setembro 05, 2008

Alcançando seus sonhos de infância – Randy Pausch

Bia voltou de uma dessas convenções que ela tem na companhia onde trabalha falando de um livro. Alguém estava lendo e bastante bem impressionada para fazer comentários que cativaram sua atenção. Fiquei curioso e uma passada no Google procurando pelo nome do livro me levou a resultados muito interessantes.

O livro se chama “The Last Lecture” [A lição final, em português, ed. Agir]. Seu autor, um professor da Carnegie Mellon University chamado Randy Pausch. Eu me identifiquei muito com Randy. Professor universitário, 40 e poucos anos, teve 3 filhos quando já mais maduro, um cara de princípios e convicções, sua maneira de enfrentar a vida com alto astral, enfrentando uma situação inesperada.

O livro é baseado na palestra [Randy Pausch's Last Lecture] que Randy proferiu ao ser convidado para a série de palestras da CMU chamado The Last Lecture que consiste em chamar professores para darem uma palestra como se fosse a última: se você tivesse que dar uma palestra que fosse a última, que coisas gostaria de dizer? Bela hipótese para refletir e provocar pessoas interessantes a falarem sobre coisas significativas [Isso é tão comum nas universidades dos EUA, mas tão raro de acontecer nas universidades brasileiras...].

A diferença é que Randy Pausch realmente daria sua última palestra: ele tinha um câncer no pâncreas em fase terminal. Sim, ele tinha, porque Randy faleceu em 25 de julho de 2008. 100% dos casos desse câncer são fatais, 75% em um ano.

O título de sua última palestra é: “Really Achieving Your Childhood Dreams” [Alcançando de fato seus sonhos de infância, em português]. Na verdade, é uma palestra para os filhos de Randy. E mais uma vez me identifiquei com ele porque sua preocupação com os filhos era maior que tudo. Como eles ficariam sem o pai? Admiro Randy porque ele foi muito hábil ao tratar o problema. Primeiro, deixou registrado um pouco de si próprio para os filhos e, segundo, conseguiu, talvez, garantir um pouco de conforto financeiro para eles ao transformar sua história num grande best seller.

Sua palestra está na web, no You Tube, mas é longa, mais de 1h e 15minutos. Fiquei emocionado ao assisti-la. Eu recomendo assistir. Fez com que eu o admirasse como pai. Fez com que eu repensasse uma serie de coisas sobre minha condição de pai. Depois disso, Bia me deu o livro como presente de dia dos pais. O livro pode estar classificado como livro de auto-ajuda. Não sou muito de ler esse tipo de livro e posso garantir que o livro do Randy Pausch não é de auto-ajuda. Pode até ser, mas eu no o considero assim, não. É um livro sobre a vida mesmo. E faz pensar um bocado. Ele deixou uma grande lição.

Nenhum comentário: