julho 11, 2011

O trio

Antes de comecar a contar da nossa bike tour e da viagem a Vancouver, preciso contar pra voces como foi o fim de ano das crianças.

Eles estavam já cansados das atividades escolares e prontos pra entrar de férias. Terminara muito bem o ano, todos passaram para o Grade 2. Diogo terminou com notas de aluno exemplar [aqui as notas nao sao de 0 a 10 nem excelente, bom, muito bom, nem A, B, C. São notas, digamos, mais generalistas e que devem ser compreendidas lendo o relatório dos professores.

Diogo é o mais aplicado, interessado, estudioso. Ele é o que mais se envolve com as atividades da classe. Lê e escreve melhor do que muitas crianças nativas. Laura teve a sorte de ter uma professora que a colocou no clube de leitura da classe e ela evoluiu muito. Muitos dos coleguinhas a elgiaram no final do ano por causa de sua escrita, de sua leitura e por causa de seu senso de humor. Mario terminou com notas muito boas, mas não brilha tanto como os irmãos. Para um menino tímido como ele, com uma professora mais easy going e que tem o inglês como segunda língua ele está muito bem. Todos melhoraram muito durante o ano e isso é o melhor de tudo. Estão aprendendo a aprender que é o que importa.

Todos terão novos professores no ano que vem. A única nota triste é que a professora da Laura não estará na escola no ano que vem. Laura gostava muito dela. Como eu participei de muitas das viagens de estudos com a classe da Laura, pude conhecê-la bem, foi uma ótima professora que ajudou muito a Laura.

Faltando duas semanas pra acabar as aulas, vovó Maria e vovô Vitorio chegaram, logo chegaram amigos e saimos pra pedalar uma semana. Na semana seguinte chegaram os primos e aí fomos todos pra Vancouver. Aí acabou a monotonia e a farra começou.

Eles estão satisfeitos com o próprio desempenho e orgulhosos porque vão para o Grade 2. Mas até setembro, quando voltam as aulas, tem muitas férias pela frente.

5 comentários:

Paloma Varón disse...

Parabéns aos três. Como vc disse, estão aprendendo a aprender, que é o que realmente importa!
Beijos

Liz disse...

Lacombe, acho legal seu cuidado com seus filhos! Raramente encontramos homens que paternam, que participam da vida dos filhos. Parabéns pelo seu amor!
Mas, sabe, não só aqui neste texto, mas em outros, você compara muitos as crianças. Isso não é legal. Cada um tem seu valor. Este adjetivo, 'brilhante', é tão relativo...O que é ser brilhante, afinal? E quem disse que o desempenho escolar resume o valor de um ser humano? Talvez seu filho tenha outros interesses e nem por isso é menos "brilhante". Puxa, já imaginou quando ele crescer e ler o blog e descobrir o que o pai pensa dele? "Menos brilhante" (...)Frus-tran-te! Muito triste!
Sabe, acho muito competitivo tais palavras. Certas palavras menosprezam o outro. Não é legal. Eles são crianças e isso é o mais interessante de tudo. Cada um é especial na qualidade que tem. É só abrir os olhos com o coração e você verá a riqueza que há em cada um deles.
Desculpe-me, mas não me contive em te escrever, pois eu sei que você é um cara inteligente e sensível para compreender este pequeno alerta.
Abraços e beijos no Digo, Laura e Mário...Crianças lindas e ricas em nos ensinar sobre a vida, como todas as crianças deste mundo afora!

Beatriz disse...

Que bom saber notícias! Já estava com saudades!!
Essa parte escolar é uma gande preocupação p mim... bom saber que seu trio está tirando de letra!
Estou muito anciosa pelas notícias da viagem...as fotos prometem!!
Agora explica melhor essa história de viagem de bicicleta, será q entendi direito!
Abs a todos.
Beatriz

O Lacombe disse...

É Paloma, eles estão crescendo. Bia, fica tranquila, a educação aqui é 10! Liz, bacana voce acompanhar o blog. Acho que comparo bem pouco os 3. E frente aos fatos não há o que fazer, os relátorios é que dizem isso, não sou eu. E eu achar um brilhante sem que seja não ajuda nada. O Mario tem um coração grande, maior que o dos outros 2 e espero que isso não faça mal a nenhum deles, apenas os engrandeça.

banzai disse...

Octávio,
que lindo o Mário ter um coração grande, e vc ser um pai e ter a sensibilidade em reconhecer isso. Adoro os tri sem os conhecer, só vc descrevendo-os, e mais o Mário ainda, em saber do Coração Grande dele.
bjs
madoka