abril 16, 2009

manias, eu?

Manias...manias...manias...manias, eu? Nem pensar, não tenho nenhuma, nem uminha! A Alê, mãe da Marina, me passou esse meme. Acho que quem é completamente maníaco pensa que não tem manias...

Deixando as brincadeiras de lado, como todo ser normal, sou cheio de manias. Difícil é admitir as coisas que faço diariamente, repetidamente, como manias!

Em todo o caso, vamos lá, vai!

Tenho mania de colocar as coisas sempre no mesmo lugar pra facilitar a vida quando for usar de novo. Chave do carro, carteira, óculos, utensílios de cozinha, coisas do escritório, documentos, tudo, tudo no mesmo lugar. Detesto procurar coisas que uso diariamente. Gosto de encontrá-las e não procurá-las. Até o carro estaciono sempre no mesmo lugar pra poder encontrar depois, principalmente em shoppings, que eu quase detesto.

Tenho mania de organizar tudo. Em pastas, caixas, potes. E mania de organizar as pastas, as caixas, os potes. Até na geladeira as coisas tem que ter lugar certo. É estranho, porque meu escritório não é tão organizado assim...

Não gosto que mexam nas minhas coisas. Em nada. Roupa, canetas, livros, nada. Claro que não vão colocar no lugar certo depois!

Tenho mania de procurar o melhor jeito de fazer uma coisa e estabelecer um método, tipo produção em serie ou passo a passo.

Tenho mania de colecionar. Herança do meu pai. Já tive coleção de chaveiros e outras coisas. Herdei uma coleção de garrafas miniaturas de meu pai que é sensacional, tem mais de 600 garrafinhas de whisky, vodka, gin, etc. Tenho coleção de moedas, notas, cartões postais, documentos antigos [carteiras de motorista, essas coisas], carrinhos, canetas e livros. Essa é a mais incomoda porque ocupa um espaço danado.

Tenho mania de livro, tenho mania de ler e escrever. Gosto não só das histórias mas do objeto livro em si. Vou em livraria e fico olhando, folheando, tocando e. eventualmente, lendo. Já trabalhei em livraria e biblioteca.

Tenho mania de dormir com a veneziana aberta pra poder acordar com a luz do dia que se inicia.

Tenho mania de guardar coisas aparentemente sem sentido porque posso precisar depois. Um pedaço de arame, um pedaço de couro, essas coisas pra fazer gambiarra. Acho que eu tinha que ter uma oficina pra serviços gerais, tipo faz tudo, sabe como é?

Tenho mania de não fazer barulho, de ficar em silêncio. Ando pela casa como um gato. Se depender de mim, ninguém acorda por causa de barulho que eu tenha feito.

Tenho mania de imitar os sons que escuto, as palavras e expressões que tem uma sonoridade interessante. Isso é a base de como aprendi línguas sozinho.

Tenho mania de especular filosoficamente sobre tudo. Tenho mania de ter uma visão crítica sobre todas as coisas. Isso quer dizer que tenho mania de ter opinião sobre tudo. Tenho mania de ver o que está errado no mundo, no estado, na política, na economia, na cidade e propor soluções. Algumas até que serviriam muito bem...

Tenho mania de achar que tudo vai dar certo, mesmo que tudo aponte o contrário. Claro que nem sempre as coisas dão certo.

7 comentários:

Glória disse...

É importante dizer que você consegue ter suas manias, sem ser chato. Tem uma forma tranquila e divertida de viver suas manias. Tem um sorriso nos olhos para alguém que mexeu em suas coisas, mesmo que esteja dando uma dura...
Especula a vida e o mundo sem aborrecer ninguém, sabe a medida.
Essa sua especulação é seu modo de valorizar a vida, aproveitá-la. Sede de saber, de conhecer mais e melhor sobre o mundo.
Amar a palavra escrita é uma benção, que eu espero "contamine" seus filhos.
E fazer silêncio, bom isso é de um respeito...
Acho horrível pessoas que por serem egoístas são barulhentas: batem portas e gavetas, arrastam chinelos, degladiam com os talheres e a comida do prato, mexem sucos batendo a colher no copo, como que badalando sinos, parecendo uma guerra.
Eu também sou uma gata silenciosa, deslizo pela casa, assusto as pessoas quando chego, porque ninguém ouve eu me aproximar. E são justamente os barulhentos que mais se assustam. Já reparou?
Suas manias são ótimas, eu diria.
Continue com elas. E alimente-as.
Um abraço.
Glória.

Glória disse...

Comentário 2

Octávi, se você me permite...
Para quem tem sede de conhecimento, o Curso de Biopsicologia oferecido pela Dra. Susan Andrews, psicóloga e antropóloga, formada em Harward, no Instituto Visão Futuro (uma eco-vila linda!) situado próximo a Botucatu, no município de Porangaba, é interessantíssimo !
Um curso sério e muito bem preparado.
O site é : www.visaofuturo.org.br
para quem se interessar em saber mais.

Glória

Alê disse...

Vc tem umas manias engraçadas!
: )

Mas, sem dúvida a mais legal é ser esperançoso!Esperar que tudo vai dar certo é uma ótima mania a ser seguida pelos menos otimistas!
Beijos em todos aí!

Luciana Pessanha disse...

Adorei sua visita lá no blog. Pode voltar quando quiser, a casa é sua. Deixarei café fumegando. rs Se não gostar, providenciaremos chá, suco. rs
Mania? Hummm
De livro, também tenho. Mas não sou nada organizada. Gosto de ver livros espalhados pela casa, folheio na cozinha e 'deixo' por lá, faço isso na sala, no quarto. rs Eles povoam a casa.
Mania de guardar prospectos, revistas, recortes de jornais. Guardo também trecos (papel ondulado dos biscoitos kkk, tampinhas coloridas, pedacinhos de arames, plásticos ...) acho que um dia vou amanhecer criativa e inventar um brinquedo, algo interessante. Coisa de louco! kkk
Forte abraço!

Luciana Pessanha disse...

Adorei sua visita lá no blog. Pode voltar quando quiser, a casa é sua. Deixarei café fumegando. rs Se não gostar, providenciaremos chá, suco. rs
Mania? Hummm
De livro, também tenho. Mas não sou nada organizada. Gosto de ver livros espalhados pela casa, folheio na cozinha e 'deixo' por lá, faço isso na sala, no quarto. rs Eles povoam a casa.
Mania de guardar prospectos, revistas, recortes de jornais. Guardo também trecos (papel ondulado dos biscoitos kkk, tampinhas coloridas, pedacinhos de arames, plásticos ...) acho que um dia vou amanhecer criativa e inventar um brinquedo, algo interessante. Coisa de louco! kkk
Forte abraço!

Karina disse...

Falando desse jeito, tudo junto, nem parece uma pessoa normal! Quando agente relacionar todas as manias pode até se assustar, ou se animar com manias até gostosas de se ter. O mais gostoso é ver o companheiro absorvendo nossas manias com os anos de convivência ea mania se tornando coletiva, da casa. Acho o máximo observar isto quietinha, sem alardear.
Karina.

Mana' disse...

Adorei isso !!!!!
Me lembrou muito do papai, e de mim mesma !!!!!
aaahhh manias......