maio 28, 2011

viagem de motorhome [8] olha o urso!

Na parada do café, um cara já tinha me avisado: 'tem um urso pardo grande aí pra frente na estrada.' Ficamos na expectativa, mas nunca é certo de encontrar o bicho, já que o danado pode se embrenhar na floresta em questão de segundos. E logo antes de Jasper, coisa de 50 km da cidade, vimos um monte de carros parados na beira da estrada, um monte de gente com câmeras, fora dos carros. Sabíamos que tínhamos encontrado o grande grizzly bear [urso pardo]. Paramos, ficamos procurando, ele estava meio escondido, mas logo apareceu. Ele chegou a coisa de 50 metros da gente, bem de frente.

O que mais me impressiona nessas horas em que encontramos ursos é a atitude das pessoas. Descem dos carros pra tirar fot, se expõem, querem chegar perto. Esquecem que os ursos são selvagens, imprevisíveis e podem atacar. Olhando assim o bicho nem parece selvagem, nem feroz. Mas é um bicho agressivo, forte e rápido. Enfim, os ursos são sempre um espetáculo nas estradas das montanhas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Octávio,

vc, já assistiu o filme Grizzly Man do Werner Herzog? É muito interessante, mas desconcertante! É um filme sobre um pesquisador que viveu com os ursos pardos e ... O filme é muito bem narrado, conta a trajetória dele como pesquisador, a paixão pelos "grizzly bears" mostra algumas cenas deles com os ursos, mas também discute a importância de estabelecer limites entre animais selvagens e sere humanos. O filme é muito bom recomendo!

Mariana Duarte

marianaoz@yahoo.ca

PS: see the trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=AKfWippJeHM&feature=fvst

Paloma Varón disse...

Caramba, e vcs desceram do motorhome para fotografar? Também acho estranho as pessoas se exporem tanto, ainda mais depois deter visto o filme "O Hoem Urso", de Werner Herzog, vc já viu? Se não viu, veja (mas não deixe as crianças verem)!
Beijos e tô adorando passear de motorhome com vcs!

Jussara disse...

Muito lindo, imponente.

Anônimo disse...

eu achei muito interessante pq na escola eu estudo sobre fosseis restos de animais sobre animais vou ate avisar minha professora