novembro 09, 2009

a história da mudança [1]

Sim, nós vamos mudar. E não vamos mudar só do apartamento pra uma casa, mudar de rua, de endereço. Vamos mudar de cidade, de estado, de país. Vamos mudar pro Canadá. Mudaremos do apartamento em dezembro. Em fevereiro voaremos pro Canadá. Vamos ficar 40 dias na casa da sogra! Nossa! Não, não se assuste, a sogra é ótima.

Agora, essa história de mudança começou há muito tempo atrás. Tão atrás, que se eu for contar mesmo de onde começou, vou ter que voltar aos meus antepassados. Impressionante como a cabeça da gente consegue fazer associações e conexões infinitamente. Claro que não vou voltar no tempo, fazer uma viagem ao passado só pra contar porque decidimos mudar de país. Apenas me atendo às nossas histórias pessoais e nossa história juntos, o fio vai longe.

Bia morou por um ano em Grenoble, França quando tinha 15 anos, fazendo uma espécie de programa Au pair com os primos que foram a trabalho levando os rebentos pequenos. Bia ajudou a família e fez o equivalente ao primeiro colegial. Depois ela passou uns meses perambulando pela Irlanda e estudando inglês. Eu passei seis meses entre Espanha e Itália em 92 e depois morei em Cambridge, ao lado de Boston, EUA, por um ano quando fiz parte do doutorado no MIT. Essas experiências foram importantes pra nossa decisão. Sempre quisemos voltar a morar fora do Brasil.

Então, em 2007 apareceu a oportunidade de fazermos uma viagem de navio pelo Alaska. Como achávamos que seria difícil voltar pra’quelas bandas, resolvemos passar uns dias no Canadá. E foi quando percebemos que poderíamos nos mudar pra lá. Voltamos em 2008 quando passamos 18 dias entre as duas cidades pra onde pretendíamos mudar. Foi uma viagem com olhos apurados, olhos de quem pretende morar, fazer daquela sua cidade. A idéia era nos mudarmos ainda esse ano, mas por fim achamos que seria melhor ir no início do ano. Queríamos ir em janeiro, mas como vamos viajar usando milhagens, só encontramos passagens pra fevereiro. Sairemos daqui dia primeiro. Enfim, será bom pra toda a família passar o natal e o verão juntos.

Agora se segura aí que eu vou contar tintim por tintim toda essa história de mudar pro Canadá. Pra não ir muito longe, vou começar pelo Alaska.

18 comentários:

D. e CM. disse...

POis é
Meu sonho é ir par ao Alaska para encher meus olhos de tanto ver auroras boreais,

Bom saber que seremos vizinhos de cidade! :-)

Nos vemos por la

Tudo de bom

Danielle

Paloma Varón disse...

Octavio, eu já desconfiava que vcs iam para lá. Primeiro porque vc já vem falando em mudança e segundo porque o Canadá é o país que mais recebe imigrantes qualificados. Estava mesmo esperando este post, para saber para que cidade vcs vão. Desejo muito boa sorte e tenho a certeza de que será bom para vcs, apesar do frio. Finalmente os meninos vão poder usar todas aquelas roupas que eles tiraram do armário (e mais)!
Beijos

Glória disse...

Ai, ai, ai. Espera eu respirar...
Pronto. Pode falar.

Anônimo disse...

Que legal!!!!!!!!!! Nem sei como é essa história, mas já tenho certeza que é das boas!!!!! E estou rindo por ter mandado os adesivos do Alaska - isso é o que eu chamo de "sincronicidade"!!!!! Já estou na torcida pela viagem/mudança de vocês, mas espero que isso não implique em fechamento do blog...
Grande beijo,
da Luísa, da Raíssa e da Rafaela

Anônimo disse...

ulalá Octávio, que surpresa, apesar de não ser tão inesperada, pois vc já havia anunciado algumas vezes essa vontade por aqui. quem te acompanha sabe.
as crianças se adaptam fácil, nós é que demoramos um pouco mais. tomara que os tri não esqueçam o português, afinal é sua língua ´mátria´.
nos conte tintm por tintim de toda essa ´mudança´.
bjs à família e boa sorte,
que tudo dê certo
madoka

Tchella disse...

To de boca aberta! Mas adorei! Nunca morei fora, mas é um sonho. Quem sabe um dia?

Carol disse...

geeeeeeeente!

leio vcs faz tempo, mas (nao sei pq, coisa de anonima envergonhada) nunca tinha comentado.

mas essa agora foi chocante!

acho excelente idéia, acho que vai fazer super bem pras criancas e pra vcs. é uma experiencia pra vida toda e o Canadá é uma excelente escolha.

boa sorte pra vcs, viu?

beijao
Carol
http://carolesuasbabybobeiras.blogspot.com/

Soraya Wallau disse...

Ai q legal!!! O Ravi já tinha me falado, mas eu só acreditei agora.
Quem sabe a gente possa marcar um encontro, hein?! Antes de vcs virem pra cá. Vou entrar em contato com vcs.
Bjão!

Unknown disse...

Poxa, vcs vão deixar o país?! =(

Aline Telles disse...

Olá Octavio!

Meu nome é Aline e eu acompanho seu blog há um tempinho, agora criei coragem de comentar...
Primeiro de tudo: Parabéns pelos filhos lindíssimos e por escrever tão bem!
Assim como você, nasci em São Paulo, mas morei um bom tempo em Campinas. Moro na Alemanha há dois anos. Viver em outro país, como vocês já sabem, é uma experiência sem igual, que nos muda completamente, e na maioria das vezes para melhor. Desejo toda a sorte do mundo pra vocês!

Abraços!
Aline Cusnir

Caroline disse...

Ai que invejaaaaa!!!!
Meu sonho tbém é morar fora do Brasil, ainda estou estudando com o Breno nosso destino com os trigêmeos, mas tenho certeza que uma hora vamos embora!
Me mata uma curiosidade, vc vai trabalhar lá? Tem algum plano inicial?

Boa sorte! Fiquei muito, mas muito feliz com essa novidade!

Sucesso!

Bjo
Carol

Anônimo disse...

Hahaha, parece que todos os anônimos como eu resolveram sair do anonimato juntos!

Eu Leio o blog a muito tempo, todos os dias, e já tinha visto posts sobre a vontade de mudar...

Vai ser bom pra todos vocês, mas confesso que bateu uma sensação de quem perdeu alguma coisa...

Boa viagem/mudança! não esquece da gente por aqui...

Ah, é maldade dividir a historia em varios capitulos, ficamos mais anciosas.

Nayara

Ramana disse...

Boa sorte e sucesso na mudança !!!
Mas, não deixe de mandar noticias das crianças pelo blog, viu??
Estou "viciada" !!
Abraços,

Alê disse...

Octávio, eu tive uma reação tão engraçada... Eu já tinha lido que vcs pretendiam se mudar.Mas, ler que vcs vão mesmo me deu uma nostalgia.Como se eu conhecesse vcs todos de pertinho, e não fosse mais vê-los.Nós não nos conhecemos pessoalmente e a mudança para um outro país não vai nos manter "afastados" já que o blog existe.
Estranho,né?
Muito pelo contrário....vamos ter várias novidades da familia "buscapé" em novas experiências.
Mas, é que o post tem um "quê" de despedida.
Eu desejo sorte e felicidades para vcs nesse novo projeto de vida!
Aqui,no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro,eu vou continuar acompanhando vcs( de pertinho)rs
: )
Ps- caramba, até qdo eu posso enviar as cartinhas para o trio naquele endereço que vc me deu???
Tenho que correr!rs
Beijos

Jussara disse...

Eu tb já sabia da viagem, como li o blog inteiro, os posts estão frescos na minha memória e vc comentou algumas vezes dessa intenção. Mas agora que vc falou a data e tudo, senti meio que um aperto no peito tb, como disse a Nayara: a sensação de quem perdeu alguma coisa.
Mas desejo apenas boas coisas pra vcs nessa mudança. Que ela abra outros caminhos e traga um horizonte melhor do que o nosso país nos oferece no momento :/. E principalmente, que vcs sejam muito felizes! Então, boas energias e vibrações!! :)

Ziza disse...

Recém estou me atualizando no blog, pois estava sem tempo, e achei a idéia, BARBARA! This is my big dream. Desejo toda a sorte do mundo para a familia!

Thais disse...

Ainda bem que vc e Bia são pessoas corajosas, assim não se privam de experiências emocionantes como essa. Tenho certeza que será díficil e enlouquecidamente apaixonante.
Quem sabe um dia iremos visitá-los.
Boa sorte e muita luz!!!!!!!

Anônimo disse...

sou filha da adriadriana carvalho koyama ou seja sou a sofia e digo:
gostei muito do blog