maio 17, 2011

visto americano

Meu visto venceu e lá fui eu renovar. Agora pensa no estresse de renovar o visto no Brasil, a dificuldade pra marcar a data, a papelada que tem que levar pra provar que voce é uma pessoa legal, as filas enormes, o mau humor dos entrevistadores, aquela loucura daquele consulado, pelo menos no de São Paulo a coisa é horripilante. O último visto que tirei foi em 2000, então essa experiência está bem longe na minha memória, mas vi a bagunça toda quando fui acompanhando Bia e minha mãe pra renovarem seus vistos.

Lembrou de como é tirar o visto no Brasil? Pois aqui foi assim. Dia 3 de maio entrei no sistema da embaixada americana, preenchi o tal formulário padrão pra visto de turista, inclui a foto digital, paguei a taxa de 140 dolares americanos e marquei uma data para a entrevista. Demorei coisa de uma hora e meia fazendo isso tudo. Imprimi a papelada de confirmação e pronto. Dois dias depois tive que mudar a data, entrei no sistema de novo e consegui um dia mais próximo.

Então dia 12 de maio fui em diração ao consulado americano em Calgary, em downtown. Cheguei meia hora antes do meu horário que era as dez da manhã. Levei meus documentos pessoias e documentos financeiros. Fui encaminhado para uma salinha no térreo do prédio onde fica o consulado e passei por uma triagem de documentos. A moça me fez tirar tudo de envelopes, organizou tudo com elásticos, colocou por cima os formulários de confirmação que imprimi, junto com meu novo passaporte e os velhos, fez uma pilha e me entregou junto com um número. Dali passei num escaner com um segurança e pronto, estava tudo certo, sentei pra esperar.

Em cinco minutos apareceu outro segurança que levous a mim e quatro outras pessoas por elevador rumo ao décimo andar. Lá encima, mais um escaner e pronto, entrei no consulado. Várias cadeiras, umas seis cabines daquelas de vidro e umas 25 pessoas esperando. Sentei e em dois minutos meu número apareceu no monitor. Fui pra cabine indicada, entreguei os documentos, a moça fez meia dúzia de perguntas genéricas e me disse pra sentar e esperar. Mais cinco minutos e meu número foi chamado em outra cabine e em dois minutos tiraram minhas digitais. Mais quinze minutos e me chamam em outra cabine. Aí sim foi a entrevista. O que voce faz, onde mora, a quanto tempo mora aqui, tem familia, porque quer ir pra lá, porque nao renovou o visto no Brasil, quem é Marta [minha irmã que mora lá], quando pretende ir, vai com a família, ok, seu visto foi aprovado, tchau.

Disse obrigado e me mandei. Em 40 minutos estava tudo resolvido. Tudo muito, mas muito tranquilo. Eu achei que seria como no Brasil, mas nada! No dia seguinte a DHL, que faz o serviço de coleta e entrega dos passaportes com vistos, me telefonou dizendo que eu podia buscar o meu. Só fui lá hoje. Mais um visto de 10 anos. Agora estou pronto pra ir visitar a família no Colorado!

3 comentários:

Mary disse...

Poxa, sabe que quando tirei o meu da última vez aqui em SP eu não achei nada demais não...
Passei lá na frente (fila de uns 15 minutos), olharam meus documentos, entrei numa salinha de espera, esperei mais ou menos uns 20 minutos, minha senha foi chamada. Fui pra entrevista: Olá. Bom dia. Pra onde você vai? Quando? Seu visto foi concedido, pode ir pagar a taxa do envio, obrigado, tchau.

Em 5 minutos paguei o sedex.
Todo o processo levou mais ou menos uma hora e eu achei bem tranquilo!

Anônimo disse...

Olá, Octávio. Senti falta dos posts nos últimos dias e lamento que tenha sido assim em razão dos problemas técnicos que enfrentaram por ae. Muito mais simples renovar o visto por ae. O Presidente Barack Obama quando esteve no Brasil se comprometeu a melhor essa questão dos vistos aos brasileiros chegando a mencionar a possibilidade de retirada dessa exigência. Não sei ao certo o que houve mas estamos na mesma situação de sempre. Abraços, Ravênia

Marta disse...

OBA!!!!!!
ESTAMOS ESPERANDO!!!!!!!