maio 28, 2009

berço

É comum ouvir a expressão nascido em berço de ouro. Aliás, acho que era mais comum do que hoje em dia, talvez por que ouro é commodity cara ou por falta de berço mesmo. Fulana tem berço, Sicrano nasceu em berço de ouro, até o berço esplêndido está em nosso hino. Esses berços significam que tal pessoa tem ou teve tudo na vida, é um privilegiado.

Eu sempre digo uma mesma frase quando se trata de falar de educação: educação começa no berço. E isso significa que é preciso educar as crianças desde o momento em que nascem. Sim, os bebes aprendem desde os primeiros dias. Aprendem a dormir, a mamar, a ouvir. Depois aprendem a comer, a segurar, a sentar e assim por diante. Bebes têm que ser orientados, educados para que façam as coisas da melhor maneira possível. É desde então que aprendem a conviver em sociedade. Esse berço é muito mais que um móvel que abriga a criança.

Voltando ao berço de ouro, esplêndido, esse não tem serventia nenhuma. Por mais que se tenha, por mais que se dê coisas materiais a uma criança, não significa que ela será bem educada. Na maior parte das vezes, muito pelo contrário. Ela pode ter tudo, mas não será tudo. Mais importante que ter é ser. Parece um conceito tão antiquado, mas é ainda verdadeiro.

Educação que vem do berço permite dizer que alguém sim tem berço.
[leia o que mais escrevi sobre educação aqui e aqui]

3 comentários:

chica disse...

Berço de ouro pode ter um pobrezinho que nem casa tem, mas tem valores, recebeu educação de seus pais...Carinho,amor, cuidados, iso é ter berço de ouro,não? abraços,chica

Soraya Wallau disse...

Nossa, ontem, eu e o Ravi, ficamos conversando sobre educação, qnd o Tutu dormiu, e a gente falou exatamente sobre as mesmas coisas q vc falou no seu post, sobre a importância de se doar ao invés de dar coisas, sobre educação e atenção. Muito bom!
Bjo grande!

Glória disse...

Como você, acredito que humildade, respeito, consciência "aprende-se" desde muito pequeno, portanto, no "berço".
Acreditando nisso, decidi que o único berço de meus filhos (foi passado de um filho para outro) seria encontrado num bazar filantrópico, do Centro Assistencial Cruz de Malta, em São Paulo (vale a pena conhecer o trabalho que fazem nesse lugar)
Assim que botei os olhos nele, já quis carregá-lo sozinha, pois não gosto de incomodar os outros, e muito menos fazer outras pessoas carregarem coisas para mim.
Sob protestos dos demais no bazar, (a gravidez já estava avançada) acabei não conseguindo carregá-lo sozinha.
Era antigo, bem diferente. De ferro. Então eu o levei num especialista em pintura automotiva, e escolhi uma cor que me agradou, um tom areia..., ficou perfeito.
Os meus filhos acham legal que o berço que os aconchegou, tenha aconchegado outros bebês antes deles.
E é mesmo através de exemplos que ensinamos nossos filhos.