abril 11, 2010

cozinhando sem pressa

Desde que fomos comer pizza na casa dos vizinhos, Bia estava querendo comprar uma dessas panelas elétricas de ‘slow cooking’. Sheila, nossa vizinha e o Colin, o vizinho mais jovem, haviam preparado na panela de ‘slow cooking’ uma costela de porco ao molho barbecue que desmanchava de tão tenra. Bia então procurou e achou uma pequena e barata [$18! Dá pra acreditar?].

Um dia no mercado comprei uma costela de porco, 6 ripas, mas que vinha com um belo pedaço do lombo, coisa de 1 quilo e meio de carne. Ontem, antes de sairmos pra buscar a cômoda [combinamos de chegar na casa da moça as 10 da manhã, então saímos as 9 pra dar tempo de encher o tanque e pegar dinheiro no caixa eletrônico] preparei a carne e pus a panela pra funcionar pela primeira vez.

Fiz tudo bem simples. Um quilo e meio de costela e lombo, 1 cebola cortada em quartos, 2 dentes de alho descascados e inteiros, 1 tomate sem semente e cortado em quartos, 1 cenoura pequena cortada em rodelas, 2 colheres de azeite, 1 cálice pequeno de vinho tinto, sal e pimenta do reino a gosto, um ramo de alecrim e um ramo de tomilho. Arrumei tudo na panela [que é uma peça de porcelana], tampei e liguei no ‘slow’. O recomendado é deixar cozinhando por umas 8 horas. Ok.

Saímos, voltamos, almoçamos, fizemos um monte coisas e lá pelas 5 e meia da tarde, quase 10 horas depois, resolvemos jantar. E a carne estava uma delícia, tenra, saborosa, toda solta do osso, com um caldo maravilhoso. Não preciso dizer que todos adoraram e se regalaram. Lembramos do Gui, meu cunhado, que gosta de cozinhar e do meu sogro, Vitório, que também gosta dessas coisas que facilitam a vida na cozinha. Agora vamos usar a panela sempre. A próxima receita vai ser um frango inteiro, vamos ver.

10 comentários:

sylribeiro disse...

oi octavio e familia,
uma das coisas mais prazeirosas de acompanhar os blogs é ver novas materias daqueles que nos tornamos fãs.

é incrivel acompanhar a trajetoria de tantos anos, as mudanças, as decisões e a coragem de tomá-las e por em prática.
mesmo longe, parece que tudo acontece aqui do lado.

quero transmitir uma palavra de agradecimento, no meio de tantas mudanças voces ainda encontram tempo para partilhar as experiencias.

seu blog tem sido um dos mais legais que conheço, acho esta familia unida tudo de bom!
muito bacana!
abraços.

Ju disse...

Hum, não como carne de porco desde criança , nunca gostei... mas pra quem gosta, parece que estava mesmo bom.
Muito legal a panela. Aqui só conheço as panelas elétricas de arroz, mas quem precisa de uma panela para arroz? Algo que cozinha tão rápido, sei lá.


Legal as fotos novas das crianças no slide. Idade nova, país novo, fotos novas. Apesar de que eu adorava as antigas, os meninos principalmente, estão lindos nelas (e os cabelos cortados em pastinha eram um arraso, rs).

Anônimo disse...

Jussara, eu preciso da panela de arroz viu! É prática, e outra, aqui no nosso fogão, eu nunca acertava o arroz, sempre queimava. E o arroz tá sempre quentinho, sei lá eu gosto, rs.
Os brasileiros que moram aqui, usam a panela de arroz pra fazer de tudo, vai ver dá até pra cozinhar um quilo de costela também, eu nunca experimentei pra outras coisas.
Gostei porque é feita de porcelana!
abração
madoka

Lu disse...

nao como porco, mas q me deu fome, ah deu! :-)
Curtindo muito, cada progresso e aventura de vcs!

Ju disse...

Oi, Madoka,
Não é à toa então que a panela se chama "panela elétrica japonesa", né? rs. E pelo jeito os brasileiros pegaram gosto? Ah, que bom que ela é prática pra vc, deve quebrar um galho, então. Pra mim não serviria pq eu como arroz integral e o cozinho na panela de pressão, por ele ser mais duro; então é rapidinho, não tem como errar. Já o arroz branco, confesso que não sei fazer :D. Talvez dê pra cozinhar legumes tb, será?
Abraços.

Unknown disse...

Olá Octávio. Bem eu venho lendo o seu blog talvez a 2 semanas, tive o prazer de ler ele todinho, de ponta a ponta, e nossa que esperiencia fantástica . Eu morro de rir com os Trigêmeos, cada um com sua personalidade marcante. Gostaria muito de conhecer todos vocês. Ao ir lendo nos tornamos intimos da sua vida com eles e isso é muito legal mesmo. Felizmente e infelizmente, vocês mudaram de país e agora as chances foram reduzidas quase 100%, mas mesmo assim, fico feliz em somente acompanhar por aqui. Desejo muitas felicidades para você, seus lindos filhos e sua esposa. Um grande abraço.


obs: encontrei o blog por acaso. Eu estou me preparando para cursar medicina, e especializar em obstetrícia, e eu tenho verdadeira paixão por gravidez de multiplos, procurando sobre o assunto, apareceu você :) e foi muito bom! Até a próxima!

Jane disse...

Parece deliciosa... me deu água na boca de ver...

Claudia disse...

Oi Octávio! Que máximo essa panela elétrica, nunca tinha visto nada igual, aqui no Brasil não tem disso não, né?
Ando sumida dos comentários, mas nunca deixo de dar uma espiada nas aventuras desse trio fofo!
Abraços!

Sonia disse...

Olá Octavio, encontrei seu blog pois estava procurando algo sobre trigemeos....Sou tritia....os meus sobrinhos sáo 3 meninos....lindos de 3 aninhos...
COINCIDENCIAS???
Eles também nasceram no dia 30 de março! Em Campinas! ....
E eu tenho 1 filho que nasceu em 2004, portanto tem 5 anos tambem...
QUER MAIS?
Eu moro em Campinas sou ARQUITETA...formada na Puc...e aí olhando na foto lembrei de voce da faculdade!....
BOM COMO NADA ACONTECE POR ACASO...fiquei muito feliz por voces e espero continuar nos comunicando!
Parabens peo blog e pelos TRI...
Sonia

Cecilia Brandao disse...

Fiquei com vontade de sair correndo agora e comprar a panela e a costela. A Amanda ate se mexeu aqui na barriga!! rsrs Parece que ficou mesmo uma delicia. Agora, ca pra nos, com todos estes temperos vc falou que fez "coisa simples", imagine soh qdo caprichar!! rs

Olha, to passando para pedir desculpas por nao poder ter ficado com voces no parque. Oh semaninha essa viu.. ainda bem que ela acaba hoje... O Ma esta melhorzinho, mas esta com diarrei. Aqui eles chamam isso de stomach flu e infelizmente eh bem comum...

beijo pra voces e ate a proxima!!

Ceci, Antonio, Ma e Amanda