fevereiro 18, 2009

Mario e seus gritos [O efusivo]

Nunca vi um menino tão efusivo como esse. Quando está feliz, ninguém segura. É grito só. Corre, pula e grita. E como grita! Um grito grave, cheio, potente, que sempre caba numa risada! Acho que ele sempre foi assim, sempre se manifestou assim, francamente, abertamente, desde que era bebê. O cara é vibrante, vibra com tudo. Impressionante!

Um comentário:

Pura Cafajestagem disse...

BROTHER, ADOREI TEU BLOG, AMO CRIANÇAS, AINDA MAIS COM DESCRIÇÕES TÃO DETALHADAS POR PARTE DE UM PAI CORUJA! SÃO LINDOS, OS TRÊS E CADA UM COM SEU JEITO, IGUAIS POR FORA, ALIÁS, IGUAIS PRA QUEM VÊ DE FORA, POIS NORMALMENTE OS PAIS NUNCA CONFUNDEM, MESMO QUE ESTEJAM COM AS MESMA ROUPA!
A LAURINHA ESTÁ NA FASE DE DESCOBERTAS REALMENTE, QUER SABER TUDO, ISSO É ÓTIMO, MAS HAJA PACIÊNCIA PRA RESPONDER TUDO, EXPLICAR TUDINHO. DIOGO CRIATIVO E COM SENSO DE HUMOR, IMAGINO COMO SERÁ QUANDO CRESCER, ESTILO SARCÁSTICO, MAS SÓ IMAGINO, NÃO CONVIVO, NÃO SOU MÃE DINAH E O MARIO É ALEGRE SEMPRE, COISA QUE OS TRÊS TAMBÉM TEM EM COMUM, DEVE SER BOM DEMAIS, DEVE DAR GOSTO SER PAI, PARABÉNS!
TÔ ACOMPANHANDO SEU BLOG!