fevereiro 21, 2010

tipis

As criancas comecaram as aulas na quarta. Na quinta ja tiveram uma 'field trip', os nossos estudos do meio. Era um passeio ao Glenbow Museum para visitar o acervo sobre os indios Blackfoot, os pés-pretos que viviam aqui quando os europeus chegaram. Eles se chamavam pés-pretos porque só usavam sapatos em ocasioes especiais, festas, comemoracaoes e os indios de outras tribos quando os encontravam, viam as plantas dos pes sujas, pretas e os apelidaram de blackfoot. JA imaginou nao usar sapatos com menos 5, menos 10, menos 15 graus?

Bom, varios pais acompanharam o passeio e o diretor achou que seria bom que um de nos, Bia ou eu, fossemos coos 3. Como eu sou mais de museus, fui. Varios pais e maes foram acompanhando. E adorei. Fomos de onibus escolar, o museu é lindo e as criancas adoraram. Ficaram atentas a tudo e eu fuoi traduzindo tudo o que a monitora falava pra que eles entedessem. E entenderam. E adoraram.

Na sexta-feira a aula é de manha. E na saida e auxiliar Mrs Hunt me disse que eles aproveitaram um monte e ate falaram umas palavras em ingles. E a tarde a Laura fez algumas tipis, que sao as casas de indios por aqui. Vai vendo...

6 comentários:

Paloma Varón disse...

Das duas uma: ou os blackfoot tinham um óleo, uma fórmula milagrosa (e preta) que protegia os pés do frio ou os pés deles estavam gangrenados mesmo!

Márcia disse...

eles serão alfabetizados e apredenderão a história do Canada. Você irá ensina-los a história do Brasil e da América Latina, já pensou nisso?

Jussara disse...

Que gracinha, ela leva jeito com trabalhos manuais.
Interessante a história do nome dos índios Blackfoot.
Confesso que não sou fã de museus. Até vou a alguns quando estou numa cidade que tem museu, mas não é com muito gosto, não. :D

Letícia Volponi disse...

cara, é muito legal acompanhar essa adaptação das crianças a uma outra cultura, outro idioma. To adorando...

Letícia Volponi disse...

Ah, olha que curioso. Logo depois de ler os posts, achei esse tutorial para as tipis... http://minhacasameumundo.blogspot.com/2010/02/tutoriais-e-o-urtigao.html

Daniela C. Silva Moris disse...

Oi Octávio e Bia, tudo bem com vocês? Que saudades!!!!

Estava hoje com muitas saudades do tempo do Sleep Inn e foi quando me lembrei que amanhã é aniversário da Bia e lembrei do blog, que confesso fazia muito tempo que eu não entrava. Agora vou entrar sempre. Fiquei muito feliz sabendo que vocês estão super bem. Um beijo gigante para vocês. Peguei o novo e-mail da Bia com a Sônia do SIG e amanhã escreverei para ela.

Bjs, Dani