fevereiro 23, 2009

Tigrão ou Ió ? [Tigger or Eeyore?]

As crianças adoram os desenhos do Winnie the Pooh, que no Brasil se chama Puf. Eu também acho que são desenhos muito bons, as histórias, os personagens, são muito educativos, instrutivos. Acho que a palavra certa seria edificante, no sentido de construtivo, positivo, mas convenhamos, edificante é uma palavra meio piegas.

Voltando ao Pooh, ele tem dois de personalidades opostas: Tigger [Tigrão] e Eeyore [Ió, o burrico]. O Tigrão é alegre, otimista que só quer se divertir e aproveitar a vida ao máximo. Já o Ió é um pessimista, meio depressivo, sem auto confiança. Tigrão é um entusiasta, enérgico, positivo. Ió não acredita que pode fazer nada certo, é negativo, reclamão e se vê como um fracasso.

Para o Tigrão tudo o que acontece é uma oportunidade cheia de possibilidades. Tigrão gosta de tentar, experimentar, arriscar e tudo pra ele se transforma em aventura.

Sei que crianças, de um modo geral, são alegres, felizes e se divertem com tudo. Mas existem aquelas meio tristonhas, mais quietinhas, meio briguentas, rabugentas. Pra fazer referência direta aos personagens, são crianças meio emburradas.

Há tempos vi a palestra do Randy Pausch, professor da Carnegie Mellon, ‘The last Lecture: Achieving your Childhood Dreams’, que mexeu comigo profundamente. Depois li o livro. Foi Pausch quem colocou a questão: ‘Are you a Tigger or an Eeyore?’ [Voce e Tigrão ou Ió?] Os trigêmeos se divertem muito juntos, brincam por horas juntos, dando risadas, aprontando, saindo de uma brincadeira pra outra, sempre em alto astral. Cada um deles tem espírito de Tigrão! Com certeza eles são ‘Tigrão’!

Nenhum comentário: