maio 25, 2008

Nana nenê: a hora do berço

Outra coisa na qual precisávamos que eles tivessem autonomia era na questão sono. Imagina se nós os acostumássemos a dormir no colo! Estaríamos perdidos! Não haveria colo pros três ao mesmo tempo! Então, desde o começo partimos do principio que cada um teria que dormir no seu berço e nos esforçamos pra educá-los assim. Pois é, nós achamos que dormir é uma questão de educação. São os pais que determinam os padrões que devem ser seguidos.

Não importava o que estivesse acontecendo, se a criança estava chorando ou não, nos os colocávamos no berço, sempre no mesmo horário. Quando eles são bem pequenos, não tem problema, mas depois, eles vão crescendo um pouco e vão manifestando suas vontades. Na verdade lês querem ficar com os pais o máximo de tempo possível. É a curiosidade que mata o gato: o que será que eles fazem quando eu vou dormir? Aí começam os problemas e não foi muito fácil educar os três ao mesmo tempo. Laura era a que mais chorava e dava trabalho pra dormir. E olha que eles sempre dormiram juntos, no mesmo quarto. Os meninos eram mais fáceis, quando colocávamos no berço eles ficavam, sem dar trabalho. E ainda por cima agüentavam a Laura chorando.

Era difícil agüentar, ficar ouvindo choro, resistir à tentação de pegar no colo, tirar do berço, ninar, balançar. Mas eu estava determinado e fui duro com a Bia, tínhamos que agüentar firme. Uma das coisas que mais nos ajudou foi ler um livr fantástico, chamado Nana Nenê [Eduard Estivil, Martins Fontes]. É um trabalho cientifico sobre sono de crianças que defende que dormir é um hábito que envolve rituais como as refeições (sempre mesmos horários, sempre mesmos lugares, requer preparações). Na verdade, o autor criou um método que funciona. E nós seguimos à risca! Para que a criança adquira esse habito, é preciso criar rituais agradáveis. Mais importante, enquanto ela aprende esses rituais, é preciso deixá-la chorando, no berço, até que se acostume. No fundo, é dormir também é uma questão de autonomia para a criança, uma vez que ela não quer ficar sozinha.

Quando dizíamos pras pessoas que estávamos usando o método do nana nenê, as pessoas ficavam horrorizadas, achavam que éramos pais desnaturados, cruéis, que o tal método maltratava as crianças. Isso rendeu muitas discussões acaloradas. Lembro de um desses debates com umas amigas da Bia em que uma delas ficou irada comigo, que não acreditava como eu tinha coragem de deixar uma criança chorando no berço sem fazer nada. Mas eu vejo até hoje gente que tem problemas com sono de criança, de criança que vai pra cama dos pais, de criança que chora a noite toda, de criança que vai dormir à meia-noite. Crianças de 2 ou 3 anos e até mais velhas, de 7 ou 8. Vejo os pais sofrendo e tendo o retorno das escolhas que fizeram. Fizemos uma escolha e isso funcionou pra nós, não significa que vai ser bom pros outros.

O tempo passa e, de fato, a gente só guarda as coisas boas mesmo. Não me lembro quanto tempo levou pra estabelecer o ritmo da hora de dormir, do sono, acho que tivemos que reforçar os rituais algumas vezes enquanto eles cresciam. Só me lembro que eles dormiam muito bem, sempre dormiram, dormem muito bem até hoje e que o trabalho que tivemos, a firmeza com que lidamos com a situação valeu a pena. Quando perguntam sobre sono, se eles dormem bem, sempre digo que nunca tiveram problemas pra dormir. E é verdade, se considerarmos que passamos por um processo de treinamento e adaptação. Eu recomendo fortemente a leitura do Nana Nenê.

Nós ‘maltratamos’ os nossos trigêmeos, mas hoje eles dormem bem, nos deixam dormir bem, dormem em qualquer lugar e até viajam sozinhos com os avós, sem dar um só problema. Eles vão pra cama entre 7 e meia e 8 e meia eles, depende do dia, das atividades que tiveram, do cansaço deles. Vão pra cama praticamente sozinhos. Claro que de vez em quando protestam, mas nada que filhos normais não façam com seus pais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu li o Nana Nenê, várias vezes, e juro que tentei!!!!
Com dor no coração eu acordava os nenês para mamarem ao mesmo tempo e, no início, ía bem, eles só acordavam uma vez prá mamar e pronto. Com o tempo foi ficando mais difícil, tivemos uma temporada de sono dificílima e, só agora, eles estão se acertando... Mesmo assim, o Tiago ainda dá uns gritos durante a madrugada, sei lá prá que... e dormir sozinhos, de jeito nenhum! Pelo menos, não com a mãe... Comigo, só no colo ou deitados do meu lado e depois de muita enrolação...
Já defendi o Nana Nenê com unhas e dentes, mas não consegui. mas continuo pedindo a Deus e aos anjinhos que guardem o sono dos bebês, uma hora vai dar certo!