abril 05, 2011

os perigos da vida selvagem

Pois é, a vida selvagem está perto, muito próxima. É preciso tomar cuidado por que são animais selvagens, mesmo que as vezes tenham uma aparência dócil, como essa aí de cima. Mas, nunca se sabe, são selvagens e assim devem continuar. O problema é que muitas pessoas não respeitam a condição desses animais e querem se aproximar, fazer contato. Dão comida, querem tocar. E os animais começam a achar que as pessoas, todas têm comida, dão comida e, se um dia uma pessoa não cumpre com o hábito, eles mostram sua natureza selvagem e atacam.

Quando se trata de um animal jovem e pequeno como um veadinho, tudo bem, o máximo vai ser uma cabeçada, um coice. Mas e quando se trata de ursos e animais maiores? Está comprovado de que os ursos atacam por que sentem cheiro de comida e associam esse cheiro às pessoas. E as histórias de tubarões que são alimentados em vários lugares do mundo e depois atacam as pessoas estão se tornando cada vez mais frequentes.

Em Banff, no hotel onde ficamos, apareceram dois veadinhos, com certeza pela força do hábito. Já devem ter sido alimentados antes no hotel, então voltam em busca de mais comida fácil. Vi pessoas dando de comer aos veadinhos, na mão. Eu deveria ter chamado a atenção dessas pessoas naquela hora, agora é tarde. Mas se acontecer de presenciar outra situação assim, não vou deixar passar. Nós estamos colocando a vida selvagem em perigo! Vida selvagem sempre 'selvagem'!

Um comentário:

Jussara disse...

Que lindinhos. Mas alimentar animais selvagens realmente não é legal.