outubro 14, 2009

com a porta na cara

depois de um feriado super movimentado, com primos mil na maior algazarra, os trigêmeos destruídos, moídos, chega a terça-feira, inicio tardio da semana. Acordo cedo, como de costume, arrumo tudo pra levá-los pra escola. Vou chamá-los, eles levantam, se aprontam, escovam os dentes, vestem o uniforme, tomam café da manhã. Descemos até a garagem, pegamos o carro e vamos até a escola, coisa de 7 minutos, depende do trânsito.

No caminho, dou carona pra Rose, uma das auxiliares do ensino fundamental. Conversa vai, conversa vem, ela diz que os professores estão em Portugal, num congresso [eu penso logo no investimento que a escola faz nos professores, que sensacional]. E quem vai dar aula, Rose? Aula, não vai ter aula. Como?

Chegamos lá, a escola vazia, uma ou outra criança. Vejo o carro de uns amigos nossos parado no estacionamento. Provavelmente o mesmo problema. Tínhamos que ter optado por deixar as crianças na escola nessa semana. A escola mandou uma circular, com tanta coisa junto, opções de Progresso completo [o período integral opcional] que eu achei que não era comigo, que estavam querendo me vender o tal completo.

Resultado: eles não tem aulas esta semana. Vão ficar em casa. É a tal da semana do saco cheio. Que loucura! Essa coisa que começou nas universidades tomou conta da educação no país inteiro, eu acho. Até aceitaria se nosso sistema de educação fosse uma maravilha, mas não é, pelo contrario, comparando com outros paises, é fraquíssimo. E depois da gripe suína, mesmo com o Progresso em casa, achei que isso não aconteceria. Acho de tremendo mau gosto, se quer saber. Até o nome é de mau gosto. E essa semana sem aulas, a escola desconta da mensalidade? Posso ficar de saco cheio de pagar a escola e ficar uma semana sem pagar?

Enfim, eles ficaram decepcionados. E estão em casa!

5 comentários:

Glória disse...

Também acho um absurdo essa semana sem aulas. Isso era coisa só do curso de Direito no início. O nome é de extremo mal gosto, e vai contra o benefício da procura gostosa pelo conhecimento = escola.
Não, você não pode ficar de saco cheio de pagar a escola. Proponha colocar em votação aos pais se há interesse nisso,se concordam, ou se temos que engolir garganta abaixo essa decisão da escola...
Tremendo sapo.

Hei, para mim não seria nada mal essa opção de tempo integral na escola, como na Europa. Mas o preço deve triplicar..., e é preciso saber se é mesmo eficiente.

Boa semana para vocês...

Letícia Volponi disse...

Semana do saco cheio no ensino infantil só pode ser piada mesmo. Mesmo nas universidades eu acho um absurdo. Na escola da Laura eles estão fazendo a semana da criança. Ontem teve festa do pijama, hoje baile de primavera, amanhã festa à fantasia...

Paloma Varón disse...

Posso falar? Eu fiquei chocada em conhecer as Semanas (no plural, porque são várias ao longo do ano)do Saco Cheio, quando cheguei a São Paulo. Sou de Salvador é lá não tem (ou não tinha, nem sei mais) isso não. Depois dizem que baiano que é preguiçoso, que vive em feriados etc.

Val. disse...

God! Será que era so eu que não gostava tanto assim de ir a escola?Ficar em casa sem ter que ir a escola era um sonho pra mim.
Mas hoje fiquei triste com o fato da faculdade ter parado completamente, ate a biblioteca.

Parabéns pelo blog. Já me tornei uma fã.

Anônimo disse...

estenderam até para as séries iniciais? aí é demais né, os pais tem mais é que exigir desconto na mensalidade. um absurdo, mesmo
bjs
madoka