junho 07, 2010

a novela da geladeira

Antes que eu me esqueça, preciso contar a história da geladeira que foi uma verdadeira novela.

Tudo começou numa quarta-feira quando notamos que a geladeira não estava muito fria. Abaixei a temperatura e esperamos até o dia seguinte. Nada mudou e notamos que o freezer estava fazendo um pouco de neve. Mal sinal. Abaixei a temperature mais um pouco e resolve esperar pr aver se algo mudava até avisar o Don. Sexta de manhã, nada diferente e ainda sentimos alguns cheiros nada normais pra uma geladeira em pleno funcionamento.

Liguei pra Sheila e pedi pra ela vir dar uma olhada. Enquanto isso Googlei o problema e o modelo da geladeira e achei vários posts sobre defeito no timer do frost free. Logo o Don e Sheila estavam aqui em casa. Deram uma olhada, fuçaram aqui e ali, não acharam a coisa boa e Don concluiu que deveria mesmmo ser defeito no timer. Ligou imediatamente pra assistencia técnica. Como sempre, uma mensagem eletronica. Então ele foi para o escritório dele tentar achar outros telephones pra entrar em contato. Enquanto isso Sheila e eu fomos pegar um cooler pra tirar as coisas da geladeira. Don voltou com notícias. Assistencia só na terça, depois do feriado. A geladeira velha estava no basement e ele ligou pra que pudessemos usar enquanto o problema não se resolvesse. Tudo bem, vamos aguardar.

Passamos muito bem o feriado, sem problemas, apenas indo e vindo do basement pra pegar nossas comidas. Terça-feira chegou e a assistencia não apareceu. Don ligou e ouviu da assistecia técnica que alguém viria no dia seguinte. E veio. O técnico entrou, olhou, desmontou, checou e constatou que o problema meso era o timer. Ligou, pediu a peça e disse que tudo deveria estar resolvido até o dia 28, 5 dias depois. Não havia a peça em Calgary, então…Tudo bem, daria pra aguentar.

Don então voltou aqui e desligou a geladeira pra que ela recomeçasse a trabalhar de novo. A grande preocupação era que Marta chegaria logo, no dia 29. Na quinta-feira Don resolveu verificar o que estava mesmo acontecendo e ligou de novo pra assistencia. E recebeu a surpreendente notícia de que a peça estaria disponivel para troca só no dia 28 de junho. Como? Como é que ficariamos sem geladeira até lá? Ainda mais com mais 4 pessoas na casa!

Don fez uma pesquisa na caidade e achou a peça num fornecedor local. Ligou pra loja onde comprou a geladeira, contou toda a história e perguntou se eles tinham uma outra igual na loja. Sim, eles tinham. Ele disse que a dele havia quebrado o timer com menos de 1 mes de uso e perguntou se podia pegar a peça pra trocar pela dele que havia quebrado. Falou com o vendedor, com o gerente, com o chefe do chefe. Eles disseram que isso não podeira ser feito.

Na sexta Don resolveu que a coisa estav muito mal parade. Ligou de novo pra loja e disse que estava indo lá pegar a peça da geladeira que eles tinham no show room. Os cara da loja disseram que ele não podia fazer isso. Ele disse, ok, estou indo assim mesmo. Subiu no carro com a Sheila, ferramentas e partiu pra loja. Chegou lá, localizou a geladeira, abriu a porta e começou a tirar o timer. Nisso o vendedor o viu, fingiu que não viu e saiu andando. Don terminou o serviço e com o timer na mão foi falar com gerente. Quando chegou na sala da gerencia os caras o estavam esperando com todos os seus papeis na mão.

O que vem a seguir é um rápido resumo do diálogo entre eles: Don mostrou a peça e disse que ia levá-la. Nós podemos te mandar outra geladeira, mas precisamos fazer o pedido. Quanto tempo demora? Uns 10 dias. O que? Eu achei a peça aqui em Calgary, porque vai demorar até o dia 28 de junho? Então voce compra a peça e nós te damos um gift certificate pra gastar aqui. O que? E gastar mais dinheiro aqui? Nem pensar! Vou levar a peça. Pode chamar a polícia por que vai ser o único jeito de me impedir. Se voce fizer isso, voce perde a garantia. Que garantia? Estou tentando usar a garantia e nada acontece! Então voce não vai mais poder pisar nessa loja nem comprar aqui. Ótimo, por mim tudo bem. E saiu da loja com o timer.

Don é corajoso! Não há nada que tire mais do sério do que comprar um produto que com pouco uso apresenta defeito e ainda por cima a assistencia não te atende. Acho que eu teria feito a mesma coisa se estivesse no Brasil ou se estivesse aqui há mais tempo. No domingo os Hill vieram jantar com a gente e enquanto Don trocava o timer, Sheila e ele contaram a novela toda. Ainda bem que o final foi feliz!

5 comentários:

Paola disse...

estou cho-ca-da. pensei que pessimo atendimento ao consumidor antes e/ou depois da compra fosse marca registrada israelense, mas to vendo que nao. este don e MUITO cabra macho mesmo, viu. eu nem teria pensado na solucao alternativa que ele teve. e que bom que agora vcs ja estao devidamente equipados novamente :-)
beijos, paola

Mary disse...

Que bom ter um amigo como ele! Se tivesse um estrangeiro vizinho também faria a mesma coisa por ele. Abraço, Mary.

Lupatinadora disse...

Esse landlord de vocês é uma figuraça! E gente que faz!

Abs,

Anônimo disse...

já falei aqui do amigo docês o Don, ele é demais mesmo né?
Puxa vida, queria ser como ele quando crescer, hahahahahaha
abs
madoka

Jussara disse...

Que novela mesmo. Se fosse no Brasil a gente até entenderia... Se bem que aqui o código de defesa do consumidor está bem forte, ainda assim sei que ainda existem vários problemas com algumas lojas, com compras pela internet, vendedores e gerentes de má fé. O Don é corajoso mesmo. Mas acho que ele fez bem. A loja podia ter sido mais flexível ou ter agido com mais boa vontade.