maio 17, 2008

Gêmeo do gêmeo do gêmeo

Uma das coisas que fiz enquanto estava na maternidade foi tirar as certidões de nascimento. Olhando agora com atenção, fiz isso logo no dia seguinte, 31 de março. O hospital me entregou uns papéis certificando o nascimento dos trigêmeos e lá fui eu pro cartório. Acho que eu devia estar louco pra sair um pouco do hospital, respirar um pouco, andar. Lembro que fui a pé, caminhando. Isso era uma coisa que na época eu ainda fazia, caminhadas, trekkings. Bons tempos...Achei curioso que na certidão de cada um deles estava escrito o nome e ao lado a indicação trigêmeo. Não sabia disso. E logo abaixo, indicava de quem era gêmeo, aparecendo os nomes dos outros dois. Assim: Diogo, gêmeo de Laura e Mario. Interessante ter que especificar isso na certidão.

Mexendo nesses documentos encontrei até o recibo de quanto paguei pra lavrá-las, como se diz no cartório. Gosto de guardar essas coisas. Um dia alguém vai olhar pra isso com algum interesse. Isso é um hábito de família. Eu tenho a primeira carteira de motorista de meu avô paterno, o Mario, nascido em 1898. A carteira, que hoje deve estar guardada numa das caixas que tenho no maleiro do meu armário, deve ser de 1920. E essas caixas estão cheias de documentos antigos dos meus avós e do meu pai. Ate do meu bisavô paterno, que se chamava Domingos, eu tenho uma carteirinha do Fluminense, clube em que ele era sócio. A carteirinha é numero 21, veja só. Tenho umas papeladas da primeira empresa que meu pai teve, a Repair. Eu gosto desses pedaços materiais das estórias familiares, acho que ajudam a compor um quadro do que foi a vida dos nossos antepassados.

Quem sabe, um dia, os trigêmeos vão se interessar pelo passado deles próprios.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi professor Octávio,
Desde qdo recebi por email o convite para ler esse super blog tenho acompanhado dia a dia, se passo um dia sem ler algo, no próximo dia já estou anciosa para encontrar mais emoções...
Sempre tento escrever alguma mensagem, mas meu estado emotivo não me deixa...
É muito emocionante e espetacular suas palavras, a riqueza de detalhes e sensações transmitidas em palavras...
Fico muito feliz por estarem já crescidinhos e lindoooooooooos...
A foto principal parece de propaganda!
Sou feliz também por ganhar a oportunidade de ter sido sua aluna, e admirar a arquitetura através de suas aulas...
Parabéns a você e a Bia. Felicidades aos "TRIGÊMEOS" !!!

5 beijos grandes...

Silvia Martins (aluna UNIMEP)

O Lacombe disse...

Silvinha,
que bom que voce passa sempre por aqui. Fico feliz em saber que voce gosta das estorias que conto dos tri. Obrigado.
Voce foi uma grande aluna.
um grande beijo,
Octavio