abril 24, 2009

reunião bimestral do Infantil 4

Hoje tivemos reunião com a professora Adriana. Foi a primeira reunião que tivemos com a Adriana, não pudemos ir a primeira reunião no início do ano, a coletiva do Infantil 4, porque tínhamos compromissos profissionais. E a reunião foi ótima. Está tudo bem com eles, nada de anormal, nem pra baixo e nem pra cima da curva. Estão acompanhando as propostas e interagindo bem. Estão aprendendo a aprender, o que é um grande desafio pra eles. O mais importante é que eles gostam da escola e demonstram estarem felizes com isso.

Vimos alguns trabalhos feitos por eles, desenhos, primeiras hipóteses de representação escrita. Muito legal. Deu pra perceber nitidamente o desenvolvimento de cada um desde o inicio do semestre.

Acho que eles encaram a escola com tranqüilidade porque nós a encaramos assim. Aliás, acho que isso vale pra tudo. Os filhos seguem exemplos, aprendem com os exemplos, em todos os campos da vida. Não nos preocupamos muito, não interferimos muito porque entendemos que existe um limite muito claro entre espaço familiar e espaço escolar. No espaço escolar eles estabelecem relações que competem apenas a eles, é um espaço deles. Não somos de ficar mandando bilhetes, fazendo perguntas ou reclamando. Embora família e escola desempenhem papéis importantes na educação das crianças, cada uma tem funções bem definidas, que devem ser preservadas e respeitadas mutuamente.

A relação família e escola deve ser uma relação de confiança mútua, as duas partes devem trabalhar juntas pelo mesmo objetivo: educar crianças para serem adultos íntegros, justos, capazes de pensar criticamente e de se expressar através de suas realizações concretas. Parecem coisas fáceis, tanto a relação entre as duas instancias como a tarefa educacional, mas não são não. Nosso grande mérito, até o momento, foi escolher a escola. Uma escola em que os professores trabalham felizes. E não há nada mais valioso em uma escola quanto o material humano. E não tem segredo, professores felizes, alunos felizes, pode contar com isso, é batata!

Eles são muito tranqüilos quanto à escola e, como já disse, estão felizes. Fico feliz em vê-los tão felizes no Progressinho!

4 comentários:

Marcos Pontes disse...

Isso é que é pai participativo. Sorte da molecada.
Pai, vim agradecer o voto no meu texto, na seleção da Vanessa. É um incentivo vindo que quem sabe escrever.
Abraço.

Soraya Wallau disse...

Oi Octávio, muito legal q eles estão indo bem! Concordo com o que vc falou, a escolha da escola é uma coisa muito importante, junto com os pais e professores felizes, eu sempre achei q qualquer escola estava bom, mas aqui eu percebi o quanto faz diferença para o desenvolvimento infantil o ambiente escolar.
Bjo bem grande!!!

Anônimo disse...

que gostoso encontrar um texto que fala exatamente o que vc pensa. Concordo em tudo contigo, sobre o aprender a aprender, a não interferência, e sobre a valorização do capital humano. A primeira coisa que observo numa escola é se as pessoas estão felizes em trabalhar ali. Se estão, é quase certo que minha filha também ficará, e eu, por tabela, mais ainda. Adoro a escola que escolhi para ela, e acima de tudo confio nos profissionais que ali estão. Contruímos uma parceria, e isso realmente não tem preço.
bjs,
Mi

Alê disse...

concordo com vc!! Aqui a gente segue a mesma linha de pensamento! Por isso fiquei tão feliz em ter mudado Marina de escola!Lá as professoras trabalham felizes.A receita é essa!
: )

Beijos em vcs!