maio 19, 2009

o que é isso?



O nome do filme é What is that? [O que é aquilo?, em português]. Mas eu pergunto o que é isso? Isso é o que eu sempre digo e tenho consciência. Amor de pai é incondicional. Amor de filho, não. E esse amor inclui carinho, paciência, dedicação, disponibilidade. Não importa que, como pai, ou mãe, se tenha dado tudo isso ao seu filho. Nada, nada garante que você recebera de volta aquilo de deu a seu filho. Não que o façamos para receber de volta, o amor incondicional não faz isso, não cobra, não pede. Fazemos porque essa é a força que move a relação com os filhos. Mas seria bom receber algo em troca, na velhice, isso seria.

O filme é de Constantin Pilavios, cineasta grego. Veja outros trabalhos do artista aqui. O blog dele está aqui, mas é em grego.

Foi meu amigo Nelson quem me enviou o filme. Fomos companheiros de faculdade e hoje nos vemos tão pouco por causa das dificuldades cotidianas que a vida impõe. Fiquei muito emocionado, chorei. É um belíssimo filme.

7 comentários:

Glória disse...

Querido Octávio, é mesmo tocante esse vídeo...
Mas eu conheço pais e mães que agem com seus filhos pequenos e adolescentes, como agiu esse filho com seu pai.
A chance de como adultos darmos amor, e oferecermos afeto, é muitas vezes maior se tivermos recebido na infância.
Mas hoje, infelizmente, temos mais exemplos ruins que bons, bombardendo a cabeça de nossas crianças. Outro dia assisti num canal para crianças, um episódio de uma série infanto-juvenil que me preocupou. Acontecia entre os persongens, e suas famílias, uma coisa meio perversa, diálogos e atitudes desrespeitosas, maliciosas, intriga, inveja, desafeto. E eu pensei "que droga é essa que meus filhos estão assistindo ?" (e depois seguem o exemplo?)
No seu caso, você e a Bia receberão muito carinho e atenção dos trigêmios, porque a dose de amor e comprometimento que recebem de vocês vai sobrar neles, e transbordar para todos que encontrarem pela vida, principalmente para voces dois, e para a família que cada um formará. Tenho certeza disso Octávio. Eles são abençoados por terem você.

sonia a. mascaro disse...

Fiquei emocionada!
Mas ainda bem que há um final feliz nesta história!

PS: O tema da velhice me toca particularmente em muitos aspectos. Um deles é porque tive velhos muito queridos ao meu redor, desde a minha infância. Penso que foi por isso que minha tese de doutorado (ECA - USP) foi sobre as imagens dos velhos e da velhice expressas nas páginas do jornal "O Estado de S.Paulo". É um assunto que me emociona e me mobiliza sempre. Algumas partes da minha tese estão no livro que escrevi para a Coleção Primeiros Passos, da Brasiliense, "O Que é Velhice."
Um abraço.

Eliane disse...

Oi Octávio,
fiquei emocionada. Obrigada por esse filme tão bonito. Concordo com o que a Glória escreveu, existem filhos que são maltratados pelos pais desde a tenra idade e desses não podemos esperar nada em troca. Adorei quando você falou da sua avó, era o meu ideal de avó, gostaria de ter tido uma avó assim.
Beijos, Eliane

chica disse...

Um lindo filme e tema.Eu estou já quase lá, no cabo da boa esperança,rsrs..60 nos.Mas crio um neto como filho e estou sempre envolvida com tudo novamente.Mas, de qq. modo, ainda gostaria de poder vê-lo grande e criado...abraços,]chica

Anônimo disse...

Chorei. E Constantin precisou de 4 minutos e pouco pra tudo. Tocante
abs
madoka

Alê disse...

oi, Octavio! Por coincidência recebi esse video essa semana de uma amiga.É lindo.É emcionante.Faz a gente rever nossos atos.Se estamos sendo justos com quem nos deu e nos dá amor.
Vc tem razão.A gente nunca saberá como será o futuro até q ele chegue.Mas, acredito q todo o amor que vc dá hoje a seus filhos será retribuído tanto no presente qto no futuro.Pq essa sementinha chamada AMOR q vcs plantam no coração deles é pra sempre.E quem conhece o verdadeiro sentido da palavra AMOR, sabe recebê-lo e sabe doá-lo, como que por "instinto".E pelo que vejo através do blog, AMOR tem de sobra rolando por aí....
: )
Beijos pra vcs

Fatima Cristina disse...

Olá Octávio,

Muito legal os eu post com este filme que toca num ponto tao sensível quanto esse da relacao pais-filhos e filhos-pais...
Obrigada por me dar a chance de assistir este video através do seu blog!

Abs, Fatima