outubro 30, 2009

salve geral na telona

Ontem a noite fui assistir a ‘Salve Geral’, de Sergio Rezende. Gostei do filme, mas não sei se a ponto de concordar com sua indicação para concorrer a uma vaga para concorrer ao Oscar representando o Brasil. Não tenho termos de comparação com outros filmes nacionais, já que não tenho ido ao cinema com a freqüência de que gostaria.

O filme é bom, muito bem feito. O trabalho dos atores é primoroso, suscinto e objetivo, porem riquíssimo, no ponto. Andréa Beltrão tem uma atuação contida, exigência do próprio papel, de mãe derrotada pelas circunstâncias da vida. Denise Weiberg, a Ruiva, é a personificação da bandida, da mulher que vive enfronhada no crime, que conhece meandros da vida que a própria vida desconfia existirem.

O filme foi rodado em Campinas, São Paulo, Rio e Paulínia. Consegui reconhecer algumas cenas feitas no centro de Campinas. Em outras percebi um ar dos bairros e da periferia da cidade.

A violência nos presídios, a barbárie do PCC e da própria polícia nos ataques e confrontos ocorridos em São Paulo há anos atrás gera uma certa angústia. Não pelos fatos em si mostrados pelas cenas rodadas com maestria, mas pela situação que nos faz pensar ser a mesma desde sempre. Será que nada muda nesse país. O filme não poderia ser mais atual e talvez aí sua escolha para concorrer a uma estatueta seja acerto na mosca.

No mais a abertura é maravilhosa. São cerca de 60 segundos de cenas mostrando um piano sendo içado por fora de um prédio com arquitetura dos anos 60. Quem não viu o filme, vale a pena ver só pela abertura. Afinal o prédio é o velho Ceres, que saiu lindo na foto! E se o filme entrar na disputa de melhor filme estrangeiro, o Ceres vai rodar o mundo!

2 comentários:

Glória disse...

Querido Octávio,
é possível que eu acabe por não assistir a esse filme... mesmo que curiosa para ver o Ceres na telona...
Resolvi há um mês, mais ou menos, não assistir mais a nenhum jornal. Eu ficava tão desestimulada, revoltada, triste, preocupada...
Mergulhei nos livros. Estou com Caim (o lançamento "do meu amor" Sr. José Saramago), e "O Amor do Espírito" de Bert Hellinger, já terminei "O Clube do Filme" (indicado por você, muito obrigada), e
" Veronika decide morrer", (sobre esse livro nos falaremos pessoalmente).
Aliás, você está sabendo da "Esritaria 2009" que está acontecendo na cidade de Penafiel, norte de Portugal, homenageando Saramago ? Parece um sonho essa feira literária estar acontecendo... Lamento estar tão longe de mim !

Ju disse...

Aqui onde eu moro ainda não está passando... não sou fã de filmes sobre violência, mas vou tentar assistir só pra ver a abertura :). A "academia" não costuma premiar filmes desse tipo, se ele conseguir a vaga pra concorrer ao Oscar, acho que não leva :/.