julho 31, 2009

9 primos

Os primos todos juntos. E ainda faltaram 2!

Da esquerda para a direita: Camila, Gustavo [atrás], Gabriel [só a cabeça aparecendo], Mario, Marina, Diogo, Guilherme, Laura e Daniela. Ainda faltaram Beatriz e André.

julho 30, 2009

as mais longas férias de julho

Acabo de entrar no site do colégio pra ver se havia alguma novidade sobre a volta às aulas. Pois é! O retorno previsto era dia 3, próxima segunda, mas foi prorrogado para dia 17 de agosto por causa da gripe suína. O número de casos em todo o estado de São Paulo vem crescendo. Acho até que se o tempo estive seco, como é normal no inverno, de abril a setembro, a situação da gripe suína seria muito mais grave.

Não tenho dúvidas de que essa medida é a mais acertada, uma precaução necessária para evitar os riscos de propagação do vírus. Foi uma decisão conjunta de todas as escolas particulares da cidade.

Também Não tenho dúvidas de que essas serão as férias de julho mais longas da história. Pelo menos da história desses trigêmeos. Agora é dar tratos a bola pra inventar o que fazer!

Leia mais aqui

passeio com o amigo

[o show ficou por conta do bebe e da mamae hipopotamo que deixava o filhote ficar na sua cacunda]

O pai do Davi nos convidou pra passear no zoológico de Americana. Melhor de tudo, fazer um pic-nic por lá. Eles iam todos, pai, mãe, Davi e irmãzinha, mais uma amiga e suas duas filhinhas. Pareceu uma boa idéia. O detalhe é que nos falamos por telefone às 10 da noite. Então tive que correr pra arrumar um farnel e deixar a garotada pronta pra sair às 10 da manhã. Deu tudo certo. Alcancei o carro deles na estrada e chegamos ao zôo juntos.

Foi um dia ótimo. O zôo é bem arrumadinho, bem cuidado. O pic-nic foi bem gostoso. Depois do lanche ficamos um tempo na pequena biblioteca lendo com as crianças. No final, ainda tiveram energia pra brincar no parquinho e plantar uma muda na oficina de jardinagem. As crianças adoraram. Foi uma bela idéia, um belo dia.

inverno chuvoso

Há tempos não via um inverno tão chuvoso e úmido. Chove quase todos os dias. E pesado. Nada de seca, como é típico dessa época do ano. Vai entender...

julho 29, 2009

o amigo

Ontem o Davi, amiguinho da escola passou o dia aqui com os tri. Foi muito bom, brincaram sem parar. A foto foi tirada na festa junina da escola. E as férias estão chegando ao fim...

julho 28, 2009

sobre o lixo



O problema do lixo é gravíssimo. Hoje em dia as crianças desenvolvem, desde pequenas, a consciência da necessidade da coleta seletiva e da reciclagem. Não acho que isso represente um avanço. Ao contrário, é apenas mais um subproduto da sociedade de consumo. Ensina-se por necessidade e contexto e não por altruísmo ou elevada consciência.

O problema todo começa no consumo. É aí que temos que ensinar os pequenos a serem cuidadosos e conscienciosos com o planeta, com o outro, consigo mesmos. É preciso que os pequenos se transformem em consumidores responsáveis. Afinal, apesar de ser muito mais fácil mandar no lanche um suco de caixinha, é mais racional [e mais saudável, em todos os sentidos] mandar um suco natural e reciclar os resíduos da fruta. É mais fácil manejar lixo orgânico do que lixo industrializado, mais barato, ambientalmente menos danoso.

Ilha das Flores é um documentário bastante didático, que pode ser mostrado para os pequenos e pode suscitar boas discussões. Filme premiadíssimo do também laureado diretor Jorge Furtado, que depois fez carreira na TV. O filme, com linguagem experimental é de 1989.

[leia mais sobre lixo aqui]

dormindo fora

[a foto é de fevereiro, em Piracaia. Os 5 assistindo um filminho antes de capotarem antes de um dia delicioso e exaustivo. Sério, nao demorou 5 minutos pra todos estarem dormindo profundamente]

E se viram. Os 3 dormiram fora de sábado pra domingo, na casa do Gabriel pequeno e da Isabela. Eles adoram dormir fora, pela novidade, pela farra. Brigaram pra ir, exigiram, impuseram que o programa fosse feito. E contra 5 é difícil lutar. Então foram. E correu tudo bem, adoraram. Segundo fontes seguras, o comportamento foi bom.

os primos de tubarão

Os primos catarinas estão aqui, já faz uns 10 dias. Fomos todos juntos ver a Era do Gelo 3 em 3D. Muito bom. Todos adoraram. 9 crianças, uma farra.

Minha irmã mora em Tubarão, SC. Eles vem de vez em quando pra cá, muito mais do que nós vamos pra lá. Os primos são todos mais velhos, 15, 11 e 9 anos. Até que se dão bem com os tri, mas acho que cansam um pouco de ficar pajeando os menores. Então dão uma sumida, fazem outros programas. E os tri que se virem.

julho 27, 2009

bili com limão verde na mão

Dos livros que li nessas férias, 2 eram relacionados ao mar e 1 infantil, bili com limão verde na mão, da CosacNaify, 2008 [leia mais sobre os livros do mar aqui].

Bili é um livro fantástico. Comprei o livro principalmente por causa do autor, Décio Pignatari. Poeta, ensaísta, semioticista, membro do grupo Noigandres, fundador da poesia concreta junto com os irmãos Campos, Augusto e Haroldo [leia mais sobre Décio Pignatari aqui]. Seus ensaios sobre arte, arquitetura e poesia foram fundamentais em minha formação. É um dos autores de referencia pra mim, daqueles com que se dialoga sempre.

Bili conta a estória do dia de uma menina que vai sendo levada por suas ações e pela relação com as coisas. Ela atira coisas que desencadeiam uma seqüência de fatos que a ela retornam. E as palavras se entrelaçam, umas originando as seguintes, se encadeiam como num moto continuo, uma viagem sem destino. Uma obra de linguagem poética.

O entrelaçamento entre o projeto gráfico e a estória faz com que a narrativa ganhe espessura. Sua compreensão não pode prescindir da diagramação, das ilustrações, da cores que acompanham o texto. São uma coisa só. É uma obra primorosa.

julho 25, 2009

harry potter



Na onda do lançamento do Príncipe Mestiço, os tri pediram pra ver Harry Potter. Então arranjamos o primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Resultado: eles adoram! Mas morrem de medo! E pedem pra assistir de novo e de novo e de novo. Eu assisti a todos os filmes com meu afilhado Guilherme, desde o primeiro. Na quinta-feira assistimos ao Príncipe mestiço. Não ‘e melhor Harry Potter, mas ainda assim é bom. Já estou pensando em arranjar o segundo filme pra ver com os pequenos.

julho 24, 2009

saudades da escola

[Talita, a professora auxiliar, Laura, Mario, Adriana, a professora e Diogo]

Desde que chegamos da praia, há quase 2 semanas [já!?!?!?], os 3 comentam que estão com saudades da escola. Vira e mexe a Laura pergunta quantos dias faltam pra começarem as aulas.

Percebo que eles sentem falta de atividades relacionadas a escrita e a matemática. Sabe aqueles livros com folhas duras, plastificadas, com atividades pra escrever com caneta de lousa branca pra poder apagar e refazer? Pois é, eles não largam esses livros.

O primeiro dia de férias oi também o dia de reuniões bimestrais. Fomos com eles a escola e enquanto conversávamos com a professora eles brincavam com as professoras auxiliares. O espaço da escola é muito legal mesmo e os tri ficam muito a vontade. Não é pra menos, já freqüentam a escola faz 3 anos! E o pessoal todo é muito legal, as professoras são ótimas.

julho 23, 2009

frisbee

Sempre gostei muito de jogar frisbee, desde pequeno. Todas as vezes que vou a praia, levo um comigo. E não é que meus filhotes já jogam direitinho? Melhor que a mãe...Mario, então, é craque! Aqui uma foto da Laura, pra variar...
[ver mais aqui, aqui e aqui]

E a noite?

Não teve tédio. Jogos, pinturas, desenhos, cadernos de atividades, mais filmes. Culinária, com bolos, biscoitos e brigadeiros, a criançada se divertiu bastante muito além da hora de dormir. Os dias de férias, afinal, têm que ser aproveitados dias até a última gota!

depois do almoço...

...um descanso necessário. A moçadinha reunida pra ver um filme. Taí uma coisa que podia dar brigas homéricas mas, ao contrário, contentou a todos eles.

julho 22, 2009

e Laura...

...ficava por perto, mas nem sempre participava. O negócio dela é mesmo os esportes. Qualquer um. Aqui rebatendo no frescobol. Dá pra ver a bolinha?

na praia com 8

Os oito se deram muito bem. Os 4 meninos menores estavam sempre juntos. As meninas maiores idem. Mas fizeram muitas coisas todos juntos, castelos, piscinas, esses projetos coletivos que se faz na praia. Tomaram sorvete, correram, tomaram mais sorvete, jogaram bola, jogaram frisbee, mais um sorvete, comeram salgadinhos da Neuza, nadaram, andaram pela praia, nadaram mais um pouco, um sorvetinho, tomaram água de côco, nadaram, jogaram tênis, correram e, pra variar, mais um sorvete. E assim se passaram os dias...

e os outros primos chegaram...

...numa terça-feira à tarde. Com a galerinha completa, a folia foi geral! Chegou quem faltava: Isabela e Gabriel pequeno [3 anos e meio], filhos da irmã da Bia. O Grabriel grande [12 anos] nao esta nessa foto.

julho 21, 2009

enquanto isso...

Laura é mesmo dos esportes. Adora jogar o que quer que seja. E tem habilidade, coordenação motora. E mais importante, é persistente. Num dos dias de praia ela deu um show. Enquanto com uma mão ela segurava um sorvete e com a outra segurava pelas mangas à frente do pescoço uma camiseta nas costas, como se fosse uma capa, trocava bolas comigo sem errar um chute. Quem passava por ali parava pra olhar aquela loirinha de cabelos cacheados jogando futebol.

siamases

Esses moleques são demais. Todos os dias eles tem o seu momento, aquele em que entram numa espécie de transe que pode durar horas. É impressionante como conseguem excluir a todos, ninguém atinge a mesma sintonia, nem a Laura. Brincaram por horas com essa toalha, simplesmente gargalhando.

os primos chegaram

[Camila e Laura]
Parte dos primos chegou no sábado. E a farra ficou mais animada. São os filhos de minha irmã Be. Gabriel, Camila e Gustavo, o famosíssimo Guga, bom de bola que só ele. Os 6 se dão muito bem.
[Guga e Diogo]

[Mario e Gabriel]

julho 20, 2009

mesmo com frio e chuva

Chegamos a Ubatuba debaixo de chuva. Fazia um frio que dava medo. O que seria dos nossos dias de férias? Olhava pro céu e não enxergava nenhuma perspectiva. Ubatuba é assim, chove! O dia seguinte não foi diferente. Frio e chuva fina. As crianças nem ligaram, pra eles estava tudo bom. Estávamos só nós, os primos só chegariam no sábado.

Às 11 horas a chuvinha deu uma trégua e depois de uma ida a quitanda, carreguei a galera pra praia. Fomos de roupa, com medo do frio. Levamos baldinhos, pazinhas, bola. Depois de 10 minutos estavam todos com calor e prontos pra entrar na água. Olhava pros lados e não via uma alma viva na praia. Só nós! Os três se divertiram a beça! E esse dia deu o tom do que seriam os 10 dias de praia.

O outro dia amanheceu lindo, ensolarado, porém ainda frio, com um ventinho meio chato, gelado. Nada que impedisse a ida a praia. E eles correram, curtiram, se esbaldaram.

julho 19, 2009

correndo

Continuo correndo. Ainda não regularmente, então não consigo estabelecer um padrão de treinamento. Meu tempo não baixou muito nos 10K, continua em torno de 55’ [leia aqui e aqui]. Já corri 5K em 25’, mas 10K é diferente.

Em Ubatuba corri quase todos os dias, logo de manhã, bem cedo. Acordava por volta das 6 e meia, comia uma fruta e um pedaço de pão, dava qualquer coisa paras crianças que estivessem acordadas e partia pra minha hora de corrida. Era meu tempo sozinho, comigo mesmo, com meus pensamentos, que às vezes não parecem meus.

De manhãzinha, temperatura ideal, luz ideal, paisagem belíssima. Eu ficava entre correr e melhorar meu tempo e parar pra contemplar a beleza do lugar. Nem um nem outro. Agora, me diz, correr com esse visual é outra estória, não é?

ubatuba

Ubatuba já ficou pra trás. Foram dias bem curtidos. Muita praia, muitas brincadeiras com os primos, muitos passeios. Enfim, muita diversão. E, claro, firmamos aquela sociedade com o sorveteiro! Como em todas as férias, as crianças dão saltos no desenvolvimento, superam limites, avançam. É impressionante. Uma das grandes superações dessa temporada foi começarem a comer sozinhos. Pois é, eles precisavam de ajuda pra terminar o prato. Na praia, com o apetite turbinado pelas atividades na água e na areia os 3 sentavam a mesa e batiam o prato inteiro sem pestanejar. De quebra, ainda levavam o prato pra pia da cozinha. Uma beleza.

Amanhã faz uma semana que já estamos em casa. Chegamos em meio ao caos pós pintura, mas arrumamos tudo em dois dias. Ainda fizemos uma limpa nos brinquedos, separamos o que eles usam e gostam e demos os outros. E as crianças estão muito tranqüilas, curtindo suas coisinhas, seus livros, brinquedos e filmes. Acho que estão mesmo crescendo. Ainda temos 10 dias de férias e muita cosia vai rolar. Os primos catarinas [de Tubarão] chegam amanhã e a folia com certeza vai ganhar novo fôlego.

Eu já estava com saudades de escrever, de ler os comentários, de visitar os blogs. Mas confesso que não sei que queria que essas férias terminassem. Eu queria mesmo começar outra fase, outro projeto. Mas acho que ainda vai demorar um pouquinho pra isso se concretizar.

Obrigado pelos comentários durante esse período e pela paciência com a falta de atualização. Vou procurar colocar os contatos e dia. Bom, tem muita coisa pra contar. Então, vamos lá!

julho 01, 2009

sobre essas férias de julho

[uma foto das ferias de julho de 2008. Todos tomando uma agua de coco!]

Primeiro dia de férias! E como eu previa eles foram me acordar às 7 da manhã. 1 hora a mais de sono!

O dia hoje foi bastante atípico. Reuniões na escola pela manhã, eles nos acompanharam e ficaram brincando no parque. Reuniões ótimas, o balanço do bimestre foi excelente, para os 3. Depois, almoço no casa da vovó e a tarde corte de cabelo nos 3. O estilo cuia já estava no limite, mas é o que o papai aqui consegue fazer, já que não me deixam mais passar a máquina 3! Fora isso, estamos desmontando a casa pra pintar e fazendo as malas, então a baguncinha está bem organizada.

Os primeiros 10 dias de férias estão garantidos na praia [como vamos ficar fora nesse período, resolvemos pintar o apartamento e fazer outros pequenos reparos]. Lá não tem muito com o que se preocupar, não precisa inventar muita coisa. A invenção já está lá, a praia inteira, o mar, a areia, a brisa...e o sorveteiro! A gente fica quase sócio do cara nessas temporadas. Como diz meu cunhado, se a gente se permite beber um pouco mais nas férias, umas cervejinhas, umas caipirinhas, não seria justo ficar regulando o sorvete da meninada. Não tenho como discordar!

Além disso, os primos Gabriel grande, Camila, Guga, Isabela e Gabriel pequeno estarão por lá. 8 crianças juntas já dá pra começar a brincar, não dá não!? As idades são todas diferentes mas todos se dão super bem. Só o Gabriel pequeno é mais novo que o trio, mas é o amigão dos 3. Portanto, diversão garantida por 10 dias!

Para os outros 20 dias...bem, a gente vê depois...
E pra quem quer saber como foram as férias anteriores, conto alguma coisa aqui e ali.