junho 13, 2008

A contribuição de Fidel

À medida que o trio ia crescendo os cuidados com eles precisavam acompanhar as demandas que eles apresentavam. Então, começava a ficar difícil dar a comida deles nas cadeirinhas colocadas sobre uma mesa. E eles precisavam aprender a sentar pra comer. Arrumar 3 cadeirões seria uma solução, mas que ocuparia um espaço grande, principalmente pelo uso restrito apenas nas horas das refeições.

Conversando sobre o assunto na terapia [pois é, eu fazia análise nessa época, que saudade!], disse que gostaria de arrumar uma mesinha em que os três pudessem comer juntos, no mesmo horário e mesmo lugar. A idéia por trás disso era que uma pessoa poderia dar conta da tarefa. Interessante notar agora que sempre fiz um esforço para juntar os 3, deixá-los sempre juntos. Eu os colocava juntos num dos berços, sentados em roda e agora queria juntá-los para comer. Depois ainda viriam mais coisas juntos: banhos, brincadeiras, tudo.

Bom, minha terapeuta me deu uma dica preciosa. Quer dizer, sei que alguém me deu a dica, não me lembro exatamente quem. Recentemente entrei em contato com ela, depois de 2 anos. Ela está na Itália, na região da Puglia, vivendo próximo a Bari. Ao conversar com ela, me veio a sensação de que teria sido ela a me dar a idéia. Falando sobre a tal mesinha, ela comentou comigo que em Cuba as creches usavam uma mesinha quadrada, baixa, em que se sentavam 3 crianças e a monitora, ou professora, cuidadora, não sei.

Então, comecei a pensar na possibilidade de fazer uma dessas mesinhas pros trigêmeos. E também as cadeirinhas. Eles tinha que ficar firmes nas cadeiras, já viu criança quando ainda não sabe sentar direito, cai pro lado, escorrega pra baixo da mesa, essas coisas. Então imaginei uma mesinha que fosse tipo um cadeirão, em que eles sentassem e ficassem encaixados, sem perigo de cair e escorregar.

A mesa era quadrada e em 3 dos seus lados tinha um corte em semicírculo pra encaixar a criança. O quarto lado era reto, onde ficaria quem fosse cuidar do trio. A cadeirinha tinha braços dos lados e, ao invés daquelas correias no meio das pernas que existem nos cadeirões tradicionais, coloquei uma espécie de trava pra que eles não sumissem de repente por debaixo da mesa. Fiz um desenho meio na perna mesmo [projeto pra gente mesmo é meio desse jeito], fui numa loja comprar o MDF, fui a uma marcenaria pra cortar as peças nas medidas certas, comprei os parafusos e eu mesmo montei a tal mesinha. Depois pintamos e envernizamos. Uma vantagem foi que pensei na possibilidade de desmontá-la para poder levar pra outros lugares. E nas férias levamos pra praia, o que foi muito legal.

E não é que funcionou super bem! eles pareciam gostar do novo lugar que tinham ganho. Pra dar a comida era perfeito. Era um pouco baixa, mas a idéia era que quem cuidasse deles se sentasse no chão. Agora tínhamos um lugar exclusivo pra bagunça das refeições. Eles podiam sujar tudo a vontade, babar pra valer, fazer todas as experiências gastronômicas [e outras nem tanto] que tivessem vontade. E também era ótimo deixá-los ali por um tempo, sentados, brincando. Talvez o mais legal de tudo era que eles sabiam que aquilo era deles, que era território deles e que seria principalmente para o ritual das refeições.

Usamos a mesinha por bastante tempo, acho que por uns 2 anos e meio. Todo mundo achava a idéia ótima. Alguns diziam que eu deveria fazer um projeto pras creches da cidade, patentear a coisa, montar algumas pra vender. As idéias não eram de todo más, mas acabei não fazendo nada disso. Recentemente, fiz um desenho mais definido a pedido de uma outra mãe de trigêmeos. Só pedi a ela que me desse crédito pelo projeto. Aliás, pela releitura da mesinha do Fidel que, de fato, nunca cheguei a ver.

10 comentários:

K disse...

Nossa! Ficou linda a mesinha, linda e funcional. Nada como ter talento... e eu engrosso o coro dos que diziam que você deve patentear o projeto. Pense em quantas pessoas poderiam ser ajudadas.

Beijo,

K.

O Lacombe disse...

Oi K.
quem sabe ainda faco isso...
beijao

sylribeiro disse...

ficou muito bacana mesmo, e ainda poderiam caber 4.
a ideia de patentear é boa, e vender o projeto tambem: ja pensou na tokstok?
eles andam investindo em desenho.

o movel ainda poderia ter junto como extra, formatado em minibook, suas dicas de bem viver em familia com os lindos tri.
fica a dica.
abs

O Lacombe disse...

Syl,
adorei as ideias. Quem savbe retomo o projeto e tento emplaca-lo! A ideia do mini book eh otima. Valeu!!
Beijos

Anônimo disse...

Oi Octávio...me lembrei de quando descobrimos que fizemos o pré primário, juntos na mesma escola, justamente comentando o desenho das mesinhas durante uma banca na faculdade...acho que eles tbém vão guardar isso para sempre!

O Lacombe disse...

E ai Mario,
essa mesinha do pre eh inesquecivel. Lembro que no lanche tinha goiabada...demais! O dia em que descobrimos isso tambem foi engrracado. Depois daquela mesinha, fiz uma outra, maior, com gavetas, pra desenhar. Adivinha quem tem a gaveta mais cheia?
Grande abraco

Marina disse...

Fantástico!!!
Acho que se aqui em casa a gente emendar no segundo, como estamos querendo, vou providenciar uma mesinha dessa!
rsss
Deve funcionar tb pra crianças com pouca diferença de idade!
Adorei, Octávio!

Thaís Rosa disse...

incrível essa mesinha! e, como aqui é casa de arquiteto (eu e maridón), vou correndo mostrar pra ele, quem sabe ele se anima de por a mão na massa!!
se um dia rolar eu venho aqui contar e posto lá no blog, com os devidos créditos!
ótima idéia!!!! coisa de arquiteto. rá!

Márcia Haydée disse...

Oi de novo. Você deveria patentear sim, aposto que daria super certo. A idéia é genial. Sou Pedagoga e com 15 anos de profissão eu tenho total certeza que as escolas seriam beneficiadas e as crianças principalmente. Vai fundo, não deixa de tentar não! Abraços.

gabriela disse...

octavio leio sempre o teu bog e adooooro o modo que vcs ensinam e brincam com as crianças . a forma simples...
adorei esta mesinha e queria uma pra mim!!! como eu faço?? vc deveria patentear sim!! estava lendo um outro blog e vi que vc preseteou o lucio com esta mesinha! que inveja...inveja do bem claro!!
bjs e parbens pela familia
estou torcendo par que de tudo certo com a mudança
gabriela