abril 20, 2010

cervejas

Essa é pros meus amigos que curtem uma cervejinha. Aqui tem cerveja, muita cerveja. E cerveja da boa, do mundo todo e pra todos os gostos. Gosta de uma boa pilsen? Tem. Gosta de uma stout? Tem. Gosta de uma ale? Tem. E tem mais.

Confesso que estava meio cansado de tomar a cerveja brasileira, a Skol, a Brahma. Achava sem grace, sem gosto e me dava uma dor de cabeça danada. Lembro de um artigo do físico Rogério Cerqueira Leite falando da péssima qualidade da nossa cerveja. Já no Brasil eu preferia encontrar cervejas um pouco mais encorpadas, com sabor mais acentuado e tal. Mas a variedade era pequena e o preço bem salgado.

Todas as vezes que vou comprar cerveja aqui, talvez uma vez por semana, talvez menos até, gasto meia hora, mesmo que eu saiba o que vou comprar. As liquor stores tem uma sala refrigerada onde ficam as cervejas, algumas são bem grandinhas e com centenas de cervejas diferentes. Então fico lá, olhando o que tem, comparando preços. Normalmente saio de lá quando estou ficando gelado e antes de congelar pego a cerveja que quero e saio.

O Canada tem boas cervejas. Eu gostava da Sleeman mas parece que foi comprada por uma das grandes cervejarias multinacionais então desisti dela porque quando isso acontece a qualidade vai pro espaço. Calgary tem 2 cervejarias muito boas, a Wild Rose e a Big Rock. As duas são ótimas e cada uma tem cerca de 8 ou 10 variedades. Eu tenho tomado a traditional ale da Big Rock. Encorpada, saborosa, uma english brown ale excelente.

As vezes compro um 8 pack que a Big Rock tem com 4 variedades diferentes, legal pra variar o paladar e tomar a 2. A pilsen é boa, a honey brown é boa, a warthog é boa, a grasshopper [trigo] é boa, todas boas. Agora no verão vou experimentar a lime, uma light pilsen com toques de limão. Vamos ver. Acho que, por enquanto, posso dizer que minha cerveja é a Big Rock.Uma pequena nota sobre vinhos. A variedade de vinhos também é gigante. E os preços bem mais acessíveis. No Brasil tomávamos vinhos pelo preço, entre $18 e $25 para uso interno, de $30 a $40 em ocasiões especiais. Aqui encontramos vinhos excelentes por preços muito convidativos. As vezes os liquors têm ofertas de bons vinhos em torno de $8 ou $10. Um amigo nos apresentou um vinho da California espetacular por esse preço. Mas o vinho de $18 a $25 aqui é o vinho de $80 a $100 no Brasil. Ou seja, aqui tomamos mais vinho, muito melhores do que antes e menos cerveja mas tambem muito melhores.

Nenhum comentário: