junho 12, 2008

Crescendo

[Laura, Mario e Diogo (deitado)]

Criança muda todo dia. A cada dia uma pequena coisa se acrescenta ao seu repertório de habilidades. Aqui em casa, com os trigêmeos, nos tínhamos como comparar o desenvolvimento de cada um, fazendo um esforço, claro, pra não fazer comparações negativas ou que privilegiassem um ou outro.

Contudo, era inevitável perceber que a Laura partia na frente em quase todas as coisas. Ela já nasceu na frente dos meninos, apesar de ser a ultima a sair da barriga. O tal do Capurro dela foi muito melhor que o dos meninos, ou seja, ela tinha uma idade gestacional mais madura, nasceu maior e mais pesada.

Quando foi a vez de rolar ela rolou primeiro, depois foi ficar de bruços e levantar a cabeça, e ela também foi pioneira. Na hora de sentar, ela sentou primeiro. Quando chegou a hora de ficar em pé segurando em alguma coisa, ela ficou primeiro. Na hora de engatinhar, ela saiu na frente dos meninos. E quando foi a vez de sair andando, ela também foi a líder. Sim, porque os meninos ficavam olhando as proezas da irmãzinha e saíam correndo atrás do prejuízo. Quer dizer, correndo é modo de dizer. Era engraçado ver a cara deles olhando a Laura fazendo as coisas. Ficavam meio espantados, curiosos e faziam cara de quem diz ‘como é que ela faz isso?’

Depois de poucos dias, o Mario, sempre muito observador, estava fazendo a mesma coisa que a Laura. A única coisa que o Mario fez primeiro foi conversar. Era conversador e adorava ficar no tatibitati com a vovó Maria. Por incrível que pareça a Laura era mais calada. Então o Diogo ficava olhando os dois sentados ou engatinhando ou andando e ficava bravo por que ainda não conseguia. Era uma graça vê-lo querendo se superar e se juntar aos irmãos. Ele protestava, fazia cara de muxoxo, ficava chateado. Mas o Diogo fez duas coisas antes dos outros dois. Uma foi segurar a mamadeira sozinho. Incrível como ele adora líquidos, sucos, leites e afins, até hoje. A outra coisa foi bater palmas. E ele adorava fazer isso. Ainda hoje ele demonstra habilidades manuais.

[Mario, Laura e Diogo batendo palma]

Quando o Diogo conseguiu andar foi uma farra. Nunca o tínhamos visto tão contente antes. Ele ficou eufórico, batia palmas, dava gargalhadas, queria sair correndo. Foi muito legal. Engraçado isso, de repente, depois de um tempo, ele saía fazendo as coisas. E acho que andar demorou uns quatro meses até que ele resolvesse que estava pronto pra sair andando.

Com os 3 andando, já viu, né! Pernas pra que te quero. E coluna! Por que, sabe como é, tem que segurar a mãozinha e ficar de lá pra cá com eles at’e acabar a pilha. Mas, sobrevivemos. E bem...

2 comentários:

K disse...

Ai que bagunça!!! E, diz uma coisa, sabe aquelas gracinhas que crianças costumam fazer? Tipo "namora o tio" ou "manda beijo", eles faziam as mesmas ou cada um tinha a sua?

Beijo,

K.

O Lacombe disse...

K, bagunca danada! Acho que els faziam as mesmas, sei la, criancas sao todas iguais, ne?!
A grande graca deles era e ainda eh serem 3 e fazerem as coisas em serie, hahaha.
beijao