setembro 04, 2008

Haloween??? Cadê o Saci que tava aqui???

Não entendo muito como essa festa do Haloween pegou no Brasil. Não tem nada a ver com a gente. É americanização de mais pra minha cabeça. Pensei em dizer globalização, mas só se for a globalização da cultura americana. Afinal, quantas festas existem pelos países afora que não pegaram no Brasil e a gente nem ao menos tem conhecimento. Mas não adianta ser contra porque a corrente é forte. Até a escola incentiva isso em detrimento do folclore brasileiro. Será que pegou por causa do trick or treat ? Mas isso se aplicaria tão bem às traquinagens do Saci...

O que eu queria saber mesmo é cadê o Saci-Pererê? Cadê o Curupira? E o Boitatá? A Cuca? O Lobisomem? Nada contra a festa do dia das bruxas, do Haloweeen, mas não seria legal ter uma festa pra criançada baseada nos nossos mitos e lendas, mais com a nossa cara?

Os trigêmeos já falam no Haloween mas não falam nem no Saci...eu fico triste com isso. Precisamos urgente de um livro com essas estórias!

Existe o dia do Saci-Pererê, 31 de outubro, sabia?

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente seria o máximo e bem mais interessantese se tivesse uma festa assim pras crianças, baseada nos mitos e lendas do nosso Brasil!

b-jos no trio!

Elaine Bittencourt disse...

Nao fazia a minima ideia que agora celebram haloween no Brasil. O dia do saci-perere e' o dia que celebram o haloween aqui.