abril 28, 2009

como fazer a lição de casa [terça-feira é dia de lição de casa]

Como tudo relacionado à educação e ao aprendizado, uma das coisas que considero importante é estabelecer uma rotina, criar um hábito. Foi assim que fizemos com o sono, com a refeição, com o banho, com o comportamento em geral. Claro que não há formulas mágicas que podem ser aplicadas em todos os casos. Algo que funciona pra uma coisa pode não funcionar pra outra, o que é bom para uma criança [ou para uma família] pode não ser pra outra.

Com a lição de casa está sendo a mesma coisa. Resolvi adotar a estratégia de fazer a lição assim que ela chega, no mesmo dia, apesar de terem 2 dias pra entregar a tarefa. Os trigêmeos chegam ao meio-dia, almoçam, brincam por meia hora e então chega a hora da lição. Eles já se acostumaram com a rotina e a cada terça-feira se organizam melhor do que não semana anterior na hora de fazer a lição. Isso vai se tornando um hábito que os ajuda a ter disciplina, a cumprir as tarefas dentro do prazo, sem grandes problemas, sem muito estresse. Tem funcionado muito bem.

Resolvi adotar essa prática lembrando do tempo em que eu era menino e tinha tarefas pra fazer. Acho que foi assim que meus pais fizeram comigo, mas isso não foi o fator determinante, porque por muitas vezes eu escapei dessa, me esquivei, fingi que não era comigo e não fiz a tarefa. O que determinou mesmo foi minha lembrança dos domingos em que eu tinha lição a fazer pra segunda-feira. Isso sem contar outras vezes, durante a semana, em que chegava à escola sem a tarefa resolvida e ficava com aquela cara de tacho: esqueci. Claro, as crianças começam a brincar e se esquecem de que tem tarefas pra cumprir [ou fazem de tudo pra não lembrar], é super normal.

Voltando aos domingos angustiantes, ora, a tarefa tinha chegado na sexta-feira [ou até mesmo antes] e eu havia enrolado o fim de semana todo, não havia feito nada e o fim do domingo se aproximava. Era angustiante, deprimente. Ia se formando um clima aterrorizante que eu detestava. A responsabilidade por eu estar enfrentando aquela angústia era só minha, não tinha jeito. A única solução já tinha ficado pra trás: ter feito a lição na sexta-feira.

Nenhum comentário: