outubro 05, 2009

outubro

Esse mês tem o dia das crianças. Acho que essa é uma daquelas invenções super bem sucedidas par aumentar as vendas e o consumo. Não gosto muito da idéia do dia das crianças. Gostaria que fosse o mês das crianças, dedicado a estimular a educação básica para todas as idades. Quando se trata das crianças, essa é a maior carência que enfrentam no Brasil. Sim porque alimentação, saneamento básico, saúde enfim e moradia são problemas que afetam a todas as idades.

Mas se a educação não começar nas primeiras idades, aí fica bem mais difícil educar. Não basta que a educação seja um direito das crianças, tem que ser uma obrigação do estado. E não basta apenas cumprir com a obrigação, é preciso que se ofereça educação de qualidade. Impressiona a baixa qualidade oferecida pelo estado. Também impressiona no Brasil o fato das escolas serem em apenas meio período. Num país pobre como o nosso em que os pais tem que trabalhar, o lógico seria que as crianças ficassem na escola o dia todo, recebem alimentação adequada, o básico.

O mês de outubro deveria ser o mês da educação para as crianças.

E também tem o dia do Saci, 31 de outubro. Infelizmente o Saci foi engolido pelas bruxas da tradição anglo-saxônica que invadiram sua praia folclórica e tomaram seu lugar.

[Fiz um post sobre o Saci no ano passado. Na ocasião disse que precisava de um livro sobre os mitos e lendas brasileiras. Não encontrei o tal livro. Mas pelo menos os tri já sabem quem é o Saci. Preciso me render ao Monteiro Lobato, de quem nunca fui leitor, por apresentar a eles o Saci através do Sitio do Picapau Amarelo, que passa na TV Futura. Pelos menos eles adoram o Saci!]

4 comentários:

Anônimo disse...

tudo poderia ser diferente no brasil, não é? basta querer, porque dinheiro o país tem e muito muito, é o que não falta.
mas cadê gente séria pra administrar, fiscalizar? só de pensar dá um desalento, um tanto.
em sp a idéia de uma escola que funcionasse em período integral até começaram a ser construídas e de fato, algumas estão em funcionamento, mas muda-se a gestão, e não dão continuidade. É isso que ´mata´ tudo. não se tem um projeto nacional, pensando no macro. é um desperdício, não se tem seriedade, e outra, a gente fica desacreditando das instituições como um todo.
bjs
madoka

Thaís Rosa disse...

e viva o saci! a festa do saci de são luís do paraitinga é uma delícia. e tem a saciata, que é um barato: uma passeata com todos pulando de um pé só ao som de pífanos. Já foram com as crianças? vale a visita (pelo menos valia).
beijo, e concordo plenamente com o mês da educação para as crianças. campanha lançada.

Anônimo disse...

Viva o Saci!! Nasci no dia do Saci??
Que bacana... juro que não sabia disso! Taí! O Blog dos Tri também é cultura!! rsrsrs...
Em breve chegarão cartinhas de Belém para os Tri...só não sei se~serão entregues pelas corujas! Tenho certeza que seria bem mais rápida a entrega! :)
Um abraço. Octavio!!!!

Glória disse...

Por que será que não gosto do Saci ? Vejo graça nenhuma nele.
Li aos 10 anos a coleção inteira do Monteiro Lobato. Foi fascinante...
Criei um mundo de incríveis personagens e aventuras na minha cabeça. Mas o Saci não conquistou minha simpatia...