fevereiro 12, 2009

muito difícil

O trio conversando no carro e não sei por que pintou o assunto de morte. Acho que crianças nessa idade começam a ficar intrigados com esse fato da vida. É, a morte é o último fato da vida e o único líquido e certo. Todos vamos morrer um dia. Como é algo desconhecido para eles, uma coisa impalpável, pois ainda não experimentaram a perda de ninguém querido e próximo, fica difícil entender a dimensão da morte. E é muito difícil explicar o que é a morte. A morte é uma ida sem volta, uma ausência sem fim.

Talvez isso seja motivo de uma certa insegurança quando os pais saem e se ausentam, mesmo que por poucos instantes. Claro que tudo fica muito pior por que o tempo também é difícil de compreender e mensurar. Será que vão voltar? Quanto tempo vão demorar? Isso pode ajudar a explicar a atitude da Laura ultimamente.

Então, no carro, começaram a me perguntar sobre a morte, por que se morre, como se morre, quando se morre.

‘Você fica triste porque seu pai morreu?’ [meu pai morreu em 1993]
‘Fico muito triste por que sinto falta dele. Mas ele está sempre comigo, no meu coração, na minha memória.’

‘E você vai morrer, pai?’
‘Vou morrer um dia. Todo mundo vai morrer, um dia.’
‘Quando você vai morrer, pai?’
‘Não sei quando, não dá pra saber, ninguém sabe quando vai morrer.’
‘E se você morrer sem avisar a gente, como a gente vai fazer?’

Quer coisa mais difícil?

4 comentários:

Soraya Wallau disse...

Olá família querida!
Primeiro eu quero agradecer a força de vcs, Muito Obrigada!!!
O Tutu já passou por essa fase, qnd uma tia morreu, tbm tinha um medo danado da gente morrer, mas é uma fase bem interessante, pois mostra q eles estão aprendendo sobre a vida, sobre algo mais abstrato. Amo essa fase. E adoro como vcs lidam com tanta desenvoltura em situações q deixam muitos de cabelos em pé.
Bjos em toda família Trilegal!

Ju disse...

ai...bota dificil nisso!

Anônimo disse...

Tata' - dificil!!! bota dificil nisso.........
Adoro como voce conversa com eles....eh tao bom e vai ser tao bom para eles no futuro! hoje me congratulo pelo fato de ter conversado muito com os meus...eles falam comigo sobre tudo - temos conversas muito boas....e as sua conversas ja comecaram!
beijos, saudades, Mana'

Alê disse...

Noooossa! Falar de morte com adulto já é complicado...Com eles então...
Tadinhos.Já sentem o apertinho no coração.Mas, faz parte da vida, falar desse assunto, né? E vc o faz com naturalidade.Deveria ser assim com todo mundo! Parabéns!Deixa de ser tabu, e vira diálogo, mesmo sabendo que esse dia difícil chega pra todo mundo!
Abraço!