguns pedaços com eles e na hora da última receita, Remy, o ratinho mini-chef preparando um prato todo colorido, viraram pra mim e disseram: ‘vamos fazer Ratatouille, pai?’ E comentaram como o personagem Anton Ego gostou da comida, tanto que voltou a infância. Acho que isso foi chave pra eles pedirem pra fazer a comida, o menino Anton Ego adorava o Ratatouille que a mãe fazia. Achei que dava pra fazer e topei: ‘vamos fazer Ratatouille! Mas vocês vão ter que ajudar a achar a receita, a comprar os ingredientes, a preparar o prato, tudinho!’ Pensando bem, o prato é bem bonito no desenho, super colorido, cheio de rodelas, divertido enfim. Essa historia de quererem cozinhar começou quando Bibia e Andre estavam aqui e fizeram vários pratos com os vizinhos Kristin e Colin. E um dia os três pegaram um livro de receitas e começaram a folhear e diziam: ‘queremos fazer isso, e isso e mais isso, queremos cozinhar!!!’ Isso porque sempre nos ajudam a fazer bolos, panquecas e outros quitutes.

Bom, ontem no final da tarde calhou de passarmos na frente de uma feira [um farmer’s market] aqui perto de casa e resolvi dar uma volta pra ver o que encontrava de diferente. E não é que encontrei uma abobrinha amarela, amarelo cor de lima, bem claro e vivo?! Era o ingrediente que faltava pra fazer o Ratatouille. Vou levar, pensei, não custa nada experimentar. Já tinha em casa cenoura, tomate e abobrinha verde, faltava o amarelo. Pronto! Cheguei em casa e dei uma brauseada [existe essa palavra?] atrás de receitas de Ratatouille e dentre as inúmeras gostei de uma que dizia ser a receita de Ratatouille do Remy, do filme. Perfeito! Guardei o link pra usar no dia seguinte.

Hoje cedo fiz minhas coisas e as dez e meia chamei os três pra prepararmos o Ratatouille. Dei uma simplificada na receita e começamos. Eles colocaram os aventais que ganharam da vovó Guguta, li a receita no site com eles, separamos os ingredientes, os utensílios, as vasilhas. Preparamos o molho de tomate pra ir ao fundo da vasilha, cortamos os legumes em rodelas finas, preparamos um tipo de vinagrete com azeite, ervas e vinagre pra salpicar sobre o prato montado. Montamos o prato, primeiro o molho, depois cada um colocando uma rodela de uma cor, por fim o vinagrete. Acho que era perto do meio-dia quando terminamos a montagem do prato e o colocamos no forno, fogo médio, coberto por papel alumínio. Uma hora e meia de forno. Mais do que eu esperava.

Quando ficou pronto, os três foram unânimes: ‘não ficou tão bonito, estava mais bonito antes...’ Provaram, gostaram, mas não comeram gemendo. Fazer o que, ainda têm muito o que aprender em relação a comida. Pelo menos se divertiram fazendo o prato e acho que isso é o mais importante. Eu, bom, além de me divertir, eu adorei, lambi os beiços, me regalei!

8 comentários:

Lidy disse...

Nossa Otávio,
pra mim tá com uma cara ótima !!!
Bateu uma fome...

milamaegi disse...

hummmmm!
eu tava qrendo tentar fazer...
parece mt bom!

Bia disse...

Só não consegui identificar o que é o amarelo longo? Pimentão?

Se os meus pais tivesse me incentivado mais na cozinha, eu não estaria aos 24 anos, tentando aprender tudo o que posso de simples e fácil na cozinha, para não viver de mc donalds ai no Canadá.

bjs

Bia disse...

Octavio, aceito todas as sugestões lights (menos salada, pq odeio folha) que vc tiver. Estou dando um duro danado para perder peso (que já vinha acumulando desde a Suíça), não quer jogar todo o meu esforço fora quando chegar no Canadá.

bjo

Rachel disse...

Ai que bacana! Adorei...

bjs

Beth disse...

Os nossos 3gemeos também são uma loucura para assistirem filmes...brigam mesmo! O filme do ratinho quem gosta sou eu!
Sempre tive curiosidade para fazer este prato, e vc deu – me uma idéia...Com os nossos 3gemeos ainda vai demorar um pouquinho para que darem uma de “mini chefs” Mas o ITALO ama ver os livrinhos de receitas, as fotos das comidas. E, aqui em casa ele pega os legumes, verduras e os põe todos em fila, e começa a indicá – los ao mesmo tempo em que diz os nomes. Uma graça! A SOFIA adora comer, principalmente se for CHOCOLATE! O OTAVIO é o difícil para comer!
O pai anda inventando comidas diferentes para darmos aos 3 no jantar, ao invés da sopa, que eles desde que eram bebês comem. Hoje e ontem foi difícil, eles não gostaram muito não...Pratos sofisticados eles estranham...
Achei engraçado quando vi o trio de vocês sem o menor frio...aqui é a mesma coisa. Se deixar, eles ficam totalmente ao relento, sem o menor frio!

Jussara disse...

Esses mini chefs são demais! Os legumes murcham quando sofrem a ação do calor, talvez por isso eles não tenham achado tãão bonito depois que foi ao forno.
Jura que existe abobrinha verde - escuro? Podia jurar que era um pepino. Com berinjela ficaria bom tb, não? Nham. É, mesmo eles não tendo adorado o sabor (eu só comecei a amar legumes depois de grande mesmo) , o importante é a parte lúdica :).

Sua vontade disse...

Amei os Tri Chefs!Parabens galerinha!Mostrei pro fiote e vamos tentar fazer aqui.


Abraço, Neuzinha