março 27, 2010

carta de motorista

Foi, sem dúvida, dos documentos canadenses o mais difícil de tirar. Primeiro fiz uma prova escrita e submeti minha carta brasileira pro Governo de Alberta analisar. Nessa etapa eu fui um aprendiz [GDL class 7, learner driver] de motorista e só poderia dirigir com algum motorista capacitado. Então, Bia ficou dirigindo uns bons dias. 10 dias depois da prova escrita, liguei pro local onde fiz a prova pra saber se meus documentos já tiam sido analisados pelo governo. Tudo ok, fui fazer o teste de direção [road test]. Pra ter uma carteira de motorista completa [full driver's license class 5] eu tinha que fazer o teste avançado, coisa de uma hora dirigindo.

Não posso esquecer de dizer que o livrinho feito pelo governo com as regras e leis é muito bom, muito bem feito e que as leis de trânsito aqui são bem lógicas. Ah! E que o road test custa uma grana, coisa em torno de $100, mas que varia de lugar pra lugar!

Bom, fui eu pro teste [interessante é que o teste é feito no carro de quem está fazendo a prova, ou seja, fiz o teste no nosso carro]. A examinadora foi do lado, dizendo onde eu deveria ir, parecia uma maquininha, automatizada. Estava confiante, mas fui cauteloso. No fim do teste, ela me explicou sua avaliação e, no final das contas, fui reprovado porque fui cauteloso demais. Como? É, abaixo do limite de velocidade. Nas ruas com limite máximo 50 por hora, eu fui a 40! Nas áreas escolares com limite máximo 30 eu fui a 25! Mas a gota d'água foi ela me tirar pontos porque parei a dois metros da faixa de pedestres quando um pedestre estava atravessando! Fiquei fulo da vida, discuti com a moça, perguntei onde no livro estava escrito que eu deveria usar o limite máximo de velocidade nessas vias e se eu deveria assustar a pessoa que atravessava parando em cima dela etal.

Existe uma discussão na província de Alberta sobre esses testes. Eram do governo, foram terceirizados. Os examinadores são independentes, prestam serviço pras empresas terceirizadas do governo. Muita gente acha que o sistema virou um caça-níqueis, as pessoas são reprovadas a torto e a direita, quase ninguém passa no primeiro exame e por aí vai. Mas a questão era: eu precisava da carteira de motorista e assim teria que refazer o exame.

Claro, fui a outro lugar fazer o exame com outro examinador. Fui, paguei de novo, entrei no carro com o examinador, ele perguntou se eu tinha algo a perguntar e perguntei sobre velocidades aceitáveis, atitude ao parar para um pedestre etal. O cara disse: 'Relax, Octavio, let's go on with the test'. E fomos, eu mais esperto com as velocidades. O cara deu poucas instruções e que se não falasse nada que eu fosse em frente. E foi do meu lado puxando papo, contando casos. Depois de 50 minutos, voltamos e ele me passou sua avaliação. Um pequeno erro numa conversão a direita e só. Que diferença da primeira examinadora.

O fato é que agora posso dirigir! E que Bia vai ter que fazer os seus exames...

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Octavio e família! Comecei a acompanhar a história de vocês,nesta semana e estou me divertindo muito. Este capítulo, em especial, foi muito didático para o meu marido(LOL).Eu tirei a minha carteira (março/09), aqui na Nova Zelândia, em Christchurch, cidade onde moramos com nossos 3 filhos,desde março de 2008. Aqui, os testes são aplicados pela AA e as regras são semelhantes. E embora vc e o meu marido nunca tenham se conhecido, pensam parecido, ao menos sobre este assunto.Talvez seja algo em comum entre arquitetos(LOL).Fico feliz que você tenha aprendido com a primeira examinadora(LOL). Brincadeiras à parte, desejo muitas felicidades a você e a sua família, neste belo recomeço! Fiquem na paz!Márcia de Noriê

Eliane disse...

Oi Octávio,
a propósito destes testes ser caça níqueis, pode acreditar rsrs, o Paulo fez três vezes ou seja passou na terceira rsrsrs, tá certo que ele dirigia como no Brasil, mas ele mudou muito para os testes. Eu fui mais esperta e peguei um senhor bem tranquilo como você, que conversou comigo e me deu tranquilidade. Me perdoe pelo erro de português em um post passado, o correto é "cintos de segurança". No Brasil no ensinamos em geografia que Tempo é uma observação do ambiente ( ou sensações) em determinados momentos. E a definição de Clima é uma sucessão dos estados do tempo. O que você pode observar que é muito subjetivo. Acho que nesse sentido aqui é tudo mais racional e específico.
Bjkas, Eliane

Anônimo disse...

Vc teve sorte passar na segunda. Eu rodei nas 2 e so fui passar depois de vir para minha cidade. Falavam que era muito dificil, muitas pontes, 6 hwys, etc..entao dirigia ate Langley (cidade pacata) so para tomar ferro.!!!! e deixar meu din din la.Nao adianta discutir com eles. meu professor deu os parabens dizendo que a esposa dele canadense so passou na 7. vez !! ( eu nao estava tao mal)

1) muito devagar.
2) muito rapido e perdi sinais..".era uma fazenda, ninguem nas ruas..haha"
Entao voltei para minha agitada city e passei com honras e glorias.Me senti na minha Brasilia. Foi dia de comemorar.. O teste era 50 . Isto em 2007.
Marilia- B.C

Rosana disse...

Queridos...
Otávio, Bia, Laura, Diogo e Mário
Que saudades... Primeiro quero deixar o meu parabéns para cada uma das crianças... como estão lindas! Cresceram de montão!Não tem como esquecer das comemorações que fizemos no colégio... o meu beijo carinho e meu abraço bem apertado para cada um deles... Esse feriado estarei lendo as postagens feitas por vcs! PARABÉNS meus queridos... Tia RÔ